#TrajetóriaDeGloria - 50 anos de ARTE e 55 anos de VIDA

Em especial aos 50 anos de carreira e 55 anos de vida da nossa atriz preferida, fizemos esse post resumindo carinhosamente a sua trajetória, com fotos, curiosidades, cenas marcantes e sinopse das histórias das personagens vividas por Gloria Pires. 💕 

Abrimos a cortina para...
 
♪"Tudo começou a um tempo atrás..." ♪ em A Pequena Orfã’. Foi a primeira vez em que Glorinha apareceu em frente às câmeras, aos 5 anos. 
Ela havia sido convidada para integrar o elenco das crianças do orfanato, cuidado pelo Velho Gui interpretado pelo diretor Dionísio Azevedo, mas problemas de saúde afastaram Gloria da novela. 📺

🗨“Depois que o Dionísio Azevedo a chamou para atuar na novela "A pequena órfã", não houve mais quem a tirasse da TV.” Elza Pires, mãe de Gloria - O Globo 1990 


Para a nossa alegriaaa!

Em "Sombra Suspeita" a menina, ainda conhecida por Gloria Maria, fez a sua primeira personagem. Gloria Pires, na época com 8 anos de idade, deu vida à pequena Ângela em uma rápida, mas significativa participação. 
Sua personagem era assassinada, e o protagonista, vivido por Francisco Cuoco, foi acusado injustamente de ter cometido o crime.

Foi na primeira versão de 'Selva De Pedra' em 1972, novela de Janete Clair, que Gloria Pires fez sua estreia nas telenovelas, com grandes nomes no elenco: Regina Duarte, Francisco Cuoco, Dina Sfat, Carlos Vereza, Mário Lago entre outros. 
A pequena Fátima, filha de Dona Irene (Agnes Fontoura), morava na pensão em que Cristiano (Francisco Cuoco) e Simone (Regina Duarte) se hospedam ao chegar à cidade grande.


Confira cenas da Fatinha 📺

Atrevida, né? Já mostrava o por que seria considerada uma grande atriz.

Aos 10 anos de idade, pouco depois de ter trabalhado em 'Selva De Pedra', Gloria retornou em uma novela das 20 horas na Globo. 📺
Em 'O Semideus' ela viveu a menina Ione, filha dos donos de uma barbearia, Azevedo (Castro Gonzaga) e Juventiva (Gracinda Freire). Ela fazia parte do núcleo do ator Ziembinski, intérprete do Padre Miodek. 



Entre 1974 e 1976 Glorinha se destacou também em programas de humor, como “Uau”, “Satiricom”, “Faça Humor, Não Faça Guerra” e “Chico City”, neste último teve a oportunidade de atuar ao lado de nomes como Chico Anysio e seu pai Antonio Carlos Pires. ✨✨

🗨“Aprendi muito com os pequenos papéis que representei. Naquela época, os programas era gravados no Teatro Fênix, no Jardim Botânico. Foi ali que convivi com as feras do humor. Ouvi muitas dicas deles e cada vez mais aquele universo me fascinava.”(Gloria - Biografia 40 anos de Gloria.p. 51
Nizo Neto, filho de Chico Anysio era seu parceiro de cena em Chico City. 

Gloria  fez parte do elenco de 'Duas Vidas', novela escrita por Janete Clair. Na trama ela era a jovem Letícia filha de Osvaldo, interpretado por Luís Gustavo, um pai ausente e trambiqueiro. 

Recentemente o Vídeo Show fez uma linda homenagem ao ator Luis Gustavo no quadro "Meu Vídeo é um Show" e mostrou uma cena dele com a Gloria na novela.

É só apertar o play!


Como Marisa, em 'Dancin’Days', Glorinha caiu no gosto do público: 🗨‘Foi a novela que me tornou conhecida’, contou a atriz para o Vídeo Show - Você pode conferir no vídeo abaixo. 

Na trama de Gilberto Braga, ela interpretava a filha mimada da protagonista Júlia, papel de Sônia Braga. Marisa era criada pela tia Yolanda Pratini (Joana Fomm) e não tinha um bom relacionamento com a mãe, Júlia Matos (Sônia Braga) - que ficou presa por muitos anos. 
Ao sair da cadeia seu primeiro desafio foi reconquistar o amor da filha, Marisa. Yolanda, com medo de perder a sobrinha, dificulta a aproximação entre mãe e filha. A rivalidade entre as duas irmãs era o tema central da novela que foi puro sucesso e colocou todo mundo para dançar.  




