Especial Carnaval: Gloria Pires, a foliã

Quem acompanha mais de pertinho a carreira da Gloria sabe da sua paixão pelo carnaval. Ela é tão foliã que a gente resolveu fazer um post com registros dela aproveitando essa época do ano alegre e livre. 

 Vem que já é carnaval cidade...
Gloria Pires em um ensaio de carnaval para a revista Ilusão em 1980, vestida como Carmen Miranda.  
Foto divulgação: Revista Contigo - Acervo MGP



FOLIÃ DE OUTROS CARNAVAIS... 

Gloria compartilhou suas primeiras lembranças dessa época do ano herdada da família, em Vaz Lobo, na Zona Norte do Rio: 

 “A lembrança mais remota que tenho de carnaval é o frisson que senti ao chegar no portão da casa de uma prima, em Vaz lobo, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro. Ah! E dos bate- bolas (os bad boys do carnaval de rua), do picolé que me salvou do stress, da fantasia recém saída da máquina Singer que minha mãe pilotava…Eu tinha uns dois anos, mas sempre que chega essa época essas imagens e sensações voltam com muita força. Eu gostei tanto que toda hora perguntava quando seria o carnaval de novo. ‘Depois do ano novo’ – dizia minha avó, mas nada do ano novo chegar(…) alguns anos se passaram até que eu pudesse, finalmente, ir a um bailinho de carnaval.” (Blog Bemglô)

Menina Gloria contava com a criatividade da sua mãe, Elza, para fazer suas fantasias de carnaval diferentes a cada dia e com a paciência do seu pai, Antônio Carlos Pires, para aproveitar os bailinhos de carnaval até a última música. 

Gloria Pires recebendo o título de Rainha das Atrizes no carnaval de 1985 ao lado do seu pai, Antônio Carlos Pires, com um look do estilista Clodovil Hernandes. Foto: Acervo MGP

Foto: Revista Amiga Tudo TV -  Acervo MGP



Gloria Pires, Suzane Carvalho e Simone Carvalho no Baile de Gala de 1987. Foto: Acervo MGP


GLORIA NA AVENIDA


Gloria Pires no desfile da Portela em 1987 - Ala das raposas. Foto: Ricardo Malta - n-imagens

É impossível falar de carnaval para Gloria Pires sem falar da Portela, desde pequena é a  sua Escola de Samba do coração. Os pais da atriz sempre foram portelenses, virou “uma coisa de família” como declarou para o site Caras em 2011. Ela sempre confirma sua relação familiar com a escola: 

"Sou portelense desde criança. Meu avô [Domingos Marques] tinha um comércio em Madureira e colaborava com a escola assinando o Livro de Ouro, para ajudar a Portela nos desfiles. Minha ligação com a escola sempre foi muito forte." (Quem, 2013) 

Registro Gloria Pires desfilando na Portela em 1988. Foto: Acervo MGP  

Registro desfilando na Portela em 1988. - Foto: cedida pelo instagram @gloria_lacradora

A história familiar envolvendo a Portela refletiu em muito carinho e torcida: “Para mim é como se eu tivesse nascido aqui em Madureira porque todo ano o grande momento do Carnaval era o dia da Portela. Nos reuníamos para assistir” contou a atriz ao site Quem em 2013.

Mas, como é possível perceber pela fotos, a torcida da Glorinha também é recheada de participações. O primeiro desfile foi ainda na adolescência. "A escola saia ao meio-dia, era um calor de rachar. Eu até achei que não conseguiria chegar ao final, mas a adrenalina toma conta" (Site Caras, 2012).

Carnaval de 1988 - Foto: cedida pelo instagram @gloria_lacradora

 Carnaval de 1989 - Gloria Pires na Ala dos Índios no desfile da Portela - Foto: Acervo MGP

Gloria desfilou entre os anos de 1985 e 1991, algumas vezes acompanhada de amigos, como nesse registro que encontramos do carnaval de 1987 desfilando ao lado de Lauro Corona e Cissa Guimarães.


Em 1988 Gloria desfilou em três escolas, conforme conta no vídeo abaixo:
    

Gloria e desfilando na Caprichosos de Pilares em 1988 - Foto: Acervo MGP

Quem também se rendeu aos encantos das escolas de samba foi Orlando Morais. 

Gloria e Orlando desfilando na escola Arrastão de Cascadura em 1989 - Foto: Revista Contigo | Acervo MGP
 
Encontramos esse registro de Orlando e Gloria em 1989 desfilando na escola de samba Arrastão de Cascadura que teve como enredo 'Zezé, um canto de amor e Raça', homenageando a atriz Zezé Motta         

Gloria desfilando na Unidos de São Clemente em 1991

Na avenida em 1991 - Foto: Acervo MGP

Confira Gloria e Orlando desfilando na Portela em 1991
  




NOS CAMAROTES 

Para o site da Quem em 2013 ela afirmou que mesmo nos anos em que não desfilou, sempre torceu para a azul e branca “A Portela nunca saiu de mim. Sempre aprendi os sambas e acompanhei as notícias da minha escola durante todo esse tempo"

Gloria no camarote Brahma grávida de Ana no carnaval de 2000.



