Terminam as filmagens de "Lula, o filho do Brasil"(Notícias)

Notícias (l)
São Bernardo recebe festa de filme sobre Lula

A festa de encerramento das filmagens do filme Lula, o filho do Brasil foi realizada nesta quinta-feira (19) em São Bernardo. Acompanhado do elenco e da equipe de produção do longa, o prefeito Luiz Marinho agradeceu a presença do diretor Fábio Barreto na cidade e afirmou que a produção marca o início de projetos que serão realizados na cidade com a reativação dos Estúdios Vera Cruz.

O projeto inclui a geração empregos para os jovens da cidade com as produções cinematográficas e transformação do Vera Cruz em um polo de produção e formação profissional para a área de audiovisual.

Última gravação

O filme, que teve cenas rodadas em diversas partes do município, como o estádio 1º de Maio, a igreja da Praça Matriz, o Cemitério da Paulicéia e o Sindicato dos Metalúrgicos, além do próprio Vera Cruz, teve as últimas gravações realizadas em São Bernardo no dia 19, na Igreja Santa Filomena, Centro, cena em que Lula se casa com Lurdes, sua primeira mulher, interpretada por Cléo Pires.



Link original, clique aqui

Fontes de pesquisa:
Repórter diário


(Notícias ll)

Filmagens do filme de Lula terminam em festa

Por: Liora Mindrisz

Elenco, produção e o prefeito Luiz Marinho participam do coquetel de encerramento das filmagens em São Bernardo
(A esquerda) Cléo e Gloria Pires no coquetel de encerramento do filme sobre a vida do presidente Lula. Foto: Luciano Vicioni

Produção, elenco e autoridades políticas se encontraram na noite desta quinta-feira (19/03) para a festa de encerramento das filmagens do filme “Lula, o filho do Brasil”, organizado pelos realizadores do longa-metragem no Vera Cruz Bar, em São Bernardo. Fizeram parte das gravações as atrizes Gloria Pires, que interpretou a mãe de Lula, Dona Lindu, sua filha Cléo Pires, que fez o papel de Maria de Lourdes, primeira esposa de Lula, e Juliana Baroni, que interpreta a primeira-dama Marisa, além do ator iniciante nas telonas Rui Ricardo Diaz, protagonista do filme que conta uma parte da história do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fabio Barreto, diretor do filme, estava acompanhado do pai, Luis Carlos Barreto, e do irmão, Bruno Barreto, que também são cineastas e produtores do filme. “Foi muito positivo, tudo deu certo e aconteceu conforme o cronograma. O filme esta lindo”, disse, elogiando a Prefeitura de São Bernardo pelo apoio. "Agora é colocar os estúdios da Vera Cruz para tocar."

O prefeito da cidade, Luiz Marinho, também estava presente e falou sobre o assunto. “O objetivo da cidade é recuperar o Vera Cruz e utilizá-lo como espaço para a produção de audiovisual. Este ano o espaço completa 60 anos. O filme foi um pontapé para a retomada”, disse. Fabio Barreto, que encontrou o presidente no ano passado, antes do inicio das filmagens, completou: “O Lula não fala em outra coisa”.

Juliana Baroni elogiou a equipe e falou do entrosamento, que era nítido durante a festa. “A equipe foi fantástica. Todos foram muito profissionais e são pessoas que, apesar de jovens, são muito experientes. Ficamos muito amigos”, disse. A atriz contou que este foi o primeiro papel de uma personagem real. “É a primeira vez que participo de uma história verídica. Fiquei feliz e espero ter feito jus à dona Marisa e a história deles. Eu já admirava o presidente, mas agora, depois de conhecer sua trajetória mais a fundo, passei a admirar ainda mais.”

O sentimento foi compartilhado pelos atores Rui Diaz e Gloria Pires. “Eu adoro a história de Lula, que é a de muitos brasileiros que saíram do Nordeste para buscar a vida em São Paulo. Mas a dimensão que tudo isso tomou é singular. Sempre tive uma identificação e a admiração”, disse o protagonista. Gloria, que também não conhecia a historia a fundo, contou que se envolveu. “Quando li o livro e o roteiro fiquei envolvida. Ficou impossível pensar em não interpretar a personagem”, disse.

De acordo com a atriz, o filme é cheio de passagens emocionantes e que teve que conter a emoção em algumas cenas. “A cena em que a Dona Lindu se despede do filho no hospital foi muito emocionante. Pessoalmente, tive muita vontade de chorar, mas não achei que cabia para a personagem. Parece-me que já estava adoecida e sabia que aquilo ia acontecer. Ela tinha um pragmatismo, mas a mim, como atriz, tocou muito”, contou.

Glória contou que teve uma grande identificação com a personagem. “O mais marcante na dona Lindu foi sua capacidade de intuição. Apesar de não ter formação intelectual, tinha uma formação moral muito forte. Foi uma mulher especial. Tinha uma guia que a fazia ir em frente e superar as dificuldades”, disse.

Pela primeira vez também, mãe e filha participam da mesma produção. “Eu amo meus filhos e amo ser mãe. Com certeza esse é um elo entre a personagem e eu. Foi uma grande emoção atuar com a minha filha. Foi um grande prazer”, disse. Cleo concordou. “Foi sim muito gostoso”, disse.

O filme, que narra a história de Lula desde seu nascimento no interior de Pernambuco até a morte de sua mãe em São Bernardo em 1980, está programado para chegar aos cinemas em janeiro de 1010. “Quem for assistir certamente verá um grande filme”, garantiu Gloria Pires.

Link original, clique aqui

Fontes de pesquisa:

Santo André

Comentários