Pausa para trilha: 📻
"Abra suas asas, solte suas feras, caia na gandaia, entre nessa festa..." 💃🕺



Na trama Glorinha contracenou com seu grande amigo Lauro Corona, com quem fazia par romântico. ❤







Confira cena emocionante de Dancin' Days

Zuca foi sua primeira protagonista. A história da caipira que se apaixona pelo moço da cidade grande caiu no gosto do público e se tornou um dos maiores sucesso da rede globo no horário das 18 horas.  🤗
Zuca, charmosa na sua simplicidade quase inocente, era filha de Zé da Estação (Carlos Duval) e Siá Bina (Ana Ariel). Noiva de Tobias (Roberto Bonfim), rompe o compromisso quando conhece Luís Jerônimo (Fábio Jr.), enfrentando tudo e todos pelo seu amor.


De cabelo curtinho Glorinha deu vida a Sandra, sua personagem em 'Água Viva'. Na trama a filha única de Miguel (Raul Cortez) e Lucy(Tetê Medina), perde a mãe em uma explosão de barco e além do dilema da perda, enfrenta a fase jovem, a difícil decisão de escolher uma profissão e a chegada da madrasta Lígia(Betty Faria), por quem seu pai se apaixonou. 
Ao final da trama ela se apaixona pelo amigo Bruno (Kadu Moliterno). É em Água Viva que Gloria e Kadu formam o primeiro par romântico. ❤ Em 2013 o Canal Viva reprisou a novela deixando todos os fãs da trama enlouquecidos, toda noite a letra da música de abertura pintava na timeline acompanhado da hashtag da novela. #ÁguaVivaNoViva 
 "Menino do rio, calor que provoca arrepio, dragão tatuado no braço..." 🎶


Cenas de Sandra - Água viva


'As três Marias' contava a história de amizade entre as jovens Maria José (Gloria Pires), Maria Augusta (Nádia Lippi) e Maria da Glória (Maitê Proença), que se conheceram no Colégio Vilmont, na Suíça e se reencontram anos depois, no Rio de Janeiro. 💁‍♀🙋‍♀🙆‍♀
Maria José é uma jovem amargurada, que sofre com os problemas de relacionamento entre os seus pais.  As três personagens encontram na amizade uma forma de superar a dor e os dramas da vida pessoal. O problema é que elas se apaixonam pelo mesmo homem, o publicitário Lucas (Kadu Moliterno). 😱😲(Memória Globo) 


Uma das curiosidades é que Gloria Pires cantava o tema de sua personagem, a música "Coração" que era tema da Jô.  OUÇA AQUI 📻


Em 1982 foi a estreia da Gloria no cinema, dirigido por Fábio Barreto, baseado em um conto de Bernardo Élis. 🎬
Sua personagem era uma índia da região de Goiás, Put'Koi (Gloria Pires), que se apaixona por um cabo do Exército Silvério (Nuno Leal Maia), encarregado de resolver determinadas irregularidades em um garimpo. A trilha ficou por conta de Caetano Veloso, que compôs a música ‘Luz do Sol’ inspirada na Glorinha. 


🎶"Luz do sol 
Que a folha traga e traduz 
Em verde novo 
Em folha, em graça, 
em vida, em força, em luz..."🌿🌞☀


Em 'Louco Amor' Gloria interpretava Claudia. “Uma jovem simpática, inteligente e extrovertida. Apesar do evidente talento, tem dificuldade para conseguir emprego. É ambiciosa, no bom sentido, pois quer alcançar realização profissional e afetiva. ” 


 
No filme 'Memórias do Cárcere' Gloria interpretou Heloísa esposa do escritor Graciliano Ramos. "O roteiro é uma adaptação do livro homônimo de Graciliano Ramos, em que é contada a fase que o escritor, autor de Vidas Secas, esteve preso sob ordens da polícia do Estado Novo no Brasil." Vale a pena conhecer a história de um dos importantes escritores brasileiros. Confira aqui!

