Gloria Pires doa sangue e visita pacientes no Hemorio


A atriz Gloria Pires esteve no Hemorio para doar sangue e visitar as crianças internadas na unidade fim da tarde desta terça-feira (23). Na visita, que antecipa as comemorações dos 70 anos do Hemorio, no fim do mês de setembro, Gloria enfatizou a importância da doação de sangue regular e convocou a população para repetir o gesto. 

 - É muito importante que todos tenham a conscientização sobre a importância da doação de sangue. Com uma única doação, podemos salvar até quatro vidas diferentes e o tempo que permanecemos para realizar todo esse processo é muito pequeno. Todos podem ajudar – explicou a atriz. 


De acordo com dados do Ministério da Saúde, menos de 2% dos brasileiros possuem o hábito regular da doação. Estima-se que a cada dois segundos, algum paciente necessite de transfusão de sangue no Brasil e 1 a cada 5 pacientes internados necessitarão de transfusão. 

- Se dobrássemos o número de doadores fidelizados no Brasil, os hemocentros manteriam seus estoques em níveis adequados, mas infelizmente a falta de informação é um dos fatores que mais comprometem esse crescimento, pois o desconhecimento gera medos infundados, como o risco de contrair doenças – explica a diretora geral do Hemorio, Simone Silveira. 



70 anos Hemorio - O Hemorio, que distribui sangue para cerca de 180 unidades de saúde em todo o Estado, chega os seus 70 anos com o orgulho de ser uma unidade pública modelo de excelência, contribuindo para a construção de políticas públicas e reforçando seu papel de liderança no cenário nacional na área de hematologia e hemoterapia A unidade recebe uma média de 350 doadores voluntários de sangue por dia. Além disso, possui 83 leitos de internação e cerca de 10 mil pacientes ativos, que realizam tratamento de doenças como leucemia, linfomas, hemofilia e anemia falciforme, entre outras. 

Como doar - Para ser um candidato à doação de sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis), pesar mais de 50 quilos e trazer um documento de identidade com foto (original). Não é necessário estar em jejum. Basta não ter bebido álcool nas últimas 12 horas e comidas gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação. Todo material é descartável, portanto, não existe o risco de contrair doenças doando sangue. O Hemorio funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas e fica na Rua Frei Caneca, 8 – Centro. Para esclarecimento de dúvidas em relação à doação, o Hemorio disponibiliza o Disque-Sangue (0800 282 0708), que informa o endereço das demais 26 unidades de coleta no Estado e também realiza o agendamento de grupos. 


 Fonte:

Comentários