Balé Folclórico da Bahia terá história eternizada em documentário dirigido por Gloria Pires: 'autêntico e duradouro'

Atriz conversou com o g1 nesta sexta-feira (18) e falou sobre a produção do longa, que deve ser lançado em 2023, em uma plataforma de streaming. 



Em 34 anos de existência, o premiado Balé Folclórico da Bahia vai ter sua história eternizada em um documentário dirigido por Glória Pires. Segundo a atriz, a ideia de fazer o longa surgiu há quase 10 anos, no ano de 2013, quando conheceu a companhia e se encantou. Em entrevista ao g1 nesta sexta-feira (18), ela deu detalhes sobre as gravações, que começaram na última segunda (14). 

"Todo mundo tem uma história [sobre o balé]. É muito bonito ver uma coisa tão autêntica e duradoura", disse. 

Desde a fundação, o Balé Folclórico da Bahia é uma companhia de dança privada focada nas danças populares baianas. Ele voltou a se apresentar em abril de 2022, após a companhia quase encerrar as suas atividades, durante a pandemia, e se manteve com a ajuda de artistas e admiradores que participaram de uma arrecadação financeira virtual.



A previsão é de que o documentário seja lançado em 2023, em uma plataforma de streaming, mas ainda não há data definida. Ao g1, Glória detalhou o que a motivou a fazer o longa sobre a companhia. 

"Me chamou atenção o fato de uma companhia de dança com aquela qualidade, com a quantidade de prêmios e todo o reconhecimento internacional, ser tão pouco conhecida no Brasil", afirmou. 

Durante o processo de gravação, a atriz disse que tem recebido uma verdadeira aula de vida com os depoimentos dos integrantes. "Eu fiz o roteiro, sempre consultando o Vavá [fundador da companhia], fiz a linha do tempo da história do balé, então o roteiro servia para me guiar... Mas os depoimentos são tão comoventes, importantes".

"Cada um aborda a relação com o balé através de um viés, um fala sobre um viés político, outro sobre a representatividade, está sendo emocionante. Cada dia terminamos [a gravação] com a sensação de que vamos ter um material muito rico", explicou.


Fonte:


Comentários