Especial 'Partido Alto': Gloria Pires é Celina

Resumo da personagem da Gloria Pires na novela 'Partido Alto'. 
 Este post contém spoilers
Informações gerais

Novela da Globo – 20h  – 174 capítulos. 
Primeiro Capítulo: 07 de maio de 1984.
Último Capitulo: 24 de novembro de 1984. 
Autores: Glória Perez e Aguinaldo Silva. 
Direção de Roberto Talma, 
Jayme Monjardim, 
Carlos Magalhães, 
Luís Antônio Piá e 
Helmar Sérgio.
Direção geral de Roberto Talma.

Perfil da personagem

Celina - Foto: Memória Globo

CELINA (Gloria Pires) – Filha predileta de Célio Cruz (Raul Cortez) com Izildinha (Célia Helena) e irmã de Felipe (Luiz Felipe de Lima). A jovem é excelente aluna, tem personalidade forte e é independente, sempre entrando em conflito com o pai por não aceitar seu envolvimento com a contravenção. Na verdade, vive um drama: sente-se na obrigação de ser fiel ao pai e às suas origens, mas identifica nele tudo o que reprova e combate. (Memória Globo) 

○ Abertura da novela

Abertura de Partido Alto, produzida por Hans Donner e sua equipe, reuniu um grupo de dançarinos de break e outro de sambistas. Juntos, ao som de Enredo do Meu Samba, de Dona Yvone Lara e Jorge Aragão, na voz de Sandra de Sá, eles deram um show. (Memória Globo)


○ Tema nacional da Celina:
 
○ Tema internacional da Celina: 


Trama Central 

Ambientada na Zona Sul carioca e no bairro do Encantado, na zona norte do Rio de Janeiro, Partido Alto conta a trajetória de vida de diferentes personagens femininas, como Isadora (Elizabeth Savala), uma jovem oprimida por um casamento difícil. Bonita, inteligente e sensível, Isadora cuida da casa, do marido, Sérgio (Herson Capri), e do filho, André (Marcelo Peniche). (Memória Globo)

Sérgio é um empresário, um homem sedutor, apaixonado por voos de ultraleve. É um profissional bem-sucedido e que valoriza o dinheiro acima de tudo. André tem 10 anos e sofre muito com as constantes desavenças de seus pais. No início do casamento, Isadora era feliz. Com o passar do tempo, no entanto, começou a sentir um imenso vazio em sua vida e, por isso, decidiu se separar de Sérgio, passando a encarar a difícil tarefa de recomeçar. Sérgio, revoltado com a atitude da mulher, revela-se um mau-caráter e passa a chantageá-la, ameaçando lhe tirar a guarda do filho. (Memória Globo)

Trama Paralela

Celina e Célio - Foto: Google Imagens

Celina (Gloria Pires), uma adolescente que tenta fugir do universo de contravenções do pai, o bicheiro Célio Cruz (Raul Cortez). Respeitado e temido por todos os moradores do Encantado, o poderoso Célio Cruz está sempre acompanhado de Reginaldo (Milton Gonçalves), seu braço direito, um guarda-costas. Seu rival é o bicheiro Turquinho (Fabio Sabag), sobre quem Célio sempre leva a melhor. (Memória Globo)

Celina é uma moça íntegra, de personalidade forte, que vive um grande conflito: repudia a forma como seu pai vive, mas sente-se na obrigação de ser fiel a ele. A mãe de Celina é Izildinha (Célia Helena), uma mulher submissa, que sofre com a indiferença do marido. (Memória Globo)

Celina é aluna do professor Maurício (Cláudio Marzo), com quem tem uma estreita relação, e é namorada de Fernando (Roberto Bataglin)(Memória Globo)



○ O Triângulo Amoroso
Celina, Maurício e Isadora | Foto: Revista Amiga - 1984

Ao longo da história, Isadora (Elizabeth Savala) e Celina (Gloria Pires) se envolvem com o professor de história Maurício, um homem sério, inteligente e sedutor. Para desespero das duas, Maurício é acusado pela morte de uma mulher. (Memória Globo)

Indignado com o romance entre a filha Isadora e o professor Maurício, Amoedo (Rubens Corrêa) resolve reabrir o processo que moveu contra o professor (por calunia, injúria e difamação). Maurício passa a ser mal-visto por seus superiores na faculdade, e é demitido sem explicações. Desempregado e sem boas condições financeiras, ele passa por maus momentos até ir ao Tribunal de Justiça. Ao mesmo tempo, sua paixão por Isadora o impulsiona a ajudá-la, procurando mudar o seu comportamento. Isadora conquistará novos valores e deixará de ser apenas uma dondoca. (Trecho Revista Amiga - julho 1984)

