"É proibido fumar" vence o festival de Brasilia

Terminou na noite desta terça-feira a cerimônia de premiação do Festival de Brasília. "É proibido fumar", de Anna Muylaert foi o grande vencedor, com oito troféus, inclusive o Candango de melhor filme. Mas, antes de revelar os outros premiados, vale contar três causos da festa.
O primeiro ocorreu quando o documentário "Perdão, Mister Fiel" recebeu o prêmio de melhor longa pela Câmara Lesgislativa do Distrito Federal. O troféu é dado para filmes de Brasília e foi o único prêmio de "Perdão, Mister Fiel". Jorge Oliveira, seu diretor, foi vaiado e citou a "crítica imbecilizada" em seu discurso. A crítica, eu inclusive, não gostou do documentário. Mas eu não chamei ninguém de imbecil quando escrevi meu texto.
O segundo foi que Glória Pires, ao receber seu troféu de melhor atriz por "É proibido fumar", verdadeira e humildemente se emocionou no palco. "Eu nunca tinha participado de festivais", ela disse. Eu já era fã da Glória. Agora estou pensando em arrumar um pôster com a foto dela e colocar no meu quarto. :)
Por fim, Moraes Moreira, depois que "Filhos de João, admirável mundo novo baiano" ganhou o prêmio de melhor filme pelo júri popular, cantou alguns versos de "Preta pretinha" no palco, convocando o público para acompanhá-lo. "O sonho dos Novos Baianos ainda não acabou", disse Moraes.

Fonte de pesquisa:
Blog do bonequinho (Link original, aqui)

Comentários