Em 'Partido alto' Celina, personagem de Gloria é uma jovem, excelente aluna que  ”tem personalidade forte e é independente, sempre entrando em conflito com o pai por não aceitar seu envolvimento com a contravenção. Na verdade, vive um drama: sente-se na obrigação de ser fiel ao pai e às suas origens, mas identifica nele tudo o que reprova e combate. É aluna do professor Maurício(Cláudio Marzo), com quem tem uma estreita relação, e namorada de Fernando(Roberto Bataglin)". 
Uma curiosidade é que ”Gloria, começou a gravar a minissérie O Tempo e o Vento (1985), no papel de Ana Terra, ainda durante as gravações de Partido Alto". 

Em sua primeira minissérie,  Gloria interpretou Ana Terra, personagem que também foi interpretado por Cleo em 2014 no filme 'O Tempo e o Vento'. 
A minissérie conta um pouco da história de formação do estado de Rio Grande do Sul, através da família Cambará e as lembranças de Bibiana: sua avó Ana Terra, seu marido Capitão Rodrigo Cambará, seu filho Bolivar e a ligação deste com Luzia, "a Teiniaguá", seu neto Licurgo. 
"Entre as cenas marcantes de sua personagem, Gloria destaca a sequência em que dá luz a Pedro, sozinha, depois de ter sido rejeitada pela família”. Realmente, é uma cena emocionante, assim como a cena em que o pai de Ana Terra abraça seu neto, Pedro, pela primeira vez. 😭 
A minissérie foi  vendida para mais de 20 países. 👏👏

💋💋💋 Em 'Besame Mucho', Gloria interpreta Olga. “O filme relata a trajetória de dois casais de amigos, Xico e Olga(José Wilker), e Tuca(Antonio Fagundes) e Dina(Cristiane Torloni): o romance no interior, o casamento, o sexo, a carreira profissional, os fatos políticos das décadas de 60 e 70, e como a canção Besame mucho interferiu em suas vidas.”


Início do século XX, uma jovem é prometida ao banqueiro Francisco Monserrat(Carlos Vereza) para sanar as dívidas de seu pai, um industrial falido. Esse é o o maior dilema da personagem de Gloria em 'Direito de Amar'. A jovem, bela, doce e meiga, tem uma personalidade forte, mas aceita o casamento arranjado.  Depois de conhecer Adriano(Lauro Corona) e se apaixonar, Rosália descobre que o seu grande amor é filho do banqueiro Monserrat.💔 Tadinha!!  😔😕




Em 2012 o Vídeo Show exibiu por duas semanas uma sequência contando a história da novela 'Direito de Amar' no quadro 'Novelão da Semana'.  
🎥 Confira aqui!



Para os fãs da novela Vale Tudo, basta ouvir o nome Maria de Fátima para associá-lo ao desprezo da personagem de Gloria por ter esse nome... "eu não suporto esse nome de pobre". Jovem ambiciosa e sem escrúpulos, Fátima tem um desejo de ascensão social quase doentio e não mede esforços para vencer na vida. Vende a casa em que mora com a mãe(Regina Duarte) e muda-se para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor.
"ODEEEEEEEEIO VOCÊ!!"

Apaixonada por César(Carlos Alberto Riccelli), um cafajeste ao nível dela, casa-se por interesse com Afonso Roitman(Cássio Gabus Mendes) e conquista a tão sonhada riqueza, mesmo contrariando a mãe. 
Fátima foi considerada a filha mais ingrata da TV brasileira e está entre as personagens que Gloria mais curtiu fazer.😎 E nós adoramos assistir! 😄
 
Em 1988 'Vale Tudo' ganhou o troféu APCA de melhor novela 🏆 e Gloria Pires o APCA de melhor atriz 🏆, sendo exibida em mais de 30 países. 🌍 Em 2016, foi eleita pela revista Veja a "melhor telenovela brasileira" de todos os tempos. 🏅

Atualmente a trama está sendo exibida no Canal Viva pela segunda vez e segue na liderança do canal, confirmando sua qualidade e o quanto é atemporal. Vale MUITOOOOOO rever!! 


