Especial 'Vale Tudo' (1988): Gloria Pires é Maria de Fátima
Resumo da personagem de Gloria Pires na novela 'Vale Tudo'.
Este post contém spoilers
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
INFORMAÇÕES GERAIS
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Novela da Globo – 20h – 204 capítulos.
Primeiro capítulo exibido dia 16 de maio de 1988
Último capitulo exibido dia 07 de janeiro de 1989
Escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères
Direção geral de Dennis Carvalho
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
PERFIL DA PERSONAGEM
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
MARIA DE FÁTIMA (Gloria Pires) - Bonita, sonsa, charmosa, filha de Raquel (Regina Duarte) e Rubinho (Daniel Filho). Jovem ambiciosa e sem escrúpulos, tem um desejo de ascensão social quase doentio. Vende a única propriedade da família, no Paraná, e foge com o dinheiro para o Rio de Janeiro. Apaixonada por César (Carlos Alberto Riccelli), um cafajeste ao nível dela. Por interesse, casa-se com Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes).
"Meu entendimento era que a minha personagem era uma pessoa cerebral, então busquei fazê-la desprovida de empatia, como os psicopatas são, em vez de acentuar os atos condenáveis que cometeu contra a própria mãe. Porém, ela sofria quando se dava conta de sua limitação, como uma pessoa injustiçada pelo destino, que a fez nascer pobre, numa família desprovida de ambição. Na época, não se falava de psicopatia nem em relacionamento abusivo, mas, sim, busquei construir um caminho desprovido de empatia." Gloria Pires em entrevista para o Gshow, 2020
ABERTURA
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Música: Brasil
Intérprete: Gal Costa
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
TRILHA SONORA
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Nacional
Internacional
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
TRAMA CENTRAL
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Vale a pena ser honesto no Brasil?
"Os autores centraram a discussão sobre honestidade e desonestidade no antagonismo entre mãe e filha: a íntegra Raquel Accioli (Regina Duarte) é o oposto da filha Maria de Fátima (Gloria Pires), jovem inescrupulosa e com horror à pobreza que, logo nos primeiros capítulos da novela, vende a única propriedade da família, no Paraná, e foge com o dinheiro para o Rio de Janeiro com o objetivo de se tornar modelo."
"Ao chegar no Rio de Janeiro, Maria de Fátima procura César (Carlos Alberto Riccelli), um mau-caráter que ela conheceu ainda em Foz do Iguaçu."
"Raquel vai atrás da filha e conhece o administrador de empresas Ivan Meirelles (Antonio Fagundes), por quem se apaixona. Raquel encontra a filha que é categórica ao dizer a mãe que tem vergonha dela."
Disposta a pedir desculpas, Maria de Fátima reencontra a mãe em uma cena tensa:
"Raquel decide continuar morando no Rio de Janeiro e para ganhar a vida, passa a vender sanduíches na praia, com a ajuda do amigo Audálio (Pedro Paulo Rangel), conhecido como Poliana."
"Enquanto a mãe batalha para sobreviver honestamente, Maria de Fátima se alia a César (Carlos Alberto Riccelli), um mau-caráter que a estimula a seduzir o milionário Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes), de olho na fortuna do rapaz."
"Afonso é namorado da jornalista Solange (Lídia Brondi), que acolheu Maria de Fátima quando esta chegou ao Rio, e filho da poderosa empresária Odete Roitman (Beatriz Segall), diretora da Companhia Aérea TCA."
Com suas armações envolvendo César, Maria de Fátima consegue separar Afonso de Solange e comemora:
Fátima, pagando de melhor amiga do ex-casal, consegue conquistar o coração de Afonso.
Buscando atingir seu objetivo, a filha mais ingrata de TV brasileira começa e se reaproximar da mãe, posando de boazinha arrependida.
