Casamento de Raquel e Marcos demorou onze horas

As fotos foram gentilmente cedida por Césio Gaudereto e a reportagem dos bastidores do casamento de Raquel e Marcos foram divulgadas por Novelas e Cia na Comunidade Mulheres De Areia.

Casamento demora onze horas
Jornal Do Brasil
9 de Janeiro de 1993

Uma dupla de diretores com duas equipes técnicas diferentes, muitas horas de gravação e repetição exaustiva de uma mesma cena, sob vários ângulos diferentes. à trabalho gravar Mulheres de areia. Ainda mais quando a cena junta as gêmeas Ruth e Raquel, interpretadas pela mesma Glória Pires. Foi o que aconteceu na última terça-feira, quando um casamento consumiu mais da metade do dia. Raquel era a noiva, Ruth, madrinha. Vestidas com roupas completamente diferentes, as duas dividiram o altar, exigindo de Wolf Maia e Carlos Magalhães, diretores da próxima novela das seis da Globo, cuidados redobrados com o duplo personagem.
Aqueles poucos minutos que serão vistos no capítulo 26 - a novela deve estrear dia 2 de fevereiro custaram mais de 11 horas de gravação na Capela da Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Urca. O truque funciona mais ou menos assim: quando as gêmeas Ruth e Raquel, interpretadas pela mesma Glória Pires, precisam dividir o espaço, entram em cena o diretor Carlos Magalhães, responsável pela técnica de unir as duas, e a atriz Graziela de Laurentis, dublê de Glória Pires. "Não sou exatamente dublê. Tenho, que decorar todos os textos e contraceno com a Glorinha", corrige Graziela, escolhida para o posto pela semelhança com a estrela. "Onde tem Ruth e Raquel, eu estou junto'', arremata ela que, no entanto, nunca aparece de frente ou mostra a voz.
Não é um trabalho complicado. É só demorado e requer um pouco de paciência", garante Carlos Magalhães. A cena em que Raquel está ajoelhada no altar ao lado do noivo Marcos (Guilherme Fontes), sob o olhar da irmã Ruth, foi gravada primeiro com Graziela vestida de branco. A câmera focalizou a dublê de costas e de perfil, enquanto Glória, num vestido pêssego de Ruth, assistia ao casamento do altar, de frente para a irmã. Encerrada esta etapa, Glória Pires trocou de roupa, voltou vestida de noiva para repetir os mesmos movimentos de Raquel ao lado de Marcos, também em cena. Esta parte, em que é mostrado o rosto da noiva, foi gravada em cromakey, isto é, um fundo azul que permite misturar duas cenas, transformando-as numa só, dando a impressão de que Glória Pires se desdobrou em duas, ocupando lugares diferentes ao mesmo tempo.  

Comentários