UERJ recebeu Gloria Pires no Auditório Cartola para um bate papo e fez a alegria dos fãs

Texto: Memorial Gloria Pires
Com informações exclusivas de Vinícius Moraes 
Fotos: Vinícius Moraes e Thaíssa Lucas

Exclusivo: Memorial Gloria Pires

Gloria Pires sendo entrevistada no auditório do UERJ

O auditório Cartola do Centro Cultural da UERJ foi palco da simpatia da atriz Gloria Pires que foi recebida por alunos, fãs e admiradores de seu trabalho em mais de 40 anos de profissão. No último dia 29 (Terça – feira) o Departamento Cultural da Universidade do Estado do Rio de Janeiro preparou uma nova edição do projeto Conversa de Artista, a entrevista foi conduzida pelo também ator Antônio Pitanga, artista visitante do Departamento Cultural/UERJ, e pela professora Mariana Oliveira, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (IAP/UERJ).
Com informações exclusivas de Vinícius moraes (na foto com Gloria Pires) - um dos grandes fãs da atriz - ele fez questão de estar presente no auditório e nos contou como foi a receptividade do público e a maioria das perguntas e respostas. Na entrada todos os convidados receberam uma senha com um espaço para escreverem o nome e fazer uma pergunta para a atriz, vamos tentar fazer um resumo de tudo o que rolou e também um pouco dos bastidores.

50 Anos de Gloria


Recentemente, um grupo de fãs preparou um singelo presente em forma de livro para comemorar o aniversário de 50 anos da atriz completado no dia 23 de Agosto. Glorinha relatou que amou o presente e para a nossa surpresa disse que até o seu assessor e seus filhos gostaram da surpresa e se emocionaram com o tamanho do carinho de seus fãs. 
Ainda empolgada Gloria Pires perguntou: “Eu postei lá, você viu?”, se referindo ao Twitter.
Claro que vimos Glorinha.

Doctor Pri

Depois de 3 anos emendando um trabalho no outro Gloria Pires quer descansar um pouco, e o prazo de seu descanso já tem os dias contados. Isso porque em Janeiro Gloria começará as gravações do seriado “Doctor Pri” (título provisório) escrito pelo autor Aguinaldo Silva. 
Em suas palavras, Gloria se mostrou bastante empolgada com o novo trabalho e disse que será um seriado muito bom e que já recebeu seis episódios e adorou todos. Priscila é uma psicóloga que no seriado estará envolvida em um misto de suspense, drama psicológico e comédia.
“Doctor Pri” marcará o reencontro de Aguinaldo Silva e Glorinha que trabalharam juntos  pela última vez em 1999 na novela ‘Suave Veneno’. A atriz chegou a ser cogitada para protagonizar a novela ‘Fina Estampa’ do mesmo autor mas declinou do convite porque estava escalada para ‘Insensato coração’ do autor Gilberto Braga.

Cinema e mistério

Gloria Pires fez mistério quanto ao seu futuro projeto no cinema já que recentemente lançou ‘Flores Raras’ e está com ‘Nise Da Silveira’ em fase de finalização. Sem muitos detalhes chegou a dizer que tem convite para um novo filme mas ainda não sabe se vai conseguir conciliar as filmagens já que o seriado será gravado até meadas de Junho, talvez a conciliação das datas seja um fator que deixará Glorinha fora desse projeto ainda sem muitos detalhes, mas que os fãs estão na torcida para que dê tudo certo.

Gloria Pires e Gilberto Braga


Glorinha é o principal nome confirmado para a próxima novela de Gilberto Braga que fez questão de reservar a atriz com bastante tempo de antecedência. Sinopse e elenco ainda não foram divulgados, porém a participação da Gloria já foi dada como certa e ainda no final de 2014 ela já começa a preparação para sua próxima personagem na TV. Gilberto que iniciou a parceria com Gloria na novela ‘Dancin’Days’ em 1978, em 2011 escreveu a personagem Norma de ‘Insensato Coração’ exclusivamente para Gloria Pires.

Gloria Pires no Canal Viva


Os amantes da teledramaturgia nacional ganharam um presente do canal Viva, recentemente começaram a exibir a novela ‘Água Viva’ de 1980 onde Gloria Pires interpretou a jovem Sandra Fragonard com 16 anos. Além de ‘Água Viva’, Glorinha pode ser vista protagonizando a novela ‘Anjo Mau’ de 1997 no mesmo canal.
Quando questionada sobre as reprises do Viva, Gloria foi enfática ao dizer que adora o canal já que resgatam essas novelas antigas e que ainda não teve tempo de assistir nenhum capítulo de ‘Água viva’. A atriz ainda contou que odiava se ver na TV e ouvir sua própria voz mas que com o tempo se acostumou.

