Especial 'Mulheres de Areia': Gloria Pires é Ruth e Raquel

Resumo da personagem da Gloria Pires na novela 'Mulheres de Areia'. 
Este post contém spoilers 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
INFORMAÇÕES GERAIS
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
  • Novela da Globo – 18h – 203 capítulos. 
  • Primeiro Capítulo exibido dia 01 de fevereiro de 1993
  • Último Capitulo exibido dia 25 de setembro de 1993
  • Escrita por Ivani Ribeiro colaboração de Solange Castro Neves 
  • Direção de Carlos Magalhães, Ignácio Coqueiro e Wolf Maya
  • Direção geral de Wolf Maya.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
PERFIL DAS PERSONAGENS
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
 

RUTH ARAÚJO (Gloria Pires) – Filha de Isaura (Laura Cardoso) e do pescador Floriano (Sebastião Vasconcelos) e gêmea de Raquel (Gloria Pires). Apesar de idênticas, as irmãs são completamente diferentes. Ruth é uma professora primária meiga, bonita e simples, que se apaixona por Marcos (Guilherme Fontes). Ruth ajuda o pai na pesca, é querida pelos pescadores e participa dos problemas da comunidade em que vive. Seu melhor amigo é Tonho da Lua (Marcos Frota), a quem conta suas alegrias e tristezas. (Memória Globo)

RAQUEL ARAÚJO (Gloria Pires) – Filha de Isaura (Laura Cardoso) e do pescador Floriano (Sebastião Vasconcelos) e gêmea de Ruth (Gloria Pires). Apesar de fisicamente idênticas, as irmãs são os opostos. Raquel é ambiciosa, extrovertida e toma para si o que a vida pode lhe oferecer. É sensual e usa de todas as armas para conseguir seus objetivos. Chega a roubar o namorado da irmã, Marcos (Guilherme Fontes), e se casa com ele. Apesar disso, continua a se encontrar às escondidas com o mau-caráter Wanderlei (Paulo Betti). (Memória Globo)
Revista Amiga - 02 de fevereiro de 1993

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
ABERTURA 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
TRILHA SONORA
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Tema nacional da Raquel
Tema nacional da Ruth  Tema internacional Ruth/Raquel e Marcos
LP da trilha sonora nacional 
 
 LP da trilha sonora internacional 

Dica: Dê play na trilha sonora enquanto ler este post.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
TRAMA CENTRAL
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A história inicia-se com a volta da professora primária Ruth à praia de Pontal D’Areia, cidade fictícia do litoral fluminense onde a trama acontece, depois de um tempo dando aulas em uma fazenda. Ela vai morar com os pais, Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos), e com sua gêmea, Raquel. 

No caminho, Marcos (Guilherme Fontes), o filho bem-sucedido dos Assunção, lhe oferece uma carona, e os dois se encantam um com o outro. O namoro começa e tem tudo para dar certo. Mas, Raquel tão logo toma conhecimento de que a irmã gêmea está envolvida com um milionário e a inescrupulosa e interesseira  não deixa por menos. Seduz o futuro cunhado e toma o lugar da irmã, não hesitando em mentir, dizendo que Ruth é apaixonada por outro homem, o corretor Wanderlei(Paulo Betti). Ingénuo, Marcos acredita, sem saber sequer que ela, sim, é apaixonada por Wanderlei e está interessada apenas em seu dinheiro. 

Casamento de Raquel e Marcos

Aproveitando a semelhança, Raquel consegue seduzir Marcos, movida exclusivamente pelo dinheiro, para melhorar de vida, afinal a família do empresário é riquíssima. 
Para a tristeza de Ruth, Raquel consegue usar a seu favor a semelhança física entre elas e leva Marcos ao altar. Mas esse é apenas o começo da história... A gêmea má, mesmo depois do casamento, não abre mão de continuar se encontrando com o namorado, Wanderlei, dono de um caráter tão duvidoso quanto o de Raquel. 
"Raquel tomou a decisão e foi em frente, pada dar fim à miséria em que vivia. O casamento com Marcos Assunção é tudo o que ela precisava, e sua armação quase é de completa felicidade, realizando um cerimônia luxuosa." Revista Amiga - 1993

Paralelo a isso, Ruth e Tonho da Lua (Marcos Frota), um artista que cria belas esculturas na praia de Pontal D’Areia, viram grandes amigos, construindo uma relação de muita cumplicidades, muito diferente da relação de Tonho e Raquel.

