Gloria Pires sobre consumo consciente: "Só tenho roupa que uso"

Atriz vive a compradora compulsiva Rita em 'Desapega!', longa em que protagoniza e colabora no roteiro 
Gloria Pires, de 58 anos, se considera uma consumidora consciente atualmente. Na pele da compradora compulsiva Rita, em Desapega!, longa que protagoniza ao lado de Maísa Silva (Duda), de 19, e colabora no roteiro, a atriz recebeu Quem nos bastidores do set de filmagem para falar da produção dirigida por Hsu Chien, com roteiro titular de Leandro Matos. 

"A compulsividade não é só comprar. Ela pode se manifestar de várias formas. O que achei interessante na história do filme foi trazer essa questão com humor. Está tão comum a compulsividade, em todas as faixas etárias, classes sociais. É um tema muito abrangente. Achei bacana explorar esse assunto para as pessoas entenderem que elas não estão sós. E elas precisam entender os sinais para pedir ajuda", sinaliza. 

"É uma comédia, mas com muito sentimento. Não é só aquela coisa de fazer sorrir. A história também faz você refletir, te leva para algum lugar da sua vida, buscando uma comunicação direta com quem vai assistir. É um trabalho muito sensível, muito delicado. Estou felicíssima com o que a gente está fazendo. Estou curiosa para ver como vai ficar esse conjunto todo pronto. Vi algumas ceninhas pequenas ainda", completa. 

Ao ser questionada se sofreu com algum tipo de compulsão na quarentena, Gloria nega. "Nessa pandemia fui bem fora do padrão. Não tive nenhuma compulsão. Nem por roupa, bebida ou comida. Mas já tive fases na minha vida que eu tinha bem essa compulsão de passar em uma farmácia, por exemplo, ou em uma papelaria. Já tive a fase de sapato e bolsa. Mas já tem muito tempo que consegui entender e controlar essa compulsividade. Cada vez mais, a coisa do consumo para mim está ganhando um lugar muito consciente. Preciso entender se eu preciso daquilo. Só tenho roupa que eu uso. Tem peças que são memórias. Mas no geral, só tenho coisas que eu uso no meu armário", garante. 


Mãe e filha, além de melhores amigas, Rita e Duda enfrentam dilemas quando a jovem anuncia que irá sair de casa. Após sete anos controlada de seu vício em compras, Rita lidera um grupo de apoio a compradores compulsivos e está começando um novo romance com Otávio (Marcos Pasquim), mas a notícia acaba alterando sua rotina. 

 "Essa amizade entre mãe e filha é tão forte e significativa. Quando o pai dela morreu, filha e mãe se apoiaram muito. A Duda foi a grande responsável pela recuperação da mãe. Acho muito bonito ser mostrado essa relação delas no filme, sem competitividade, sempre com uma crítica muito mais construtiva e de apoio", relata. 

Esta é a primeira vez que Gloria e Maisa trabalham juntas. A veterana rasga elogios a musa teen. "Conhecia de quando ela era pequenininha daqueles vídeos que vivem passando dela, falando várias coisas engraçadas. Ela é muito comunicativa, tem cabeça feita e é cheia de opinião. Não sou muito de redes sociais, mas fiquei muito feliz em ver que aquela menininha virou uma jovem mulher tão situada, articulada, consciente. É muito bacana", exalta a atriz, que também enaltece a família e educação de Maisa. 

 "Agora que conheci os pais, tudo faz sentido, porque são coisas que a gente aprende em casa, como conviver com o outro respeitando. Os pais dela são muito cuidadosos com ela, mas dão toda liberdade para ela se expressar e ser quem ela quer. A mãe está sempre junto, mas não tem aquela pressão. Pelo que vi é um estar junto agradável, leve. Ela é uma menina incrível. Fizemos algumas cenas bem emocionantes. Vamos ter muitas ceninhas fofas, mostrando toda essa integração da mãe com a filha", promete. 


Desapega! foi todo rodado no Rio de Janeiro. O elenco conta ainda com Malu Valle, Wagner Santisteban, Polly Marinho e Carol Bresolin. Produzido pela Rubi Produtora, a película é uma coprodução com Bronze Filmes, Audaz Filmes e Telecine, a previsão de estreia é para 2022. Gloria fala do prazer em contracenar com o ex-genro. "O Wagner é tão querido. A gente adora ele. Virou um amigo nosso e é um ator fantástico. Sou fã do trabalho dele. Foi muito gostoso a gente atuar junto. Tiveram algumas cenas dos compulsivos que eram muito engraçadas. Era uma galhofada", brinca. 

 Sobre a experiência por trás das câmeras, a artista faz um balanço positivo. "Sou co-produtora e também colaborei no roteiro. O Hsu é uma pessoa muito talentosa. Ele é muito atencioso e compreensivo. O Hsu é surpreendente. Ele foi totalmente aberto e entendeu todas as questões que eu trouxe. Tive muita preocupação de fazer um humor que não exclua as pessoas. Você fazer um humor zoando o defeito do outro é muito fácil. Trabalhamos nessa linha de fazer humor sem desrespeitar os outros", afirma. 

 Depois de viver o drama com a internação do marido, Orlando Morais, por complicações decorrentes da Covid-19, Gloria admite ter ficado receosa de voltar a trabalhar na pandemia. "Mas é curioso, porque eu senti uma insegurança. A gente ficou todo esse tempo dentro de casa acompanhando as notícias e vendo a nossa volta o quanto é complicada e tensa a pandemia. É uma situação realmente muito delicada. Quando voltei, demorei um pouco a me acostumar. Parece que me senti solta demais. Demorei a me sentir à vontade fora do meu ambiente familiar", conclui.

Maisa tambem falou com a Revista Quem sobre sua personagem: "A Duda é uma menina super responsável, é focada nos objetivos dela e a maior paixão dela foi herdada do pai que é a fotografia. A personagem dela é supermoderna, mas ela tem um laço afetivo com o pai e usa a câmera antiga dele para tirar fotos. Outra coisa que acho bonitinho no filme é que ela se preocupa muito com a mãe Rita (Gloria Pires) e, às vezes, parece que elas invertem os papéis." 

 É a primeira vez que você atua com Gloria Pires. Como está sendo essa experiência? 

"Para mim é um grande aprendizado. É uma honra contracenar com a Gloria e conhecer quem ela é de perto. É um grande privilégio e um aprendizado a cada dia. Ela é uma profissional muito incrível, muito generosa, muito centrada. Vou levar essa experiência para a vida inteira."

Fonte:
Site Quem

Comentários