Juliana de ‘O Primo Basílio’


Respondendo a uma das perguntas sobre a personagem, Glorinha disse que para construir a Juliana teve que fazer um trabalho de ‘desconstrução’, já que se tratava de um trabalho de dentro para fora. Nas palavras da atriz, Juliana era uma mulher sem horizontes, pobre, feia e triste e por isso viu a necessidade de se tornar uma vilã amarga e cruel por uma questão de sobrevivência e garantir o seu bem estar.  Para quem assistiu o filme sabe que Juliana teve um final infeliz, e Gloria foi bastante elogiada pela crítica ao viver essa vilã.

Lota de Macedo


Em um dos seus papéis mais polêmicos, ‘Flores Raras’ não poderia ficar de fora. Para a composição da personagem Gloria teve que ralar um bocado já que a maioria das informações eram sobre a Bishop, já perto de iniciar a gravação é que ela recebeu um livro sobre a Lota que a ajudou muito nas filmagens.
Como esse é um tema já bastante falado nos últimos dias, Gloria encerrou dizendo que além da intuição ela havia sido incorporada pela Lota fazendo a plateia cair na risada.

Brasil, mostra sua cara

Sobre as manifestações como as ocorridas em Junho no Brasil, Gloria se mostrou bastante favorável e acha super valido que o povo reivindiquem melhorias, saiam as ruas já que trata-se de democracia. O que Gloria não concorda é com a violência gratuita e vandalismo de pequenos grupos que acabam prejudicando quem realmente quer um país melhor. Para ela, ninguém se beneficia de violência gratuita.

Biografia ’40 Anos de Gloria’


Não poderia ter acontecido coisa melhor, para os fãs e também para a própria atriz. Conforme ela relatou, antes da biografia escrita por Eduardo Nassife e Fábio Fabrício Fabretti ela não tinha material guardado e isso a ajudou a rever bastante de sua carreira. Se declarou um pouco desorganizada com datas e por isso confiou no autor Eduardo que é mais metódico e a ajudou a relembrar muita coisa esquecida desses anos todos. 
O resultado final para ela foi muito importante e a deixou muito feliz.

Em casa e os conselhos da Mãe

Para Gloria Pires, não há problema nenhum quando precisa fazer o papel que caberia ao homem e vice verso. Essa maturidade e sapiência se devem ao fato de sua mãe Elza Pires desde sempre a ter aconselhado e conversado sobre todos os assuntos, um dos pontos que Gloria fez questão de lembrar é que quando na época da novela ‘Dancin’Days’ era procurada por jornalistas, sua mãe já a aconselhava a ser comedida com as palavras, ter cuidado com o que fosse dizer.

Desistir da carreira

Depois da novela ‘Duas Vidas’ em 1977 ela diz que pensou em abandonar a carreira, mas que o pai e também ator Antonio Carlos Pires disse a ela para tentar fazer um teste para a novela ‘Dancin’Days’ com o diretor Daniel Filho. 
Daniel que tinha recusado a atriz para a novela ‘Primeiro Amor’ anos antes, dessa vez se rendeu ao talento dela e a escalou para viver a jovem Marisa.

Outros comentários

Quando perguntaram sobre qual pergunta nunca fizeram e ela gostaria que fizessem, Glorinha riu e disse que aquelas perguntas que havia respondido na ocasião eram bastante diferentes das que costumam fazer a ela.
Além disso Gloria contou que se não fosse atriz gostaria de ter sido arquiteta que é uma profissão que ela adora, e que gostaria de também futuramente estudar A História da Arte.


Um dia feliz para Thaíssa Lucas




Entre as diversas pessoas que estiveram presente no auditório da UERJ no último dia 29 podemos destacar a jovem Thaíssa Lucas que não mediu esforços para conhecer a sua atriz favorita desde a novela ‘Insensato Coração’ (2011).
Avisada pela amiga Karine Veiga sobre o evento, Thaíssa chegou com 4 horas de antecedência, tudo para garantir um lugar privilegiado na plateia e conseguir ver a Glorinha de perto.
Após a entrevista Thaíssa falou com o Padilha (acessor da Glorinha) que prontamente ouviu o pedido da garota e assim ela teve seu momento de fã ao lado da atriz que a atendeu e tratou ela com todo carinho do mundo. 
A amiga Jéssica Campelo fez questão de registrar esse encontro em fotos e vídeos, um momento único para Thaíssa que não se cansa de agradecer à amiga. Quando perguntada sobre esse momento, Thaíssa ainda eufórica diz que o momento foi filmado e é melhor do que explicar. O nosso parabéns à ela por esse encontro, confiram o vídeo ↓


Outras fotos do evento:





Fonte:
Departamento Cultural - RJ

Comentários