A traição de Raquel e Wanderlei acaba sendo descoberta por Tonho da Lua.  Ardilosa, Raquel convence Marcos de que o rapaz não é uma pessoa confiável e o empresário dá um voto de confiança à esposa. Apesar de não estar mais sob a ameaça de Tonho, Raquel não esquece o que ele lhe fez e passa a persegui-lo, roubando a tranquilidade do rapaz. 

Outro problema para Raquel é o pai de Marcos, Virgílio Assunção (Raul Cortez), que é contra o casamento do filho. Vice-prefeito e dono do maior hotel da cidade, Virgílio comprou a fazenda em que Ruth trabalhava anteriormente — a venda fez com que ela voltasse para a casa dos pais. 
Em meio a tudo isso, Ruth sofre por não conseguir tirar Marcos de seu coração e por vê-lo casado com sua irmã. 


O acidente que faz Ruth virar Raquel

A trama ganha contornos inesperados quando Ruth e Raquel sofre um acidente no mar e Raquel é dada como morta. 

Convencida por Tonho da Lua e apaixonada por Marcos, Ruth assume o lugar da irmã,  e se passa pela Raquel para ficar ao lado do amado. 

Dona Isaura encontra a Raquel escondida em uma tapera abandonada
"Raquel, a gêmea malvada que todos julgavam morta, vai reaparecer no capítulo 104 de Mulheres de Areia, que vai ao ar no próximo dia 3 de junho. Em cenas de flash-back, gravadas na segunda-feira na cidade cenográfica da Rede Globo, em Jacarepaguá, Raquel relembra a Isaura, que encontra a megera escondida na tapera, como conseguiu se salvar no acidente de barco e fala sobre sua vingança. 

Depois de ter batido com a cabeça no barco, Raquel fica tonta e deixa o corpo boiar, sendo levada pela correnteza para uma praia deserta. Exausta, ela avista um casebre no meio do mato e se arrasta pela areia até lá. Chega à porta da tapera, consegue abri-la com algum esforço e finalmente entra. Toda a cena é narrada em off por Raquel. Na tapera, a me- gera, ardendo em febre, encon- tra um cobertor esfarrapado com a qual se protege do frio. 

No dia seguinte, ela sai e encontra restos de comida na praia. Raquel conta a Isaura seu plano de vingança, primeiro contra Vanderley e depois contra a irmã Ruth, que tomou seu lugar. "  Reportagem revista contigo 1993

Marcos descobre que Ruth está se passando por Raquel

Após o acidente, e de assumir a identidade da irmã, Ruth vai morar na mansão dos Assunção. Quando chega, percebe que o casamento da irmã está à beira do colapso. Com muito jeito, aos poucos Ruth contorna a situação e, mesmo sob a identidade de Raquel, reconquista Marcos. Aos poucos Marcos vai percebendo as diferenças de Ruth em relação a Raquel e constata que está apaixonado por Ruth.

Ruth continua se passando por Raquel, mesmo com todas as desconfianças de Virgílio.

Raquel vingativa

Depois de permanecer uns bons tempos confinada em sua tapera, Raquel retorna a Pontal D'Areia e dá início ao seu plano de vingança. Tão logo toma conhecimento de que Ruth está longe da cidade, procura Wanderlei e faz de tudo para seduzí-lo. Com a artimanha, deixa o "ex" totalmente confuso.

-Ele caiu em minha cilada - conta para Isaura. - Qualquer hora dessas, vai entrar na casa do Marcos e dar em cima de Ruth. Ai é que eu quero ver... - Contesta Raquel.

Pouco mais tarde, Raquel resolve atacar o segundo nome de sua lista negra: Tonho. Como sabe que ele costuma ficar na praia até bem tarde, veste o maiô que usava no dia de seu suposto afogamento, entra no mar e se faz passar por uma assombração. Resultado: Da Lua leva o maior susto e desmaia.

- Quer dizer que você tem medo de fantasma, né?- vibra a gêmea má, ao mesmo tempo em que chuta a cabeça do rapaz. -Pois se prepare... De agora em diante, vai ser atormentado por um.
Não contente com tantas perversidades, a garota apronta mais uma. Dias depois, quando vê a irmã deixar a mansão dos Assunção, entra e desafia Virgílio.

