Confira curiosidades sobre a lace que Gloria Pires usa em 'Terra e paixão'

Por Isabella Cardoso - Site Extra 05/11/2023
 

Uma das premissas de ser ator é emprestar seu corpo para a arte. E uma das consequências é estar sempre mudando de aparência de acordo com o personagem. Na TV desde criança, Gloria Pires já teve os fios longos, curtos, com franja... Como Irene em “Terra e paixão”, ela usa um cabelo liso, comprido e tingido. Mas, desta vez, a artista não precisa esperar o fim da novela para deixar o visual da vilã de lado. Já ao sair dos Estúdios Globo diariamente, a carioca, de 60 anos, assume novamente seus cabelos naturais: curtos e grisalhos. O segredo para essa transformação é a lace usada pela personagem, que tem chamado muita atenção justamente por parecer extremamente natural. 

 — Quando fui fazer a novela, o Walcyr (Carrasco, autor) achou interessante Irene ser grisalha, mas o nosso diretor, Luiz Henrique Rios, tinha a ideia de que ela teria o cabelo longo e decididamente não seria nessa cor. Ele foi categórico, dizendo que a personagem não seria essa mulher assumida e plena na sua idade — explica Gloria, que, na vida real, tem prazer em exibir os fios naturais : — Até prometi ao Bento (o filho caçula) que vou deixar meu cabelo crescer, mas não sei se vou conseguir. O curto dá uma libertação fantástica! 

 Gloria conta que foi ela quem sugeriu o uso da lace. A atriz já estava com o cabelo curto e optou por cortá-lo ainda mais para facilitar o ajuste e a colocação do acessório. 

 — Um megahair para Irene foi logo descartado porque tenho muito cabelo, e ele cresce rapidamente. Teríamos que fazer retoques constantes na raiz, num processo que poderia durar até dois dias. 

 A equipe da novela chegou a ter medo de apostar na lace. Mas o resultado final ficou tão natural que todos aprovaram. 

 — O diretor ficou com receio, ainda mais por causa do HD (a novela é gravada e exibida em alta resolução). É o famoso tiro no pé, porque revela tudo que a gente não quer. Depois existe todo um tratamento para que as imagens fiquem palatáveis. Durante um ano, essa personagem todas as noites na casa das pessoas, em algum momento, poderia dar ruim, mas não está dando. Pelo contrário! — afirma Gloria, que considera o resultado excelente: 

Estou muito satisfeita! A lace foi fundamental para compor esse visual tão diferente de tudo o que já fiz. Ficou muito natural e isso se deve a fruto de muita paciência. Não apenas de quem coloca, mas minha também (risos). Esse processo já chegou a durar quase três horas. Agora, a equipe e eu estamos craques! Fazemos em uns 40/50 minutos. 




 Gilvete Santos, a caracterizadora da novela, é a responsável pelo preparo de Gloria diariamente: 

 — A lace é colocada e tirada todos os dias, com muita delicadeza. O cabelo da Gloria é preparado com uma touca transparente para depois colocarmos a peruca na posição correta. Ela é colada com um produto importado específico. 

 A caracterizadora acredita que a lace cumpre o papel de dar fisicamente a Irene as características de uma vilã bela e ambiciosa. 

 — Queríamos mostrar uma mulher poderosa, forte, sensual e dominadora, que tem tudo e todos em suas mãos. Ela se utiliza de seus atributos, de seu sex appeal para seduzir e controlar — reitera Gilvete, que dá mais detalhes sobre a lace: — Elas foram encomendadas em São Paulo. Sim, encomendadas no plural pois são duas (risos). Foram confeccionadas numa tela de seda de algodão, com uma implantação fio a fio. O cabelo é 100% natural e a cor usada é mel. 

 Quem criou as laces foi a caracterizadora Emi Sato, que trabalhou na última temporada de “Cine Holliúdy”. Ela explica o processo de confecção, que durou aproximadamente 20 dias. 

 — Para a confecção das perucas, o material, específico para câmeras de cinema, foi importado da Alemanha. Usamos uma touca de tecido como base, em que as tiras e o tule foram costurados. A escolha do cabelo é uma das partes mais importantes para adequar à referência em volume, textura e cor — detalha Emi, que afirma que o maior desafio é fazer tudo de forma minuciosa, para garantir o efeito natural: —  

 A manutenção periódica é necessária para garantir que a lace permaneça perfeita. 

 — É importante fazer uma limpeza cuidadosa do tule após o uso, tirando qualquer resíduo de cola e buscando não danificá-lo. Em todo caso, a cada 40 dias mais ou menos, é necessário fazer uma manutenção da frente da peruca, trocando o tule e o implante. Isso se dá pois o tule de cinema é muito sensível e vai esgarçando com o uso. 

 A escolha do acessório ofereceu inúmeras vantagens para Gloria: 

 — A lace deu liberdade à atriz, que pode usar o seu próprio cabelo na vida, protegendo a saúde dos seus fios. No dia a dia, ela tem os cuidados normais, já que não há contato de produto direto com o cabelo dela — diz Gilvete. 

 Gloria detalha a rotina em casa: 

 — Fico cerca de dez horas por dia com o cabelo abafado pela lace. Por isso, tenho usado um xampu detox com insumos amazônicos. 

 Passo a passo da colocação: 

1.Antes de aplicar a lace, o cabelo é penteado e preso. Em seguida, coloca-se uma touca. 


 2.Antes de posicionar a lace, a equipe corta os fios de Gloria que possam aparecer. 


 3. A lace é colocada na cabeça da atriz e, após ser alinhada, é fixada com uma cola especial. 


4. A equipe faz o acabamento. 


5. São feitos os ajustes finais e uma verificação minuciosa.


Fonte: Site Extra

Comentários