Gloria Pires diz que os 60 anos são a melhor fase da sua vida: 'Foi no fundo do poço que achei força, tomei fôlego e fui'

Por Thomaz Rocha 1
07/09/2023 

Gloria: se a grafia for com acento, quer dizer “fama que uma pessoa obtém por feitos heroicos”; “pessoa ou obra famosa”; ou ainda “motivo de orgulho, de exaltação”; “grandeza, honra”. Se não for com acento... É tudo isso aí que o dicionário informa também, mas personificado. E carrega a força, antes mesmo de seu nascimento, de uma das atrizes mais respeitadas do Brasil. O nome dado a Gloria Pires foi escolhido por conta de uma homenagem à santa homônima por causa da graça alcançada pela sobrevivência de mãe e filha em uma gestação conturbada. 

Dona Elza estava com 39 anos quando sofreu um acidente e, no hospital, descobriu estar grávida. Com fratura em três vértebras, teve que ficar em repouso absoluto para manter a gravidez até o oitavo mês, quando finalmente pudesse ser feito uma cesárea. Foi assim que Gloria veio ao mundo no dia 23 de agosto de 1963, no mês de Nossa Senhora da Glória. O nascimento aconteceu na antiga Beneficência Portuguesa, no bairro da Glória, na Zona Sul do Rio. Com tantas coincidências em torno de seu nome, a vida da artista não poderia deixar de ser gloriosa. Aos 60 anos, recém-completados, a veterana revê sua trajetória sob um olhar de uma eterna aprendiz. 

 — Parece um clichê, mas me sinto realmente gloriosa porque estou em paz comigo como nunca estive em outra fase. Está sendo especial a chegada da maturidade. Me sinto bem, realizada e disponível para o novo. Está tudo ajustado dentro de mim — conta a intérprete da grande vilã do horário nobre, Irene, em “Terra e paixão”. 

A vida de Gloria percorre caminhos paralelos à história da televisão brasileira, já que a atriz apareceu pela primeira vez na telinha com apenas 8 anos, na abertura da reprise de “A pequena órfã”, em 1971. De lá pra cá, nunca mais saiu das novelas, atingindo sua grande popularidade em “Dancin’ Days”, quando tinha 15 anos. 

Ao relembrar sua adolescência, Gloria pensa em que dica daria para aquela menina de 1978, insegura, mas com muita força de vontade. — Eu seguraria a mão dela e diria: “Fica confiante que tudo vai dar certo. Não tenha tantos receios. Não sofra tanto porque tudo passa”. Naquela época, eu tinha muitos medos, ainda mais sendo mulher. Hoje, percebemos o quanto somos julgadas e pressionadas. Eu não escapei disso — afirma a atriz, que recentemente acabou virando assunto nas redes sociais por conta de cenas de sexo entre sua personagem e o amante Vinícius (Paulo Rocha) na novela das nove. 

Depois que a vilã ficou por cima do geólogo na cama, internautas repercutiram a sequência com comentários como: “Eita. Irene de volta ao seu tempo de p1r4nh4 hahahaha”: — O sexo ainda é um assunto de muito tabu. Eu achei as cenas maravilhosas! 


Na pele de mais um papel marcante, entre protagonistas amadas, megeras inesquecíveis, heroínas históricas e até irmãs gêmeas, Gloria diz que dificuldades também não faltaram: — Tive muitos momentos de baixa. Nós ficamos planejando um futuro feliz e perfeito, como se tivéssemos algum controle sobre a vida, mas isso é uma enorme ilusão. Foi no fundo do poço que eu encontrei força para voltar à tona, principalmente intimamente, por causa de muitas questões pessoais minhas. Nessas horas muito complicadas, segui adiante. Tomei fôlego e fui... 

Com mais de 50 anos de carreira, a carioca não quer se aposentar tão cedo, mas, como atriz, pensa em dar uma desacelerada. — Quero produzir coisas que me interessam e procurar viver mais para o meu prazer e para minha família. Cheguei até aqui trabalhando muito, mas esse modo contínuo de ter que entregar um resultado não é mais o que me move. Não é que eu vá parar de atuar, mas penso em dar mais valor ao meu tempo sendo mais gentil comigo — explica. 

 E se a pressão da estética é cruel com as atrizes da TV, ainda mais àquelas que cresceram diante dos olhos do público, a virginiana chegou aos 60 bem e linda, embora seja modesta ao falar de sua aparência. — Essa ideia de que a gente chega bem a uma idade porque fisicamente está bem é um pouco limitante. Cada um vai ter a sua maneira de tocar o barco. Não dá para ter um padrão. Por minha mãe ter sofrido um acidente e ter estado com a saúde sempre por um triz e meu pai ter buscado uma vida equilibrada e plena, isso ficou muito forte para mim — conta a grisalha, que usa lace em cena, complementando: — Com planejamento, eu criei um sistema em que minha saúde tem melhorado com o passar dos anos, mesmo com todas as deficiências que o corpo vai apresentando. Hoje, sou mais saudável do que era quando jovem. Isso é uma coroação do meu esforço, porque sempre fui muito dedicada e levei a sério. 