Orlando Morais e Gloria Pires no Camarote Brahma em 2006 + fotos


Camarote Rio, Samba e Carnaval em 2011 + fotos


Orlando, Gloria e Ana no camarote Caras do ano de 2012


Família vibra com o desfile da escola de samba do coração em 2012 - Fonte: O Fuxico + fotos

Gloria e Antonia no camarote 'Rio, Samba e Carnaval' em 2017 + fotos

A família no camarote 'Arpoador'  em 2020 + fotos


Gloria comentando sobre o carnaval  em 2020
 
DE VOLTA À PORTELA

Depois de um jejum de mais de 20 anos, Glorinha foi convida para voltar a desfilar na Portela em uma homenagem que aconteceu na quadra da escola em dezembro de 2013. Na ocasião a atriz comentou a emoção de estar de volta: 


Me senti no céu, foi uma emoção enorme. O povo está dizendo que estou chorona demais, então segurei muito a onda para não chorar e pagar mico”


Gloria Pires recebeu o título de sócia honorária e uma medalha das mãos de Monarco e do vice-presidente da Portela - Fotos: Caras
Vídeo do momento da homenagem
Em uma das visitas, acompanhada de Orlando e Ana, Gloria foi ver de perto os carro alegóricos no barracão da escola.

Em visita o trio recebeu chapéus personalizados - Carnaval de 2015 - Foto: Ricardo Almeida/gresportela

Depois do retorno em 2014, Gloria marcou presença em alguns desfiles e na maioria das vezes vem atravessando a avenida com a Diretoria da escola.


Gloria Pires volta à Sapucaí pela Portela para o desfile das escolas campeãs do Rio de Janeiro Foto: Alexandre Durão/G1


QUARTA GERAÇÃO NA AVENIDA

As filhas também aproveitam o carnaval na avenida preservando a torcida e a história da família com a Portela. Em 2014 foi a estreia da Antonia na avenida que declarou ao Ego como se sentiu: "Desfilar foi a experiência mais incrível da minha vida". Já Ana teve sua estreia em 2015 e comentou para o site Quem o que achou: "Nunca tinha desfilado, foi a primeira vez. Nossa, é muita emoção, mas é muito rápido! Viemos na frente da Águia, foi lindo".

Orlando, Gloria, Ana e Antonia prontos para entrar na avenida em 2015. Foto: Claúdio Andrade / Rio News

Linda, irmã de Gloria, Antonia, Orlando, Gloria, Antonia e Padilha no meio da sapucaí no desfile de 2015. Foto: PurePeople

Retorno de Gloria e Orlando ao desfile da Portela em 2014 ao lado do querido amigo Antônio Padilha também Portelense. Foto: Marcos Ferreira / Rio News

Juntos no desfile de 2014 - Foto: Uol

SEGURA CORAÇÃO 

Em 2016 Gloria teve um pico de pressão e não pôde desfilar. Para tranquilidade de todos ela se recuperou logo em seguida, e Antonia e Orlando marcaram presença na Sapucaí representando.

Em 2016 Antonia desfilou ao lado do pai, Orlando Morais. Foto: PurePeople

Seja desfilando ou assistindo, emoção é o que não falta para Gloria Pires.


Gloria Pires se emociona assistindo o desfile da Portela em 2017 - Fotos: Anderson Borde/EGO  

ARRASANDO...

Em 2015 Gloria chamou atenção com um look super elogiado. De fenda e decote, o vestido foi idealizado pela estilista Maria Márcia e confeccionado por uma costureira chamada Rosângela, especialmente para Gloria arrasar na avenida e não deu outra.

Fotos: Gianne Carvalho e Marcelo Fernandes / Site Quem 

E o elemento chave que Gloria não deixa faltar é o samba no pé. A transmissão da Globo sempre registra ela esbanjando alegria e ritmo. Samba é com ela mesmo...



Sem falar no samba enredo que fica na ponta da língua.



Apesar de declarar que gosta mesmo é de sair no chão, em 2019 Gloria desfilou em um carro alegórico ao lado do Orlando. O casal aceitou o convite de representar os pais de Clara Nunes cujo enredo contava sua história.




O casal no desfile de 2019 - Fotos: Marcelo Serra e Sérgio Gallo /G1


E Gloria e Orlando voltaram no desfile das campeãs de 2019 

É muito amor pela folia, né mesmo? 
Quando questionada pelo site sambarazzo sobre qual sua sugestão para um enredo, Gloria lembrou de Carmen Miranda a qual considera uma grande referência artística. 

Gloria de Carmen Miranda em um clique do Claudio Elisabetsky Foto: @claudioelisabetsky

Para nós, fãs, a sugestão é outra...



Equipe Memorial Gloria Pires
Edição: Karine Veiga
Pesquisa: Karine Veiga e Cíntia Martins
Acervo e scanners: Josué Palácios

Comentários