Gloria Pires aparecerá como Dra. Nise da Silveira na novela 'Além da Ilusão'


Gloria Pires retomará o papel da psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999) em Além da Ilusão. A atriz já interpretou a personalidade histórica no filme Nise: O Coração da Loucura (2015). A participação especial, cujas cenas foram gravadas na última quarta-feira (6), ocorrerá na reta final da novela das seis da Globo. 

De acordo com a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, o convite foi feito por Luiz Henrique Rios, diretor do folhetim. 

Nise da Silveira é o maior nome da reforma psiquátrica e da luta antimanicomial no Brasil. Na década de 1940, justamente o período em que o folhetim de Alessandra Poggi é ambientado, a médica lutou para introduzir tratamentos menos agressivos para pacientes psiquiátricos. 

Ela condenava práticas como a lobotomia (intervenção cirúrgica em que os médicos, com o uso de um instrumento afiado inserido por meio de orifícios no crânio, cortavam as conexões entre áreas do cérebro) e a terapia de choque com insulina (injeção com uma alta dose de insulina, ao ponto do paciente ficar desacordado). Matias (Antonio Calloni) já passou por um desses procedimentos no folhetim: a terapia eletroconvulsiva. Além de causarem sofrimento, a maior parte dos casos em que essas alternativas foram aplicadas não apresentaram melhora em um longo prazo. Nise, então, fundou uma seção no Centro Psiquiátrico do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, para que práticas mais humanitárias foram instauradas. 

Da mesma forma que Leônidas (Eriberto Leão) faz com Matias, a médica usava a arte como o principal meio de trabalho. Por meio de cartas, pinturas e músicas, os pacientes podiam se expressar a manifestar os sentimentos. 

 Como as práticas da personalidade histórica são constantemente citadas por Leônidas, tudo indica que a participação de Gloria Pires será entrelaçada ao núcleo do ex-tecelão. Ele voltará a estudar Medicina na reta final.


Nos bastidores o elenco postou foto com a Gloria:
Fontes: 
Notícias da TV 
Instagram

Comentários