Curiosidades & bastidores

Vale a pena ver de novo, curiosidades e bastidores.

Uma poesia nada infantil

Curiosa e observadora, Glorinha assustava a família com suas colocações inteligentes e precoces. Aos 5 anos, criou uma poesia nada infantil (vejam abaixo). Inspirou-se numa cena de agressão que militares praticaram contra um grupo de estudantes e narrou sua revolta contra esse tipo de injustiça.

"Eu acho que o mundo parou
desde o dia que eu nasci.

Anda mundo, caminha, reza a sua ladainha!

Sou criança e quero viver

os jovens não podem morrer.

Oh mundo sofrido!

Oh mundo oprimido!
Oh mundo danado!

Parece que roda parado.

Gloria Pires aos 5 anos.
Ideologia de Glória

No auge da carreira, quando vivia a Marisa de Dancin´days (1978), foi proibida de participar de um desfile da Ellus, realizada na discoteca Jambalaia, em Belo Horizonte. Procurada pelos jornalistas, Gloria Pires declarou que a polícia deveria se preucupar mais com os menores que perambulam pelas madrugadas frias, mendigando e usando drogas, e não com a entrada de adolescentes classe média em casas noturnas.

Gloria Pires, uma linda adolescente em 1978. Sucesso em Dancin´days.

Gloria Pires canta, e muito bem...

Em 1981 Glorinha gravou um disco compacto com duas canções, o disco contou com a produção de Fábio Júnior.

Lado A: Coração (Letra)
Lado B: O véu desse céu

O fato curioso é que Gloria Pires entrou para a lista de atores e atrizes que já cantaram seu próprios tema em novelas. A canção coração fez parte da trilha sonora da novela As três Marias, era tema de sua personagem Maria José (Jô) uma das protagonistas da novela ao lado de Nádia Lippe e Maitê Proença.
A capa do disco compacto que Gloria Pires gravou em 1981.

Ossos do ofício

Uma das melhores atuações de Gloria Pires, as gêmeas Ruth e Raquel, de mulheres de areia (1993), garantiu muitas alegrias, mas deixou um vício. A atriz, natureba, que não come carne há anos e tinha horror a nicotina teve de aderir ao cigarro para gravar as cenas em que encarnava a despachada Raquel. Não consegiu deixar o cigarro ao final da novela. Depois de um tempo ela passou a usar cigarro de canela, para ver se, pelo menos, conseguia manter a filosofia natureba.
Já em memorial de Maria Moura (1994), Gloria foi obrigada a domar seu medo de animais. Aprendeu a montar, caiu do cavalo, machucou o cóccix. Mas o final foi feliz: rendeu-se aos prazeres da vida no campo e até comprou uma fazenda.

Glória em Mulheres de areia, e perdendo o medo de animais em Memorial de Maria Moura.

Mulheres de areia, Gloria Pires e o sucesso na Rússia

Rebatizada com o nome de Os segredos de tropicana, a trama de Ivani Ribeiro se tornou uma forte arma política das eleições russas, em 1996. Boris Leltsin usou declarações falsas de Gloria Pires para angariar votos e programou até a exibição de um capítulo gigante, com três horas, na tentativa de impedir que seus eleitores viajassem para suas casas de campo (onde geralmente não existem televisões) e deixassem de comparecer as urnas. Parece que a estratégia deu certo, pois de candidato impopular ele se tornou o novo presidente russo, com uma diferença de mais de 600 mil votos.
A logomarca de mulheres de areia e os protagonistas desse grande sucesso.

Fontes de pesquisa:
Arquivo pessoal
Comunidade Gloria Pires (orkut)
Mercado livre
Revista Contigo

Comentários

juliotoledo disse…
eu estava na jambalaia. ela e o lauro corona foram e só ele entrou. ia ter um campeonato de dança do qual participei r
sss