Especial dia das mães

Mães e filhas que seguem a mesma profissão
Por Lívia Melo

"Parabéns" e "Eu te amo" são palavras que serão ouvidas por muitas mulheres esta semana porque, afinal, comemoraremos o Dia das Mães!
Mas muito além do ventre, amor e carinho, algumas delas dividem com os filhos o amor pela mesma profissão. Esse é o caso de estrelas como Regina Duarte, Gloria Pires e Fernanda Montenegro, que fizeram suas pimpolhas seguirem os mesmos passos: na TV, no teatro e no cinema.
Quem não se lembra quando, em 1997, durante uma cena da novela "Por Amor", de Manoel Carlos, uma mãe desesperada trocou dois bebês na maternidade, o morto pelo vivo, simplesmente, por amor à filha. Foi um momento de muita emoção para grande parte dos telespectadores.
Agora, imagine como não ficou o coração das atrizes envolvidas em uma trama como essa. Principalmente, porque as personagens do folhetim, Helena e Maria Eduarda, eram, respectivamente, Regina e Gabriela Duarte, mãe e filha na vida real.
Além de "Por Amor" (1997), as duas dividiram o papel principal da minissérie "Chiquinha Gonzaga" (1999), de Lauro César Muniz. Gabriela interpretou a pianista quando jovem, enquanto Regina deu vida à personagem em idade mais avançada.

Ao contrário de Regina Duarte, Glória Pires viu a filha, Cléo, viver seu momento de destaque na carreira bem longe de seus olhos. No papel da ousada ninfeta Lurdinha da novela "América", exibida pela Globo em 2005, Cléo viu o público se render ao seu talento. De lá para cá, a jovem atriz conquistou cada vez mais espaço, principalmente, porque seus papéis não lembravam, nem de longe, as mocinhas e vilãs vividas pela mãe.
Apesar de ter participado, em 1994, da minissérie "Memorial de Maria Moura", estrelada por Glória, no papel da heroína ainda jovem, Cléo só teve certeza da vocação nove anos mais tarde, quando protagonizou, em 2003, o filme "Benjamim", dirigido por Monique Gardenberg.
As duas, que nunca estiveram juntas em cena, devem contracenar lado a lado, pela primeira vez, no filme "Lula, o filho do Brasil", que estréia ainda este ano. Mas nada de papel de mãe e filha. Glória vai viver a mãe do presidente, Dona Eurídice, enquanto Cléo vai interpretar Maria de Lourdes, primeira esposa do ex-metalúrgico.

Além de Cleo Pires, Gloria tem outros 3 filhos (foto abaixo). Bento, Antonia e Ana (a partir da esquerda).
Para ler o texto na íntegra e no link original, clique aqui

Fontes de pesquisa:

Arquivo Pessoal

Msn entretenimento

Comentários