Grupo Galeria De Novelas no Facebook elege 'Vale Tudo' como a melhor novela de todos os tempos

O Grupo 'Galeria De Novelas' no Facebook acaba de divulgar o resultado que segundo a maioria de seus membros coloca a novela 'Vale Tudo' (1988) como a melhor novela de todos os tempos. As votações iniciaram de forma que cada membro pudesse votar em suas novelas preferidas e eliminar as que não agradavam tanto, para a grande final cada um escolheria entre as 10 novelas que não foram eliminadas e a contagem foi através de pontuação. No momento o grupo conta com mais de 2050 membros e todos puderam participar da votação de forma democrática.
Entre as novelas que Gloria Pires protagonizou, 'Mulheres De Areia' (1993) vem logo em seguida ocupando a terceira posição. Confiram a tabela com as 10 principais novelas escolhidas pelos membros do grupo. (MGP)

Gloria Pires em 'Vale Tudo' interpretou a ingrata Maria de Fátima em 1988


'VALE TUDO' É A MELHOR NOVELA DE TODOS OS TEMPOS!
(Por Galeria De Novelas) 
Grifos: Memorial Gloria Pires

O resultado da nossa eleição não é nenhuma surpresa: Vale Tudo é a melhor novela de todos os tempos, na opinião do GN. Trata-se de uma corroboração, afinal não é de hoje que a trama de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basseres é apontada como a grande referência do gênero telenovela feito por aqui. Crítica social das mais ferinas, Vale Tudo colocou no centro da roda a ética do povo brasileiro e causou uma verdadeira comoção nacional. Emblemática, politicamente incorreta e inesquecível, essa é a melhor novela e ponto.
A segunda colocada, com 30 pontos a menos, é “A Viagem”, exibida na faixa das sete da Globo em 1994. Nova releitura feita por Ivani Ribeiro, o folhetim falou de espiritismo de maneira bastante envolvente e com uma competência ímpar. Sua reprise é uma das principais atrações da TV paga atualmente.
A medalha de bronze também ficou com Ivani Ribeiro (que emplacou três novelas entre as dez melhores). Mulheres de Areia, outro remake, foi ao ar na faixa das seis da Globo em 1993, e é sempre lembrada pela rivalidade das gêmeas Ruth e Raquel, interpretadas com maestria por Gloria Pires. Com ou sem lua cheia, a trama é muito querida pelo público em geral.
Na quarta posição vem a exuberante Tieta, sucesso de 1989. Baseada na obra de Jorge Amado e escrita pela trinca Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Morethzon, a novela trouxe Betty Faria no papel-título, foi um estouro de audiência sem tamanho e, de quebra, eternizou grandes personagens. Como esquecer Perpétua, vivida por uma Joana Fomm simplesmente magnífica? Impossível. Comemorando 25 anos este mês, Tieta é uma das reprises mais aguardadas pelo público do Canal Viva.
Roque Santeiro, considerada por muitos como a melhor das melhores, ficou com o quinto lugar. Sátira à exploração política e comercial da fé popular no Brasil, a novela de Dias Gomes marcou o ano de 1985. Talvez, Regina Duarte e Lima Duarte tenham em Viúva Porcina e Sinhozinho Malta os personagens mais representativos de suas carreiras.
Se não for Porcina, pode ser que seja Maria do Carmo a personagem mais alegórica já feita por Regina Duarte. Protagonizada pela atriz, Rainha da Sucata figura na sexta colocação na nossa eleição. Ao som de muita lambada, a novela trouxe à tela os novos-ricos e a elite paulista decadente, numa mistura de comédia e drama até então não vista na faixa das oito da Globo. O autor Silvio de Abreu debutava no horário em grande estilo.
Sétima colocada, A Gata Comeu é outra adaptação feita por Ivani Ribeiro de uma história de sua autoria. O folhetim foi ao ar em 1985 e é considerada até hoje a maior audiência da faixa das seis da Globo.
A Próxima Vítima é um daqueles sucessos de público e crítica que marcaram a teledramaturgia nacional. A novela, de Silvio de Abreu, foi ao ar em 1995 e chamou a atenção por ser um thriller policial muito bem alinhavado. É o oitavo lugar.
Vamp tirou o favoritismo de Laços de Família na fase de duelos e fecha a eleição na nona colocação. Escrita por Antonio Calmon e exibida em 1991, a trama vampiresca marcou uma geração.
E eis a zebra da competição. Chocolate com Pimenta conseguiu desbancar Dancin' Days nos duelos e integrar o seleto time de finalistas. Entretanto, Walcyr Carrasco e todos os fãs terão que se contentar com a décima posição.
Então é isso. Essas são as dez melhores novelas de todos os tempos, segundo o GN. Vamos falar mais sobre isso nas próximas postagens - que trarão, inclusive, o ranking detalhado das 100+. Obrigado a todos que participaram da primeira grande eleição do Galeria!

Fonte:
Galeria De Novelas

Comentários

Unknown disse…
Uma eleição muito bem organizada com um desfecho espetacular! Muito merecido o primeiríssimo lugar para 'Vale Tudo' e ainda acompanhada por 'Mulheres de Areia' em 3º! Nossa querida Glória Pires é garantia de premiações onde quer que esteja!
Também achei merecido Vale Tudo ficar em 1º lugar. Eu amei essa novela e jamais esqueci da trama.