 
Gloria interpreta Sandra em 'Jorge, um brasileiro' “filme brasileiro de 1988, do gênero drama, dirigido por Paulo Thiago, e com roteiro baseado no romance homônimo de Oswaldo França Júnior. O filme teve um milhão de espectadores nos cinemas do Brasil em 1988” 🎫


Autêntica, esse pode ser um bom adjetivo para Sarita, personagem da Gloria na novela 'Mico Preto'. Diferente de todos os personagens até então interpretados por ela, Sarita era a comédia em pessoa. Expansiva e trambiqueira, a noiva de Firmino (Luis Gustavo), era uma trapaceira que esconde dele o fato de trabalhar em uma boate. Ingênuo e apaixonado por Sarita, Firmino cede a todos os seus pedidos.  
Buscando se dar bem, em determinado momento da história Sarita é contratada para se casar com o deputado José Maria (Marcelo Picchi), um homossexual que está se candidatando a governador.   

Gloria e Miguel Falabella dividiram muitas cenas engraçadas. Era impossível não rir com esses dois em cena. 🖱 Aqui tem um trechinho desse  divertido encontro.  


No inicio da trama Stella Barreto, é uma mulher fina, elegante, casada com um médico mentiroso e mulherengo interpretado por Antonio Fagundes. Ela descobre toda farsa dele e decide mudar de vida, de mulher passiva e dona de uma bela mansão, muda-se para um apartamento e decide voltar a trabalhar. Nessa nova aventura conhece Rodolfo(Kadu Moliterno) por quem acaba se apaixonando. ❤ Ao longo da trama ela descobre que vai realizar o grande sonho de ser mãe, mas... Stella só não desconfiava que Rodolfo não era o pai.😱
Quem lembra do tapa?

📢🚨 Alerta spoilers: Rodolfo era estéril e na verdade o filho que Stella estava esperando era de Felipe, seu ex marido. 


Pode tocar Sexy Iemanjá porque chegou a hora de falar de 'Mulheres de areia'... aêêêê 🙌
"A noite vai ter lua cheia..." 🎶
É SUCESSO QUE FALA, NÉ? Então... quem que é noveleiro e nunca ouviu falar de Ruth e Raquel, as gêmeas mas amadas e odiadas da tv brasileira? E de Tonho da Lua? Se você não ouviu falar deles, sinto muito migo, mas você não é noveleiro raiz. 😂😂
Ruth a irmã boazinha que se apaixona por Marcos(Guilherme Fontes), é impedida pela irmã, Raquel, de viver esse grande amor. Percebendo que Marcos é um rico empresário, Raquel decide tomar a frente da irmã e se passando por Ruth, conquista o bonitão. 

A irmã má por diversas vezes mereceu apanhar...

Mas que a Raquel é a rainha do deboche, 
isso não dá pra negar! 

As gêmeas renderam a Gloria os prêmios APCA, TV Press e Troféu Impressa na categoria de Melhor Atriz de 1993. 🏆
 Mais que merecido,né? 😎👏

E essas duas juntas? ❤
Recentemente o Vídeo Show fez uma reportagem especial para comemorar os 25 anos da segunda versão de Mulheres de Areia e promoveu um encontro entre Gloria e Eva Wilma, interprete de Ruth  e Raquel na primeira versão, em 1973. 🎥 Confira aqui. 



Depois de viver as gêmeas, Gloria teve a oportunidade de interpretar Maria Moura, a protagonista de um dos livros da grande escritora Rachel de Queiroz. 📗

💬"Maria Moura é muito mítica, uma heroína! E vem de um romance lindo. Foi um trabalho maravilhoso e puxado. Tudo tinha que ser gravado em fazendas porque não podia ter poste, prédios, barulho de caminhão... Não existia computação gráfica! O acesso aos lugares era difícil! Andávamos seis quilômetros numa estrada de terra com roupas quentes e armas pesadas.  Mas valeu a pena". Declarou Gloria em uma entrevista que deu ao site Extra em 2013, na ocasião a atriz reviveu Maria Moura para uma foto especial. 🐴

Confira o resultado abaixo. 
 Ao final da foto a atriz se emocionou. Incrível, né?

O filme brasileiro indicado ao Oscar em 1996 conta a história de uma comunidade rural no Rio Grande do Sul em 1910, composta por imigrantes italianos. "Dois casais muito amigos se unem para poder sobreviver e decidem morar na mesma casa. Mas o tempo faz com que a esposa (Patricia Pillar) de um (Alexandre Paternost) se interesse pelo marido (Bruno Campos) da outra (Gloria Pires), sendo correspondida." Diante da traição Pierina, personagem de Gloria, tem que lidar com a situação de ser trocada por seu marido. 