 Elogios à forma física 

 Basta a atriz postar uma foto de biquíni nas redes sociais para que os Glorioses (como ela chama seus seguidores) lotem a sua página com comentários elogiosos a sua forma física: — Vivi bastante a pressão estética na minha juventude porque eu não era tão segura de mim. Foi a idade que me fez entender que eu sou eu e ponto final. Não tenho que caber na caixinha de ninguém. Não dependo mais da aprovação do outro. 

Sem citar os procedimentos estéticos que realizou, Gloria diz que sempre os faz quando julga necessário. A maior preocupação dela nessas horas é com a qualidade dos profissionais que escolhe. Por isso, sempre busca ver os resultados de outros pacientes antes. — Meu corpo é meu instrumento de trabalho. Eu preciso dele funcionando bem. Você acha que é fácil gravar uma novela como “Terra e paixão”? A gente dorme pouco e trabalha muito. Precisa estar preparado como um atleta quando vai disputar uma olimpíada — analisa Gloria, que, pouco antes da entrevista para a Canal, havia passado no quiroprata para dar fim a dores que estava sentindo nos ombros. 

 Em sua rotina de cuidados com a beleza, usar cosméticos que não agridem o meio ambiente é uma prioridade. Essa questão fez com que a artista investisse em uma nova marca, a Bemgloria, com produtos veganos oriundos de práticas positivas e sustentáveis: — É a realização de um sonho. Há muitos anos, eu queria ter uma marca de biodegradáveis, associar o meu nome e a minha imagem a algo que fosse bom para além do meu prazer. As pessoas estão mais conscientes do ponto de vista ambiental. 



 Mamãe leoa 

Entre a artista e a empresária, Gloria diz que sua maior função sempre foi a maternidade. Mãe de Cleo, Antônia, Ana e Bento, de 40, 31, 23 e 18 anos, respectivamente, ela descobriu novas qualidades ao educá-los. — A maternidade despertou o meu feminino de uma maneira muito intuitiva e forte. Ter um bebê e criar pessoas dá um trabalhão, mas é incrível. Ser mãe me fez perceber poderes e capacidades que eu não suspeitava em mim. As quatro experiências foram fundamentais — avalia ela. 

 E, mesmo que as crias sejam maiores de idade, a mãezona sabe que a preocupação é eterna: — Ficamos apreensivos com o rumo que as relações humanas estão tomando, mas também muito confiantes na base sólida que demos pra eles. Eu mesma não tenho nenhuma expectativa para a vida de cada um, mas não quero que alguma visão exterior imponha algo aos meus filhos. A liberdade é o bem mais valioso que a gente pode ter — ressalta a artista, que há cerca de duas semanas foi criticada após um vídeo dela dando selinhos em Cleo viralizar nas redes sociais. 

Na gravação, Gloria entrega um pedaço de bolo para a primogênita, que retribui o carinho dando beijos nos lábios da mãe. — Faço isso desde que eles eram bebês. É assim: quem gosta beija, quem não gosta não beija. O Bento, por exemplo, quando fez 17 anos, falou “mãe, não quero mais que você me beije na boca”. Não sei se essa repercussão é de pessoas radicais, mas acho que é uma opinião de quem não tem com quem dividir carinho — opina. 

 Casada com Orlando Morais há 36 anos, Gloria não poupa afagos ao cantor: — Ele é mais do que meu marido e meu amante. Orlando é meu amigo, confidente, apoio e também a pessoa com quem eu posso ser eu mesmo com confiança e com LIBERDADE — diz, citando mais uma vez o que acredita ser o maior tesouro de alguém. 

Mas se Gloria já conquistou o coração de seu amado há décadas, em “Terra e paixão”, Irene tenta manter o casamento com Antônio (Tony Ramos) a todo custo. Embora seja mais uma vilã na carreira da atriz, para ela, a personagem tem gosto de novidade. — Não é uma vilã rasa, é uma mulher profunda. Eu me sinto como estivesse decolando meu primeiro Boeing. Estou com todo o meu entendimento da profissão, todo o meu autoconhecimento como artista e mulher, me entregando sem ressalvas. Estou me deliciando, mesmo com todo o cansaço. Com a idade, tenho tido dificuldade em metabolizar o estresse, conciliar o sono é complicado. Ainda assim, estou me sentindo revigorada com 50 e poucos anos de estrada! — comemora. 





Créditos: 
Texto: Thomaz Rocha 
Edição: Camilla Mota 
Fotos: Sergio Baia @sergiorbaia 
Styling: Márcia Maia @m.m.maia 
Agradecimento: Stampa Comunicação @stampa_comunicacao

Comentários