- Sogrinho idiota... Será que sou Ruth ou Raquel? Quero ver se consegue descobrir.

Certo de que está lidando com a gêmea boa, o milionário promete vingança.

- Você ainda me paga. Ruth. Vou te desmascarar muito em breve.


Ruth, se passando por Raquel, é acusada pela morte de Wanderlei  

As suspeitas do assassinato de Wanderley recaem, cada vez mais, sobre Raquel
Ruth se apresenta à polícia porque desconfia que Marcos matou Wanderlei. E sua situação se complica ao receber a visita do delegado de Pontal, que vai interrogará-la, pois ela, ou seja Raquel, foi vista com o corretor, na noite do crime. Ao ouvir isso de Rodrigo (Stepan Nercersian), a professora fica intrigada, já que só entrou no hotel na hora em que foi atrás do marido, O delegado, porém, tem testemunhas que afirmam ter visto a gêmea. 

Enquanto Ruth é levada a julgamento surgem duas revelações bombásticas. Durante um encontro com Isaura, Raquel assume que disparou contra Vanderley. 
-Fui eu quem atirou naquele crápula. Era a vingança que tinha preparado para ele.

No tribunal, enquanto está sendo julgada pela morte de Wanderley, Ruth revela que não é a Raquel

No tribunal, descobre-se que o corretor não foi morto a bala. Na verdade, faleceu por causa de uma garrafada que levou pouco antes de tomar o tiro. Sua assassina? Vilma (Denise Mitont)  
-Bati porque o safado disse que num ia casar comigo e ainda me agarrô... - Confessa Vilma.


A Volta de Raquel 

Depois de livrar-se da acusação de ter assassinado Wanderlei, Ruth começa a viver uma fase de pura felicidade. 

Durante a viagem de lua-de-mel dos protagonistas, Raquel volta para tomar de Ruth o seu lugar. Ruth fica constrangida com a situação e deixa a casa de Marcos. Antes as duas tem um embate muito bom. Na cena Ruth confronta e irmã e dá um bofetada na cara de Raquel. 
Raquel aceita se divorciar de Marcos em troca de dinheiro. Em seguida arma um flagra em que Ruth pega ela e Marcos na cama. Magoada com Marcos, e acreditando que Marcos traiu ela com Raquel, Ruth não aceita fazer as pazes com o amado.


 Desfecho final

A morte da vilã
"O castigo para todas as maldades de Raquel é fogo. A gêmea malvada de Mulheres de Areia morre queimada num acidente de carro depois de ser perseguida por César (Henri Pagnoncelli). As cenas foram gravadas quinta-feira no Grumari, com a utilização de dublês e um carro com explosivos acionados por controle remoto."

Ruth e Marcos felizes para sempre

Ruth pede desculpas a Marcos e conta que Isaura lhe disse como Raquel tramou a separação deles.


FIM!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
 Bastidores 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

~~ A técnica utilizada na duplicação das irmãs

"Gloria Pires contracena com Gloria Pires. O resultado na telinha é perfeito. Mágica ou ilusão de ótica? Nada disso. Trata-se de um recurso bastante simples chamado cromakey. Uma técnica que, embora já tenha sido utilizada na televisão em programas especiais e telejornais, será usada agora, pela primeira vez, em uma novela. 

O cromakey é um processo simples, porém trabalhoso. Em todos os momentos em que as irmãs gêmeas Ruth e Raquel dividem o mesmo espaço, a equipe do diretor Carlos Magalhaes responsável pela técnica de unir as duas assume as gravações. Para Gloria o trabalho é dobrado. Ela repete a mesma cena várias vezes, ora na pele de Ruth ora na pele de Raquel, sempre ajudada pela dublê Graziela de Laurentis."
Ao Memória Globo, Gloria Pires explicou um pouco das técnicas usadas durante as gravações: 
"Passamos por vários processos, existia um segundo cenário todo em chroma, todo em azul: as cadeiras, a mesa, era tudo reproduzido para ser aplicado depois. Com isso foi possível fazer cenas incríveis, como uma dar um tapa na cara da outra. Eu tinha que visualizar a cena toda, ensaiava com a dublê, a Graziela di Laurentis. E eu colocava pontinhos de fita crepe pelo cenário para eu saber a marcação. Foi um trabalho maravilhoso."