"A história do amor proibido entre o índio Peri e a jovem branca. O relacionamento se concretiza com o consentimento do pai da moça, graças ao ataque dos índios Aimorés à fortaleza de sua família. É quando o fidalgo pede a Peri que salve sua filha."



Cuidado!! Essa carinha da foto engana!!
Em 'O Rei do Gado' sua personagem era a falsa herdeira de Jeremias Berdinazzi (Raul Cortez) que armava um plano para ficar com sua fortuna tendo como comparsa o Fausto (Jairo Mattos), advogado de Jeremias. Após descoberta a farsa, a falsa Marieta era na verdade a Rafaela, que  acabou herdando uma fazenda do 'tio' e foi cuidar dos seus negócios, claro, depois de ter aprontado todas.

😇😈 Sabe aquele personagem que você ama e odeia, essa era a Nice no início da trama. A ambiciosa babá usou de todas as armas para conquistar Rodrigo (Kadu Moliterno), o irmão de sua patroa. Nice vai trabalhar na rica mansão dos Medeiros como babá de Théo, filho da irmã de Rodrigo, Stela (Maria Padilha) e do cunhado, Tadeu (Daniel Dantas). Ela passa a planejar o dia em que deixará de ser pobre e se transformará na dona daquele casarão.💰👠
 Mas  sua ambição vai além, ela se apaixona de verdade por Rodrigo e enfrenta tudo e todos pelo homem que ama. É uma batalha e tanto!
Com o decorrer da trama o público esquece o lado "mau" da Nice e torce pela sua difícil felicidade. 
Confira um resumão dessa história de amor aqui.

Em Pequeno Dicionário Amoroso  Gloria interpretou a Bel, ex esposa de Gabriel(Daniel Dantas). Dois jovens que se conhecem por acaso, se apaixonam, se questionam e se separam.
"O filme traz todos os verbetes possíveis numa relação amorosa, da atração a separação passando pelas coincidências, felicidade, jogo, juramento, pesadelo, revanche… e à teimosia do amor. São, literalmente, as desordens da paixão em ordem alfabética." 📓

"Mas que perturbação" essa era uma das falas preferidas da Lavínia quando Valdomiro insistia em dizer que ela era Inês. A trama começa com a personagem de Gloria se passando por Inês, uma moça calma, ingênua, meiga e do bem que perde a memória em um acidente de carro provocado por Valdomiro(José Wilker). Eles se apaixonam e ela compre o plano de sumir da vida dele deixando ele sem seu "império". 💎💎 Capítulos mais tarde surge Lavínia, uma mulher intempestiva, brava e atrevida.  No decorrer da trama o público e o protagonista descobrem que Lavínia e Inês são as mesmas pessoas e apesar dos "arranca rabos", como o nordestino falava, eles se amam de verdade. ❤💎

📢🚨Alerta spoilers: O último capítulo da novela tem uma cena linda... Valdomiro indo atrás da mulher grávida do seu filho, com direito a beijo de parar o trânsito.🚦🛑
   
Com a morte da mãe, a partilha dos bens é o motivo para as quatro irmãs da foto se reunirem novamente, como nos tempos de criança. 💁‍♀🙆‍♀🙅‍♀🙋‍♀

As divergências são inevitáveis, pois elas seguiram caminhos muito diferentes: Selma,personagem da Gloria, é a irmã mais conservadora, está casada com um militar e leva uma vida disciplinada na Tijuca. Juntas Regina(Andréa Beltrão), Lucia(Lília Cabral), Laura(Paloma Duarte) e Selma vão relembrar a infância e valorizar a importância dos laços afetivos e da convivência em família. É um filme divertido e ao mesmo tempo emocionante. 


Sobre 'Desejos de Mulher' bastam dois nomes: CHICO E JULIA!🔥 Por esses dois sobram motivos para os fãs implorarem por uma reprise dessa novela. 
Claro, além da química absurda de Gloria Pires e Edu Mocovis, a novela trouxe uma trama ousada e divertida. Regina Duarte era Andrea, irmã adotada de Julia, e na trama tivemos o prazer de ver essas duas juntas novamente na nossa telinha.  📺
Como a novela é quase uma raridade, o Blog reuniu as cenas da Julia disponíveis na internet, basta conferir a playlist aqui. 🖱 

Em seguida outra Júlia cruzou o caminho da Gloria. Essa era a dona e administradora da Belíssima, reconhecida e luxuosa fábrica paulista de roupas íntimas. Muito discreta e reservada, no início da trama ela vive à sombra de sua falecida mãe e tem dificuldades de encontrar seu próprio espaço e sofre também com as maldades de sua avó Bia. Isso muda ao conhecer o charmoso André(Marcelo Antony) por quem se apaixona. Não demora muito e ele dá um golpe na "amada" tirando das mãos de Julia a presidência da Belissima. 💔 
É ao lado de Nikos(Tony Ramos) ela junta todas as forças e reconquista seu espaço na empresa.  