"Obstinada em se casar com o ricaço, Fátima aceita a proposta indecorosa de Odete, que pede que a jovem separe Raquel de Ivan, prometendo fazer seu filho Afonso casar-se com ela. A vilã quer Ivan disponível para se casar com sua filha Heleninha (Renata Sorrah)."
"Maria de Fátima faz mais uma de suas armações e consegue acabar com o relacionamento e a felicidade de sua mãe, que rompe com Ivan, acusando-o de desonestidade."
Apaixonado, Afonso pede Fátima em casamento. Cada vez mais perto de subir ao altar, Fátima ainda convence o noivo a voltar a morar em Paris, para alegria de Odete.
Solange descobre que a "amiga" está prestes a casar com seu ex-namorado e vai até Fátima:
Aos poucos Raquel descobre as armações da filha, e vai tirar pergunta:
Disposta a se acertar com Ivan e pedir o perdão do amado, Raquel descobre que agora ele está casado com Heleninha. Furiosa, ela percebe o quanto Maria de Fátima a prejudicou e vai acertar as contas com a filha:
Solange tenta alertar Afonso sobre as armações de Fátima, mas ele ignora a ex-namorada e casa-se com Fátima.
Após o casamento, Solange enfrenta Fátima. As duas discutem:
Fátima e Afonso vão morar em Paris com Odete. Um ano depois o casal retorna ao Brasil e Celina descobre que Fátima mantém seus encontros amorosos com César e percebendo as desconfianças, Fátima revela para Celina que está grávida, mas Celina comunica a ela que Afonso é estéril.
Desesperada e disposta a abortar, Fátima resolve se jogar das escadas do Teatro. O plano não dá certo e Afonso fica sabendo que vai ser pai.
Buscando livrar-se das chantagens, Fátima descobre que Celina é sócia de Raquel e que sua mãe é amante de Ivan, colocando a tia do seu marido contra a parede, Celina então confessa a Fátima que mentiu e que o filho que ela está esperando pode ser sim do Afonso.
Fátima descobre que Solange está grávida e vai até o seu apartamento desconfiada que Afonso está a traindo. Temendo perder o marido, Fátima, junto com César, trama um acidente de carro para Solange. que não perde o bebê.
Sardinha, amigo de Solange, descobre que César sabotou o carro, causando o acidente da amiga. Juntando as peças do quebra-cabeça, ele decide alertar Afonso, que começa a espionar a mulher até que descobre a traição com direito a flagra:
"No acordo firmado com Odete Roitman, Maria de Fátima teria direito à fortuna de Afonso após dois anos de casamento. O tempo passa, mas, dois meses antes do prazo, Odete descobre o romance da nora com César, com quem ela própria mantinha um caso."
Fátima dá luz ao filho que está esperando e descobre que o pai da criança é o César.
"Separada e sem o apoio da vilã, Maria de Fátima fica sem nenhum tostão e vai procurar Raquel, agora proprietária de uma rede de restaurantes. Raquel, após muitas decepções, recusa-se a ajudar a filha."
Sem Afonso e desmascarada tem a péssima ideia de vender o próprio filho. Ao saber da armação, Raquel consegue pegar o neto de volta.
Leila decide abrigar Maria de Fátima na casa em que mora com Marco Aurélio. Fátima se envolve com Marco Aurélio e lodo em seguida descobre que César é amante de Odete.
Em seguida Odete é assassinada e Maria de Fátima é uma das suspeitas de ter matado Odete.
Diante das acusações e dos depoimentos de César e Celina, Maria de Fátima é presa pela morte de Odete. Raquel, se sentindo culpada porque não ajudou a filha a fugir, vai até a polícia e assume a culpa da morte de Odete. Sabendo do depoimento de Raquel, Ivan presta depoimento dizendo ser o culpado. Leila revela que foi ela quem matou Odete, por engano, pensando ser Maria de Fátima, após saber que Marco Aurélio estava tendo um caso com Fátima.
No capítulo final Maria de Fátima casa-se com um nobre italiano gay, em mais um plano idealizado por seu amante César.