~~ Reportagem Vídeo Show 1993 

O Making of da gravação das gêmeas Ruth e Raquel exibido pelo Vídeo Show em 1993. No blog


~~ Gravações em Nova York

"Em recente viagem a Nova York, para gravar as cenas da lua-de-mel entre Raquel e Marcos, Glorinha voltou a surpreender os colegas, com uma tripla interpretação: além das irmãs, ela conseguiu desempenhar, com sucesso. o papel de supermãe, já que levou a tiracolo as filhotas Cleo e Antonia. Orlando Morais, o maridão, junto com uma babá, e António Padilha, o secretário particular da atriz, deram uma força extra nessa performance." Contigo nº 913 - 16 de março de 1993
Contigo nº 913 - 16 de março de 1993

~~ Virginianos em Festa

Revista Contigo e Amiga - Setembro de 1993 | Arquivo cedido por Joana Hage

"O elenco de Mulheres de Areia resolveu comemorar com uma big festa, semana passada, os aniversários da turma de virginianos. A pista da boate Savage, onde aconteceu o 'parabéns pra você', recebeu a maior concentração de famosos por metro quadrado, desde sua inauguração. Entre eles Gloria Pires, Raul Cortez, Suzana Vieira, Alexia Deschamps, Oscar Magrini e os diretores Wolf Maia e Ignácio Coqueiro. O show da noite ficou por conta de Marcelo Mansfield, o Santiago da novela, que imitou Cauby Peixoto cantando Não Fale de Mim. A plateia se divertiu tanto que até subiu nas cadeiras para aplaudir o showman."  Revista Contigo e Amiga - 1993

~~ Casamento de Raquel e Marcos demorou onze horas

"Uma dupla de diretores com duas equipes técnicas diferentes, muitas horas de gravação e repetição exaustiva de uma mesma cena, sob vários ângulos diferentes. Dà trabalho gravar Mulheres de areia. Ainda mais quando a cena junta as gêmeas Ruth e Raquel, interpretadas pela mesma Gloria Pires. Foi o que aconteceu na última terça-feira, quando um casamento consumiu mais da metade do dia. Raquel era a noiva, Ruth, madrinha. Vestidas com roupas completamente diferentes, as duas dividiram o altar, exigindo de Wolf Maia e Carlos Magalhães, diretores da próxima novela das seis da Globo, cuidados redobrados com o duplo personagem." Jornal do Brasil - Janeiro de 1993 - No Blog



~~ Rotina puxada de gravações 

"Com folgas escassas, a maratona era eletrizante. Aos domingos, viajava para a aldeia de pescadores em Tarituba, a três horas de carro do Rio, carregando consigo uma mudança: roupas, carrinho de bebê, frutas e enxoval de Antonia, entre outros utensílios. Na quarta, retornava ao Rio para dar continuidade às cenas em estúdio, gravando externas o restante da semana." Trecho da Biografia 40 anos de Gloria (p.169)

~~ Morte da mãe

Gloria perdeu a mãe Dona Elza Pires no meio do processo de gravação da novela. "A capacidade profissional de Gloria não deixou que a turbulência daqueles dias interferisse na novela. Disciplinada, no dia posterior ao enterro, ela viajou para Tarituba. A produção disponibilizou um helicóptero para conduzi-la, pois ela não queria ficar longe das filhas e nem de Orlando." Trecho da biografia '40 anos de Gloria' (p.164)
Revista Contigo - 23 de agosto de 1993


~~ Acompanhada das filhas nos bastidores

A Antônia estava sempre com ela, pois era bebezinha. A Cleo, com 9 anos, esteve com Gloria na gravação da cena do acidente das gêmeas no mar.
Revista Contigo - 23 de agosto de 1993

