“A maternidade é um aprendizado que acontece na prática, sem manual”, diz Gloria Pires - Capa Marie Claire Brasil
Se você é mãe, provavelmente já pensou como seria maravilhoso se os filhos viessem ao mundo com um manual de instruções para orientar, por exemplo, como lidar com as birras infantis ou dar limites aos adolescentes. A maternidade seria, no mínimo, mais tranquila.
Na realidade, essa jornada é bem diferente. Construída no dia a dia, ela envolve dúvidas, desafios, virada de jogo e muitos improvisos.
“Quando a gente vive as fases da maternidade, está imersa, só dá conta de viver, de ser a melhor cuidadora possível para nossos filhos. É um aprendizado que acontece na prática e, por isso, a roda vai girando com erros, acertos e recomeços”, conta a atriz Gloria Pires.
Ícone da televisão brasileira, ela reconhece que, ao contrário do que acontece nas novelas, a mãe da vida real não conta com roteiros nem ensaios e passa longe da perfeição. Maternar é percorrer uma jornada com muitos altos e baixos, momentos felizes, outros nem tanto, mas com certeza ricos em aprendizados.
“É uma construção que não acontece do dia para a noite, um trabalho que nunca chega ao fim. Por isso mesmo, pressupõe o desenvolvimento de um olhar mais afetuoso para nós mesmas, nos erros e acertos”, diz a atriz.
Para celebrar o Dia da Mães sem filtros, a Renner lança uma campanha protagonizada pela atriz e suas filhas, Anttónia e Ana Morais.
“Queremos tratar do tema em sua forma mais verdadeira, destacando o amor e a beleza das ditas ‘imperfeições’. Convidamos essa mulher incrível que é a Gloria Pires, que já esteve na sala de estar de todos os brasileiros, para mostrar um lado dela que as pessoas não conhecem tanto. Sua relação de cumplicidade com as filhas é única, assim como a de cada mãe com seus filhos, e representa o que a Renner busca transmitir nessa data”, diz a diretora de Marketing do Ecossistema da Lojas Renner, Renata Altenfelder.
Maternidade sem estereótipos
A verdade é que as mães não são nem heroínas, nem vilãs, são humanas. Cada uma à sua maneira, com suas qualidades e defeitos, busca desempenhar o papel da melhor maneira possível.
Para Gloria, a autenticidade e a personalidade são justamente o que tornam cada mãe tão especial. “Nossas características particulares nos fazem seres únicos – imprimem a nossa forma. E isso aparece, em especial, no momento de repassarmos nossos valores para os filhos. Eu estou ali para ser um alicerce, em busca de um equilíbrio entre oferecer apoio e orientar sobre a responsabilidade da liberdade. Na minha relação há amor, respeito, escuta e apoio. E, claro, sou aquela que tem uma receita caseira para todos os problemas”, ela brinca.
Coração enorme, segundo Anttónia, é uma das principais características da mãe. “Antes de qualquer coisa, cuida de todo mundo e está sempre atenta aos detalhes. Ela é a pessoa mais organizada que eu conheço e consegue deixar cada momento mais especial com sua personalidade única, leve e divertida”, conta.
E não é só na tela que Gloria se destaca. Em sua atuação como mãe ela também é um sucesso. “Nossa relação tem muito afeto, cumplicidade, verdade e acolhimento. Minha mãe tirou de letra o papel de mãe. A meu ver, inclusive, de todos os papéis que ela fez, esse foi o mais bem feito e o que eu mais amo”, conta Ana Morais, emocionada.
Fonte: Revista Marie Claire Brasil
Comentários