*Os textos em aspas foram retirados do site Memória Globo
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
BASTIDORES
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
- Parabéns nos bastidores
Acervo TV Globo |
Site Gloria Pires |
- Visitinha especial
"Enquanto se arrumava para incorporar a maquiavélica Fátima, Glorinha Pires recebeu, dia desses, a visita de seus pais que, ao contrário da novela, se dão muito bem com a filhota." Reportagem de 1988
- Rolando as escadas
"O Denis Carvalho negociou bastante comigo, insistindo para eu fazer apenas uma cena começando a rolar e outra finalizando. Ele afirmava que colocaria um colchão para quando eu caísse. E só fiz essa parte, em total segurança. Minha amiga Denise Só, que foi minha dublê em vários trabalhos, acredito que tenha estrado como dublê nessa cena." (p. 141)
- A cena do vestido rasgado
Sobre a cena em que a mãe rasga o vestido de noiva e esbofeteia o rosto da filha, Gloria comentou em sua biografia: "O Dennis Carvalho trabalhava muito bem cenas cheias de densidade emocional. Ele tinha todo um ritual. Esvaziava o estúdio, deixando só os atores. Fazia a leitura do texto e discutia como fazer. Ensaiávamos várias vezes." (p. 137)
Em seu depoimento para o site Memória Globo, Dennis relembrou a cena: "Eu me lembro que eu tirei todo mundo do estúdio, estava só eu, a Regina e a Glorinha, e a gente estudou a cena inteira. Demorou umas 4 horas para fazer a cena. E na hora de gravar a Glorinha começou a ficar muito nervosa, porque bateu muito no inconsciente dela toda aquela coisa de brigar com mãe e tudo mais. Me lembro que ela chorou muito, eu fui lá pra fora com ela, acalmei ela, saímos pra dá um volta, depois voltamos. Enfim, a cena ficou maravilhosa."
"Naquela época, as cenas eram bem grandes, além do ápice de emoção que pedia, com violência física, que sempre é um estresse. Dennis Carvalho (diretor) ensaiou bastante para que ficássemos seguras e gravamos de primeira"(Gshow, 2020)
- Registro dos bastidores
Fotos recortes de revista - Acervo MGP |
Marcello Novaes, Flávia Monteiro, Gloria e um integrante da equipe de produção, não identificado.
Foto instagram: @flaviamonteiro |
- A gravação do último capítulo
No dia 08 de janeiro de 1989 o programa Fantástico exibiu a cobertura da gravação da última cena da novela que revelava a famosa pergunta: "Quem matou Odete Roitman?"
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
CURIOSIDADES
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
- Depoimento para o 'Memória Globo'
Vídeo completo com depoimentos de Gilberto Braga, Gloria Pires, Regina Duarte, Antônio Fagundes, Dennis Carvalho, Aguinaldo Silva (clique aqui)
- Novelão do Vídeo Show
O Vídeo Show exibiu o novelão de semana entre os dias 18 de fevereiro e 01 de março de 2013, resumindo a história em 10 partes.
Parte 01 | Parte 02 | Parte 03 | Parte 04 | Parte 05 | Parte 06 | Parte 07 | Parte 08 | Parte 09 | Parte 10
- Prêmio e indicação
Gloria venceu a categoria de Melhor Atriz de Televisão do Troféu APCA(Associação Paulista de Críticos de Arte) de 1988 e junto com Regina Duarte e Beatriz Segall foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz do Troféu Impressa. Beatriz Segall levou o troféu.