~~ Emoção na cena e na vida real

"Gloria Pires lembrou da mãe que morreu há pouco tempo, na cena em que abraça Isaura. Gloria  chorou, sob forte emoção, nas cenas em que seu personagem Raquel reencontra Isaura, depois do naufrágio. Raquel sobrevive até então comendo sobras de lixo e enrolando-se num velho cobertor, para suportar o frio. Para Glória suportar a dura missão de interpretar as duas gémeas, porém, produção da novela separou o roteiro em duas etapas: na primeira, pela manhã. Ruth, que assumiu a personalidade da irmã, entrou em cena; na segunda, depois do almoço, a dona do espetáculo foi a náufraga, que aparece para a mãe, e quase a mata de susto, na praia deserta. O diretor Carlos Magalhães aproveitou todas as cenas de emoção real desta gravação. Isabel fez a maquiagem de Raquel, que ressurge cheia de ferimentos e hematomas." Revista Amiga nº 1.204 - 01 de junho de 1993
Revista Amiga nº 1.204 - 01 de junho de 1993

~~ O disfarce da Raquel

"Gloria Pires, além do esforço de ter que decorar textos de Ruth, Raquel, de Ruth se passando pela irmã e vice-versa, sofreu horrores nas sessões de maquiagem que a transformaram na gêmea má, logo após o naufrágio. A maquiadora Isabel Arbizu, responsável pela aparência sofrida e esfolada da personagem, usou no rosto da atriz muita cola americana e bases de diversos tons que, devidamente sobrepostas, passarão no vídeo a impressão de que Raquel sofreu queimaduras de, no mínimo, segundo grau. Mas como vaso ruim não quebra, Raquel se recupera rápido e Isabel já a maquiou há dias, para a nova versão de seu personagem, que usa óculos escuros e uma peruca ruiva. Apesar de ela usar o nome da irma, Ruth Araújo, será uma quinta mulher, uma verdadeira camaleoa."
Revista Amiga nº 1.205 de 1993

~~ Ruth e Raquel por Graziela de Laurentis

Graziela de Laurentis participou auxiliando Gloria Pires em 'Mulheres De Areia' onde vivia as gêmeas Ruth e Raquel. Em entrevista ao nosso blog, Graziela comentou sobre sua participação: "Na verdade eu não era dublê no sentido da palavra. A minha escolha foi pelo fato da minha semelhança física com a Gloria. Eu tinha todo o trabalho de uma atriz que vivia os dois personagens só que por trás das câmeras. Sempre que as personagens se encontrava eu estava para auxilia-la, ora como Ruth e a Gloria como Raquel e vice verso." No blog


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
 Curiosidades 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

~~ Espera por Gloria

"Mulheres de areia" estava prevista para estrear em junho de 1992, após "Felicidade" (1991). No entanto, a gravidez da atriz adiou o lançamento. Em seu lugar, entrou no ar "Despedida de Solteiro" (1992). A produção aguardou a licença-maternidade da Gloria para começar os trabalhos. No blog

~~ Festa de estreia da novela

"...Gloria Pires conseguiu por alguns instantes curtir um champanhe ao lado do marido Orlando Morais. Os pombinhos tentaram outras vezes repetir esse momento, mas foi impossível, tão grande era o assédio à atriz que foi a grande estrela da noite." Revista Amiga - 1993
Orlando Morais e Gloria Pires - Revista Amiga - 1993

~~ Ruth e Raquel pequenas

A versão de 1993 de "Mulheres de areia", Ruth e Raquel quando criança foram interpretadas pelas gêmeas nadadoras sincronizadas Branca e Beatriz Feres.

~~ Uma mãezona

Gloria deu à luz Antonia em agosto de 1992, fruto de seu casamento com Orlando Morais, e logo retornou à forma e aos sets de filmagens para rodar as cenas da novela. "Com o final de sua licença-maternidade, a atriz voltou ao trabalho, mas, como continua amamentando Antonia, a nova 'mulher de areia' passou a ser uma presença constante nas gravações e, a cada intervalo de cena, a mamãe coruja não dispensa um carinho na sua fofinha." ❤️ Reportagem da Revista Amiga - 15 de dezembro de 1992.

~~ Prêmios

Glorinha foi aclamada pelo público e pelos críticos como uma das melhores atrizes de sua geração, com isso, conquistou os prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de 1993 e Troféu Imprensa de melhor atriz de 1993.
Gloria Pires participa do programa Silvio Santo e recebe seu Troféu Impressa por Ruth e Raquel 
30 de abril de 1995

~~ Sucesso em diversos países 

A novela 'Mulheres De Areia' foi vendida para mais de 62 países.  Há registros de que a novela fez tanto sucesso na Rússia que o governo exibiu o último capítulo no dia em que haveria eleições. A intenção era tentar evitar que a população viajasse no feriado e não comparecesse às urnas. 

