segunda-feira, 1 de julho de 2019

“Precisamos repensar o que é luxo”, alerta Gloria Pires em entrevista exclusiva


Faltando pouco menos de dois meses para o MaxiModa 2019, que acontece dia 9 de agosto, no Teatro RioMar Fortaleza, convidamos a atriz e empresária Gloria Pires para traçar, em uma entrevista exclusiva, a história da BemGlô, empresa fundada por ela em parceria com o marido Orlando Morais e a empresária Betty Prado, palestrante confirmada na 12ª edição do maior seminário de comunicação, varejo e negócios do Nordeste. 

Para Gloria, muito mais que uma loja de roupas e acessórios, a BemGlô é uma plataforma de compartilhamento, com foco na sustentabilidade, na economia circular, no comércio justo e na brasilidade. “Formamos uma rede do bem, onde damos visibilidade ao trabalho feito a mão, ao reaproveitamento, ao slow fashion, ao designers e às iniciativas sustentáveis, buscando um consumo cada vez consciente e o empoderamento das comunidades e cooperativas de todo Brasil”, complementa. 

Gloria conta que, quando tudo começou, a ideia era criar um site de conteúdo mais lifestyle, com uma pegada autêntica, seguindo o seu estilo de vida. “Sempre gostei de compartilhar ideias e práticas que tenho no meu dia a dia com amigos. A questão da sustentabilidade estava ganhando espaço na minha vida e a Bemglô surgiu da vontade de expandir essas ideias e práticas”

Há quase cinco anos funcionando no meio digital, através do endereço https://www.bemglo.com/, a BemGlô inaugurou, em maio, sua primeira loja física, em São Paulo, na Rua Oscar Freire, número 1105. Além de um blog colaborativo que divulga ideias positivas e trabalhos de profissionais de todo o país, o site abriga um e-commerce de roupas e acessórios decorativos para casa e para uso pessoal. “Inclusive, temos uma editoria assinada por mim, a Quarta Gloriosa. Quando lançamos nossa plataforma há 5 anos atrás, ninguém entendia direito o que queríamos, foi e tem sido um caminhar. Criamos do zero nosso e-commerce, dentro das boas práticas. Hoje e-commerce com conteúdo virou uma tendência“, revela Gloria. 

Sobre a loja física, a empresária adianta que os resultados têm superado as melhores expectativas dos sócios, desde o primeiro dia. “Estamos todos muito felizes. Acredito que a experiência física trouxe uma forma mais próxima e afetiva de fazer refletir sobre questões que sempre falamos em nosso e-commerce: comércio justo, feito à mão, sustentabilidade, upcycling, slow fashion…”. Ainda segundo ela, há planos para expansão dessa rede do bem, dentro e fora do Brasil. 

Comprometimento com a causa 

O compromisso da empresa com sua filosofia sustentável é seguido à risca. Toda a curadoria dos produtos é feita por Betty Prado e sua equipe, com sugestões de Gloria, sempre levando em consideração marcas e processos que estejam alinhados à conscientização de consumo e que busquem diminuir o impacto negativo no planeta. “Nossas embalagens não utilizam plástico e, para entregas em São Paulo (capital), conseguimos que sejam realizadas por bicicletas. Nosso modelo de negócio prioriza a procedência e transparência de quem produz e como produz”, destaca. 

Para Gloria, inclusive, só é possível inovar na moda atualmente se houver compromisso com os impactos que podemos gerar no meio ambiente. “Repensar toda a cadeia produtiva até o consumidor final é urgente. Precisamos repensar o que é luxo“.

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