📢🚨Alerta spoilers: Julia termina a trama com o grego Nikos, depois de perceber que ele é o homem de sua vida. As últimas cena deles juntos é a coisa mais linda!!

Atualmente você pode conferir a trama nas tardes da globo no 'Vale a Pena Ver de Novo'.📺

Com cabelos mais claros e íris cor de mel, Glorinha deu vida a Helena. Não, não estamos falando de nenhuma novela do Manuel Carlos e sim do filme brasileiro que levou mais de 3 milhões de pessoas ao cinema. A pérola é 'Se Eu Fosse Você' uma comédia maravilhosa de assistir em que traz Gloria e Tony Ramos trocados de corpo, isso, ele sendo ela e ela sendo ele, quer dizer, Helena no corpo de Cláudio e Cláudio no corpo de Helena.
Se você ainda não assistiu e ficou confuso... aproveita o próximo sábado de folga, faz uma pipoca, clica nesse 🖱 link e assiste.  
É babado. 

 
Aaaaah gente, para!! Quem assistiu Paraíso Tropical e não torceu por Lúcia e Antenor? Casal mais lindo, super bem construido. Ele autoritário, frio e sem escrúpulos, aprendeu com ela, forte, íntegra e inteligente, o significado do amor, do caráter e de partilhar a vida à dois.


Antenor se apaixona pela mulher que inicialmente seria apenas a mãe do seu futuro filho, mas além de um herdeiro, encontra o amor verdadeiro. 🖱 Aqui no blog tem o resumão dessa história de amor.

Na adaptação do clássico 'O Primo Basílio', de  Daniel Filho, para o cinema Gloria interpretou Juliana, empregada amarga e fria  que passa a chantagear a patroa após conseguir provas da traição dela com o primo. 
A equipe de caracterização teve a difícil tarefa de deixar Gloria feia, quase uma velha rabugenta, como a personagem exigia.

E PÁ!! Um raio caiu duas vezes no mesmo lugar.
Esse fenômeno trouxe novamente às telas do cinema o filme Se Eu Fosse Você
Após brigar com Helena (Gloria Pires) e sair de casa, Cláudio(Tony Ramos) vai morar com o amigo e advogado Nelsinho(Cássio Gabus Mendes). Vivendo uma crise no casamento e em meio ao trâmites do divórcio, eles voltam a trocar de papéis. Para piorar ainda mais a confusão, o casal descobre que a filha deles, de 16 anos, está grávida do namorado. 
Assim como o primeiro, Se Eu Fosse Você 2 é um filme leve e bastante divertido que trás situações do cotidiano do homem e da mulher. 💁‍♂↔💁‍♀


"Baby baby a quanto tempo...
Baby Baby, I love you" 🎶
Baby, uma quarentona, solitária, professora de violão que se interessa pelo novo vizinho(Paulo Miklos). Buscando essa nova aventura, ela deixa de fumar e se muda para o apartamento dele. O filme é autêntico, diferente e tem um humor negro bacana de assistir. 

🚭 'É Proibido fumar' conquistou muitos prêmios de melhor filme nos festivais brasileiros. 🏆


Gloria interpretou Dona Lindu, a mãe do ex presidente Luis Inácio Lula da Silva. “Baseado no livro homônimo escrito pela jornalista Denise Paraná, o filme narra a história de Lula de seu nascimento até a morte de sua mãe, quando é um líder sindical de 35 anos detido pela polícia política da ditadura militar.” 
No filme Gloria atuou pela primeira vez em uma pequena cena ao lado da filha Cleo, que interpretou a primeira esposa de Lula.