    Sucesso em Portugal
    Sucesso na América Latina

~~ Dose Dupla, Gloria e Eva Wilma 
Em 1995 Gloria e Eva Wilma participaram do programa 'Dose Dupla', apresentado por Bob Coutinho.   


~~ Especial do Vídeo Show 25 anos de Mulheres de Areia

O Vídeo Show aproveitou para comemorar os 25 anos da novela 'Mulheres de Areia'. Em 2018, atores como Gloria Pires, Marcos Frota, Susana Vieira, Humberto Martins, comentaram sobre esse trabalho que tanto marcou a memória dos telespectadores. 
Confira a participação da Gloria no programa:
Gloria Pires comenta sobre o sucesso da novela
Gloria Pires e Graziela de Laurentis falam das gravações
Reencontro Gloria Pires e Eva Wilma
 

~~ Raquel em 'As Vilãs que Amamos'

Em 2019 o Canal Viva produziu a série 'As Vilãs que Amamos' com um episódio dedicado as vilãs da  Gloria. No vídeo abaixo você confere o trecho que ela comenta sobre a Raquel:

~~ Ruth e Tonho em 'Os Casais que Amamos'

Na série do Canal Viva intitulada 'Os casais que amamos', Gloria Pires e Marcos Frota relembram os personagens e se emocionam com a mensagem que a novela de 1993 conseguiu transmitir. Confira:

~~ Gloria Pires 'Seu Pedido é uma Ordem'

No quadro 'Seu Pedido é uma Ordem' exibido no programa 'Vídeo Show' em 2007, Gloria Pires lembra da cena de Mulheres de Areia que ela não assistiu na época, mas que gostaria de ver. Relembre esse pedido!


~~ Gloria Pires sobre a construção das personagens

Em depoimento ao Memória Globo, Gloria Pires falou sobre as diferenças entre as gêmeas e o trabalho em "Mulheres de Areia": 
"A doçura da Ruth, claro que ela era boa, mas não queria fazê-la açucarada, melosa. Eu queria uma docilidade real, tangível. A Ruth usava sempre o cabelo dividido ao meio, então ela fez uma mecha que só aparecia quando o cabelo estava no meio. Dava uma ligeira nuance", conta a atriz. "Como Raquel só usava o cabelo mais solto, mais de lado, mais provocante, essas mechas não apareciam. Em alguns momentos, realmente, parecia que eram duas pessoas. No figurino, a mesma coisa. Em muitas cenas, elas eram confundidas." 

~~ Emoção Gloria e Laura Cardoso

Laura Cardoso foi uma das homenageadas do programa 'Encontro' no ano de 2022. Durante o programa Gloria deixou um depoimento pra amiga... pura emoção.

~~ O Sucesso reconhecido


~~ Reprises

A novela ganhou duas reprises no Vale a Pena Ver De Novo, na primeira vez foi ao ar entre os dias 25/11/1996 à 25/04/1997 e a segunda vez entre os dias 12/09/2011 à 09/03/2012.  Mulheres de Areia também foi exibida pelo Canal Viva de 29/02/2016 à 21/10/2016 e volta às tarde da globo em uma edição especial a partir do dia 26 de junho.  
Confira a chamada da edição especial:

A novela também está disponível na íntegra no Globoplay
Chamada Mulheres de Areia no Globoplay:

 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
 Capas de revista 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Jornal do Brasil - 30 de janeiro de 1993
Revista Amiga nº1.193 - 16 de março de 1993

Revista Contigo nº 928 - 1993

Revista Amiga nº 1.189 - 1993

Revista Contigo - 1993
Revista Amiga nº1.202 - 11/05/1993
Revista Amiga nº 1.210 - 1993
Revista Contigo - 20/07/1993

Revista Contigo - Especial 1993

Blog Memorial Gloria Pires
Acervo MGP

Fontes:
Memória Globo
Teledramaturgia
Blog Revista Amiga | Césio Gaudereto
Biografia '40 Anos de Gloria'
Twitter | Facebook | Instagram

Comentários