Werner, Celina e Maurício - Foto: Recorte Revista Amiga

Enquanto isso, Celina (Gloria Pires) apesar de estar vivendo um romance com Werner (Kadu Moliterno), não acredita que a sua paixão por Maurício seja uma ilusão, e começa a liderar um movimento dos alunos da faculdade para que ele seja readmitido. Com isso, consegue aumentar o carinho que Maurício tem por ela, o que dará fortes razões para o professor ficar indeciso entre as duas. (Trecho Revista Amiga - julho 1984)

○ Celina descobre que seu pai é o responsável pelo crime que vem sendo acusado Maurício

Reportagem revista Amiga - Agosto de 1984

Num encontro com o seu sócio Célio Cruz, ele quase é flagrado por Celina, que já sabe que seu pai é o mandante do roubo da coroa e da morte da mulher no apartamento de Maurício e fica desconfiada da presença deles no mesmo restaurante. Enquanto isso, o professor já denunciou o bicheiro ao delegado (Tony Ferreira) como o ladrão da joia. (Trecho Revista Amiga - setembro de 1984) 

Ao descobrir que seu pai (Célio Cruz/Raul Cortez) é o responsável pelo crime de que vem sendo acusado o professor e a coroa estar em poder do bicheiro, cria-se o impasse: se Celina ficar do lado de Maurício perde o Werner e a família. Mas, se preferir o pai, perderá para sempre a confiança do professor. E isto sem dúvida representa muito para ela. (Trecho Revista Sétimo Céu - Agosto de 1984)

Ela escolhe envolver-se com o windsurfista Werner (Kadu Moliterno), que termina o relacionamento com Selma (Christiane Torloni) para viver ao seu lado. (Memória Globo)

Na cena, quando Werner e Selma resolvem finalmente se casar (e os dois já estão no altar da igreja) chega Celina e encara firmemente o namorado. A cerimônia é interrompida e, depois disso, Selma se torna uma grande inimiga de Celina e também de Isadora(Trecho Revista Amiga - julho 1984)

Werner e Celina | Foto: Revista Amiga - 1984

 ○ Celina provoca ciúmes em Werner ao procurar o professor.
  
O julgamento de Maurício vai garantir as novas emoções de Partido Alto e essa altura, ele já está separado de Isadora. Por outro lado, a tranquilidade do noivado de Celina e Werner fica ameaçada. Mais uma vez, a aluna se reaproxima do professor. (Trecho Revista Amiga - setembro de 1984)
O certo é que, outra vez, Celina apoia o professor e isso abala seu relacionamento com Werner. Mas nem tudo esta tão ruim para Maurício nesses instantes decisivos. Apesar de separado de Isadora para que esta conseguisse reaver seu filho André, eles continuam se encontrando às escondidas e ela acaba engravidando. (Trecho Revista Amiga - setembro de 1984)

Celina e Wener | Foto revista Amiga - Setembro de 1984

Reportagem Revista Sétimo Céu - Setembro de 1984
Clique para ampliar

○ Celina rompe o noivado com Wener para apoiar Maurício

Após uma passagem de tempo na novela, Maurício e Jussara vão a julgamento acusados de tramar e executar os assassinatos da química Marta Siqueira (Monique Alves) e dos dois bandidos, Amaral (Gilson Moura) e Escadinha (Ney Latorraca), além do roubo da coroa. 

No dia do julgamento, algumas coisas estão mudadas. Após um desentendimento com Isadora, o professor encontra em Celina uma mulher forte e capaz de ampará-lo. Ela chega a romper o noivado com Werner para se dedicar mais ao professor. E é com Celina que Maurício entra no tribunal. Entre os presentes, está Isadora, grávida, ainda insistindo em negar que o filho seja dele. Celina e Isadora discutem e trocam acusações em público. (Revista Amiga - 1984)

Encontro de Celina, Maurício e Elizabeth - Foto: Recorte Revista Amiga

○ O desfecho da coroa e do assassino

Reportagem revista Amiga - 1984 | 

Muita emoção e a definição de todas as situações, reservando alguns imprevistos, movimentam os dois últimos capítulos de Partido Alto. E a coroa, gancho de toda a trama, motivo de mortes e muita discórdia, continua tendo papel de destaque nos momentos finais da novela. Por causa dela, Genilson (Roberto Bomfim) invade a casa de Célio Cruz com Piscina, sendo que este pretende matar o bicheiro. Mas é Celina quem acaba atingida de raspão pelo tiro e, diante dessa situação, Célio resolve entregar a valiosa joia ao delegado, apoiado pela família. (Trecho Revista Amiga - 1984)

No final da trama, no entanto, a identidade do verdadeiro assassino é descoberta: trata-se do inescrupuloso Sérgio, que armou a emboscada para o professor, no intuito de separá-lo de Isadora

○ Celina, percebe que não é o verdadeiro amor de Maurício e, sem ressentimentos, afasta-se de sua vida.