A segunda década do século XXI começou do jeito que os fãs gostam. Com sucesso! Norma, a enfermeira humilde e simples do início da trama deu lugar a uma mulher vingativa e poderosa após ser presa injustamente e enganada por Leonardo, o homem que dizia estar apaixonada por ela. 
Em Insensato Coração duas das muitas cenas chamaram muito a atenção do público, a primeira foi quando Léo(Gabriel Braga Nunes) depois de seduzi-la, humilha Norma chamando de feia e velha.
Vontade de dar na cara do Léo.

E a segunda é quando ela revela para Leonardo a mulher poderosa que ela se tornou.
"Norma não, Dona Norma"
Na época os telespectadores foram a loucuraaaa, teve blusa, teve funk e teve o termo "Dona Norma" por três dias nos trends topics do Twitter. 
"Who run the world? Norma."
Gloria repetiu a parceria com Gilberto Braga, autor da novela e Dennis Carvalho, diretor. Venceu o prêmio APCA de melhor atriz e atuou pela primeira vez ao lado de Tarcísio Meira. 



Nanberta x Feliberta. Quem lembra?


Gloria interpretou Roberta Leone, Mulher de temperamento forte e origem humilde, que ajudou o marido a alcançar o sucesso na fábrica. Com a morte do marido teve que tocar os negócios sozinha.
Ao longo da trama Roberta Leone passou a ser disputada por Nando e por Felipe. Os fãs dividiram suas torcidas, mas contrariando a primeira versão de Guerra dos Sexos, Roberta pegou um helicóptero e foi atrás de Felipe. 📢🚨Alerta spoilers 


E quem torcia para Roberta terminar a trama com Felipe adorou o final da novela.


Imagine 23 mulheres "belas belas belas andando na rua como quem passa na passarela..." 🎶 essa era a proposta de 'As Brasileiras'. A maioria dos Estado do Brasil ganharam episódios protagonizado por atrizes. 
Gloria interpretou  Ângela, mãe superprotetora que vivia no Rio de Janeiro. No episódio Gloria teve a oportunidade de contracenar com a filha Ana em seu primeiro trabalho. Foi a coisa mais fofinha ver as duas atuando juntas.😍 A Antonia, segunda filha da Gloria, também fez uma participação no episódio que vale muito a pena rever.  
 Gloria e Ana - Ângela e Malu

Em Flores Raras Gloria interpretou Lota de Macedo Soares. O filme é "baseado na história de amor real entre a poetisa americana Elizabeth Bishop e arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares. O filme trata a história dessas duas mulheres e suas trajetórias. ”  
Mais de 90% do filme é em inglês e Gloria mostrou talento e domínio ao atuar em outro idioma.



Em Irmã Dulce ela fez uma pequena participação interpretando a Mãe de Dulce.

Quem era fã do seriado 'A grande Família' não conseguia imaginar o casal mais fofo das noites das quintas-feiras da globo sendo interpretado por outros atores, mas foi o que aconteceu. 
O último episódio de A Grande Família fez uma releitura do seriado e convidou vários atores, entre eles Tony Ramos e Gloria para os papeis de Linel e Nené.♥ 
Foi uma bela homenagem!


Babilônia... Como esquecer Beatriz? IMPOSSÍVEL!


Que mulher bonita, elegante ambiciosa e inescrupulosa. Ela era a definição do Deus me livre, mas quem me dera. 😂😂 Beatriz casou-se com Evandro(Cássio Gabus Mendes) por interesse e durante muito tempo comandou a construtora dele, fazendo várias maracutaias para desviar dinheiro para suas contas no exterior. Considerava-se acima do bem e do mal, tendo sido capaz de mentir, roubar e até matar.🔫 Não contava que iria se apaixonar por Diogo(Thiago Martins), filho de uma das pessoas que ela assassinou. 

Quem acompanhou a novela viva tentado a torcer por Beatriz, mesmo ela sendo uma cobra. Sem falar na química estrondosa entre Beatriz e Diogo. 
#DioTriz


Nunca uma protagonista fez tanto jus ao título do filme, de fato Gloria estava Linda de Morrer nas cenas como interprete de Paula Lins, uma cirurgiã plástica que encontra a fórmula para o fim das celulites. Essa "descoberta" deixa as mulheres enlouquecidas, primeiro por conta da procura pelas pílulas e segundo pelo efeito colateral que o remédio gera.💊
Uma comédia leve, mas que no fundo trás uma reflexão muito válida. Além da crítica à busca incontrolável pela beleza, a importância da relação entre mãe e filha é um ponto alto da história. Novamente Gloria teve o prazer de atuar ao lado da filha Antonia que junto com o personagem de Emílio Dantas protagonizou cenas ótimas.

