Últimas notícias 2 - Gloria Pires

O sucesso do filme SE EU FOSSE VOCÊ 2 continua dando o que falar, conforme noticiou o Gazeta do povo (02/03 segunda-feira) tamanho sucesso é um fenômeno de bilheteria. Confiram:

Fenômeno de bilheteria

Se Eu Fosse Você 2 bate recordes de bilheteria e gera reflexões sobre os motivos de tanto sucesso

A comédia Se Eu Fosse Você 2, de Daniel Filho, atingiu uma marca histórica: é a maior renda do período conhecido como Retomada do Cinema Brasileiro, iniciado em meados da década de 1990 – soma mais de R$ 5,2 milhão desde a estreia, há sete semanas. Com cerca de 5 milhões de espectadores, não vai demorar a bater a marca de maior bilheteria deste período, em posse do longa-metragem 2 Filhos de Francisco, que narrou a trajetória dos dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano a 5,3 milhões de espectadores.

Há mais números que impressionam. A produção protagonizada por Tony Ramos e Glória Pires é a sexta maior renda de todos os tempos do mercado brasileiro, perdendo apenas para Titanic, os três Homem-Aranha e Paixão de Cristo. “É um feito inacreditável, não só dentro do mercado brasileiro. Até nos Estados Unidos, obter esse faturamento com 280 cópias, que é o que colocamos no mercado, é muito difícil”, explica a produtora executiva do longa, Walquiria Barbosa.

Ela atribui o estrondoso êxito da sequência a uma combinação de fatores. “Temos um bom filme, que agrada diferentes classes sociais e faixas etárias. Acertamos na escolha da data e do conceito da campanha de lançamento. Trabalhamos forte para consolidar o tripé produtor, distribuidor e exibidor. A Globo Filmes fez campanha dentro da televisão aberta, utilizamos o mobiliário urbano da Clear Channel, fizemos parcerias com shopping centers e colocamos mídia nos ônibus”, diz. Outro fator decisivo foram as pré-estreias pagas. “O público foi nosso grande divulgador, porque as pessoas foram ver e recomendaram”, lembra.

Para o crítico do site de cinema Filmes Polvo (http://www.filmespolvo.com.br/) Marcelo Miranda, o sucesso do filme faz bastante sentido. “É uma comédia milimetricamente moldada para servir ao tipo de público que ela pretende atingir: o frequentador de shopping que eventualmente vai ao cinema. Era um sucesso anunciado, muito por conta dos 3,6 milhões que viram Se Eu Fosse Você 1. Ou seja, na minha visão, fenômeno absoluto foi o primeiro. O segundo pegou a carona aberta e se deu bem.”

A troca de sexos entre o casal se repete no segundo longa, mas a perda do fator-surpresa não atrapalhou. “A sequência contou com a relação de familiaridade que os personagens criaram com a plateia no primeiro longa. Nos três anos que separam os dois filmes, Cláudio e Helena se firmam como marca, como grife cinematográfica, o que viabilizou a criação da expectativa”, diz o jornalista e crítico do jornal O Globo Rodrigo Fonseca.

“O mais importante não é a troca. As pessoas conseguem se colocar na posição do outro e pensar como agiriam nas situações apresentadas”, explica a produtora do longa.

Diante desse sucesso, um terceiro Se Eu Fosse Você não está descartado. Enquanto isso não acontece, Daniel Filho finaliza um novo filme, Tempos de Paz, e se prepara para filmar As Vidas de Chico Xavier, autobiografia do médium mineiro morto em 2002.

Fontes de pesquisa:

Gazeta do povo (Caderno G)

Google imagens

Comentários