- Vilãs muito amadas
Na sua biografia, Gloria comentou que sempre foi muito querida pelas pessoas nas ruas, mesmo fazendo o papel da filha mais ingrata da TV Brasileira: "Nunca fui agredida. As pessoas me paravam na rua e me falavam, rindo: 'Você está muito má, hein?!'. Ou diziam, piedosas: 'Ela é a sua mãe, coitada?!'. Comentários que demonstravam que as pessoas acompanhavam e curtiam a novela." (p. 137)
"Acredito que a novela trouxe algo que eu não havia reparado antes nas novelas: a empatia com a vilã. Isso é muito interessante porque, embora a princípio todos sejam contra a corrupção, ela é o símbolo da falta de empatia e de princípios morais. O público sempre foi muito carinhoso comigo. Mesmo fazendo vilãs, nunca tive nenhum episódio indelicado." Gloria em entrevista para o Gshow, 2020
- Sucesso internacional
'Vale Tudo' foi exibida em mais de 30 países, entre os quais Alemanha, Angola, Bélgica, Canadá, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Itália, Peru, Polônia, Turquia e Venezuela. (Memória Globo)
- Reprises
A novela foi reapresentada entre maio e novembro de 1992, em Vale a Pena Ver de Novo. (Memória Globo)
Em 2010, foi reprisada no Canal Viva, veiculado na TV fechada, e voltou a fazer enorme sucesso, apesar do horário em que era exibida: de segunda a sexta, às 0h45. (Memória Globo)
- Comercial para a Loteria Federal: "Por 800 mil cruzados, eu faço até papel de boazinha!"
"Maria de Fátima, a personagem interpretada por Gloria Pires na novela Vale Tudo, da TV Globo, esteve no início de dezembro de 1988 nas telinhas dando um banho de otimismo na publicidade da Loteria Federal."
- 'Vale Tudo' em livro
A editora Globo lançou em 2008 o livro com a história de Vale Tudo, adaptada por Mauro Alencar, com colaboração de Eliana Pace.
- 'Vale Tudo' em DVD
Em 2014 a Globo Marcas lançou um box com 13 DVDs de um dos maiores sucessos da TV: Vale Tudo.
Foto Mercado Livre |
Abaixo um breve depoimento da Gloria em 2014 relembrando a sua personagem, que serviu de material de divulgação para o DVD
- Reencontro
Em 2012, Gloria e Carlos Alberto Riccelli participaram do programa Vídeo Show, relembrando sua parceria em cena na novela 'Vale tudo'.
- A foto que bombou
Lídia Brondi, que está longe das telenovelas, apareceu em uma foto recente com Gloria, Cássio Gabus Mendes e Orlando Morais. O registro é do aniversário de 61 anos de Glória, em agosto, mas só foi publicada esta semana, no Instagram da atriz, durante a retrospectiva que ela fez de 2024.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
CAPA DE REVISTA
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Revista Contigo nº 682 - 1988 |
Contigo 1989 |
Revista Sétimo Céu nº 387 - 1988 |
Revista Sétimo Céu nº 383 - 1988 |
Revista Contigo - 1988 |
Revista Contigo - 1988 |
Revista Contigo - 1988 |
Revista Contigo - 1988 |
Revista Contigo nº 686 - 1988 |
Revista Contigo nº 683 - 1988 |
Revista Contigo nº 672 - 1988 |
Revista Contigo - 1988 |
Revista Contigo - 1988 |
Revista Contigo - 1988 |
Revista Amiga - 1988 |
Revista Amiga nº 953 - 1988 |
Revista Amiga nº 949 - 1988 |
Revista Amiga nº 973 - 1988 |
Revista Amiga nº 966 - 1988 |
"Antes de qualquer coisa, preciso dizer o quanto adoro essa novela. O melhor do estilo Gilberto Braga está lá, com todas aquelas tintas do folhetim tradicional. Foi um divisor de águas, na vida e na carreira. Foi com ela que passei à idade adulta e também para um outro patamar profissionalmente" Gloria Pires em entrevista para o Gshow, 2020
Blog Memorial Gloria Pires
Fontes:
Acervo MGP
Memória Globo
Teledramaturgia
Blog Revista Amiga | Césio Gaudereto
Biografia '40 Anos de Gloria'
Twitter | Facebook | Instagram
Comentários