"E se perguntar o que é o amor pra mim..." 🎶 Anos depois, o Pequeno Dicionário Amoroso foi reformulado, em 2015 a continuação do filme trouxe novas reflexões sobre o amor e as formas de amar, atualizando esse dicionário. Assim como no primeiro filme, Gloria fez participação no segundo, que contou com os mesmo atores como protagonista - Andrea Beltrão e Daniel Dantas.🔮

Sabe aquele filme que o fã morre de orgulho de indicar a um amigo? Nise – O coração da Loucura é um deles. Dono de vários prêmios internacionais, o filme foi lançado em 2016 e trás Gloria Pires interpretando a doutora Nise da Silveira, uma psiquiatra pioneira da terapia ocupacional no Brasil. “Ao sair da prisão, a doutora Nise da Silveira volta aos trabalhos num hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro e se recusa a empregar o eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos. Isolada pelos médicos, resta a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma revolução regida por amor, arte e loucura."
  Impossível não se emocionar!


Em 2016 outro desafio chegou para Gloria: interpretar uma juíza de vara de família, em atuação e que trata de assuntos bastantes delicados. Assim foram as duas temporadas da série 'Segredos de Justiça', exibida no fantástico com direção geral de Pedro Peregrino. Em cada episódio era contado um conflito de família em que a juíza Andrea Pachá decidiria, de acordo com a lei, quais decisões tomar.

Impossível falar da mais recente personagem da Gloria na TV e não lembrar da montanha russa que foi a vida da Beth. 🎢 Sabíamos que ela ia sofrer, apertamos os cintos e embarcamos na história, maaaaaas o cinto estava frouxo, porque foi muito tombo. 😅
Beth tinha o sonho de ser estilista, mas é obrigada pelo sogro a forjar a própria morte e a se afastar de todos que ama. Após desaparecer, trocar de identidade e ser conhecida apenas por Duda, ela entra num processo de autodestruição em função da bebida e da depressão. Vai vagar por várias cidades até voltar para o Tocantins, sua terra natal”. No meio disso tudo ela acaba encontrando sua primeira filha que lhe foi tirada após o nascimento.

Ao longo da trama a "bichinha" sofreu, e a gente sofreu junto. Beth proporcionou muitas cenas marcantes para a carreira da Gloria. A história de mãe e filhas, os reencontros, julgamentos, a superação do alcoolismo e finalmente a paz por de fato se encontrar no mundo. 

Com uma série de atores talentosos, como Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Eliane Giardini, Laura Cardoso, Juca de Oliveira... além da jovem Bianca Bin, 'O outro Lado do Paraíso' foi um novelão.
É OU NÃO É UMA CARREIRA BRILHANTE ??
Com mais de 50 personagens e muitas histórias vividas.

Nós, fãs, morremos de orgulho e temos motivos de sobra para parabenizar essa grande MULHER por seus 50 anos de  arte e 55 anos de vida.
NÓS TE AMAMOS, GLORINHA!!

Muito bom relembrar, né? Conte nos comentários qual personagem você mais gostou, qual marcou sua vida, um momento especial com Gloria, uma cena que você não esquece e os parabéns por essa #TrajetóriaDeGloria.😍

Realização:
Equipe do Blog Memorial Gloria Pires

Fontes:
Acervo Pessoal
Mémoria Globo
Site Gloria Pires
Biografia 40 anos de Gloria 
Google Imagens
Wikipédia
Blog Memorial Gloria Pires 

Comentários

Unknown disse…
Gostei muito da Marisa de Dancin Days, e também da Zuca de Cabocla, principalmente a abertura da novela com imagens da cabocla brejeira, esbanjando toda a sua morenice. Parabéns, Glória Pires! Sucesso sempre!!
Unknown disse…
Minha personagem preferida é Nice de anjo mau amo de paixão parabéns minha diva
Unknown disse…
Amo Nice de paixão novela anjo mau parabéns diva
Josué Palácios disse…
Quando vi Gloria Pires pela primeira vez foi em "Mulheres de Areia" e foi paixão a primeira vista. Acompanho desde então, parabéns para essa querida.
Unknown disse…
Parabéns mito.................