Finalmente em liberdade, Maurício propõe a Celina um brinde ao casamento, mas ela prefere encarar a verdade e rompe com o professor, deixando-o atordoado com a notícia que Isadora teve um filho seu. Mauricio procura Isadora e confessa todo o seu amor, entre beijos e abraços. (Trecho Revista Amiga - 1984)


Celina, por sua vez, encontra Werner na avenida, durante o desfile da escola de samba, e lhe dá um longo beijo, finalizando a trama ao lado do rapaz.

FIM!

Foto: Google Imagens


Bastidores 

○ Desfile Acadêmicos do Encantado
No último capítulo da história, foi gravada uma cena no Centro do Rio com 20 mil pessoas que acompanharam as tomadas de um desfile de Carnaval por 12 horas.
Elenco de Partido Alto com a autora Gloria Perez no desfile da escola de samba | Foto: Memória Globo

○ Cirurgia durante a novela

"[...] Em julho de 1984, ela foi levada às pressas para a emergência da Clínica São Bernardo, na Barra da Tijuca, no Rio. Estava muito debilitada e amparada por Dona Elza. Os médicos de plantão que a atenderam requisitaram uma série de exames, desconhecendo a causa das fortes dores no corpo e na cabeça, que se espalhavam pelas articulações, precedidas por uma hemorragia. 
Após passar por uma cirurgia, devido uma disfunção hormonal, [...] Gloria deixou o hospital numa quarta-feira de julho, com severas recomendações de repouso pós-operatório. No dia seguinte, entretanto, estava andando. E na segunda-feira, contrariando as solicitações médicas, foi a primeira a chegar à Marina da Glória, onde gravaram algumas das cenas externas de Partido Alto." 
(Trecho da Biografia '40 Anos de Gloria', página 116)

Os bastidores das cenas gravadas pós-cirurgia
Revista Amiga 1984 -  Acervo MGP - Arquivos cedidos por Césio Gaudereto
Clique para ampliar

○ Atores e diretor

Juntos para foto: Kadu Moliterno, Gloria, o diretor Roberto Talma e Raul Cortez
Revista Amiga - Dezembro de 1984

Curiosidades

Em sua biografia Gloria comentou sobre a novela: 

"Sinceramente, não acredito que haja personagem ruim. Há personagens de menos peso numa trama, mas todos têm seu papel, ainda que a participação seja menor. Aquela novela teve oscilações confusas, mas em compensação, ganhei a oportunidade de trabalhar com atores maravilhosos: Célia Helena, Raul Cortez e Milton Gonçalves, que estavam muito ligados à minha personagem. Quase em todas as cenas, contracenava com um deles ou com o trio junto." 
(Trecho da Biografia '40 anos de Gloria, página 116.) 


○ Gloria viveu Celina e Ana Terra ao mesmo tempo

Gloria Pires, intérprete de Celina, começou a gravar a minissérie O Tempo e o Vento (1985) no papel de Ana Terra, ainda durante as gravações de Partido Alto. 

"Eu estava ainda atuando em Partido alto, quando as gravações dessa minissérie começaram, em Porto Alegre. Eu me encontrei com a Carla Camurati, que, na época, estava casada com o Paulo José. Ele era o principal diretor da minissérie, e a Carla comentou que o Paulo achava que eu me encaixava bem no papel de Ana Terra. Imediatamente, fui falar com o Daniel Filho: 'Olha, estou sabendo que o Paulo quer que eu faça... Eu gostaria de fazer a personagem'. Assim, eles negociaram com a Glória Perez." (Gloria Pires em entrevista ao Memória Globo)

○ O Penteado romântico da Celina


Confira o LP da Trilha nacional de Partido Alto 
Confira o LP da Trilha internacional de Partido Alto


As Capas de Revistas

Revista Amiga - Edição nº 732 - 1984

Revista Amiga - Edição nº 734 - 1984

Revista Amiga - Edição nº 741 - 1984

Revista Amiga - Edição nº 749 - 1984

Revista Amiga - Edição nº 752 - 1984

Revista Sétimo Céu - Edição nº 339 - 1984


Partido Alto estreia dia 10 de abril no Globoplay

Foto: Acervo Gloria Pires


Blog Memorial Gloria Pires
Acervo MGP

Fontes:
Memória Globo
Teledramaturgia
Blog Revista Amiga | Césio Gaudereto
Biografia '40 Anos de Gloria'

Comentários