Filme sobre Nise da Silveira, com Gloria Pires, já tem data de estreia

Longa dirigido por Roberto Berliner, premiado no Festival de Tóquio, conta a saga da revolucionária psiquiatra brasileira. 

Gloria Pires caracterizada como Nise da Silveira em uma das cenas do longa (Foto: Reprodução)

Depois de passar por alguns festivais de cinema importantes, como o do Rio e o de Tóquio, no Japão, chega aos cinemas brasileiros, dia 21 de abril, 'Nise - O Coração da Loucura’, que traz Gloria Pires no papel da psiquiatra Nise da Silveira. 

O filme narra a saga da revolucionária médica, que substituiu eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos por oficinas de arte e terapia ocupacional. "Eu não acredito na cura pela violência. Eu não sou capaz de fazer aquilo”, Nise costumava dizer. 

O longa foi filmado durante dois meses no Instituto Nise da Silveira, no Engenho de Dentro, onde ficava o Hospital Psiquiátrico Pedro II. Lá foram revelados grandes nomes das artes plásticas, como Emydgio de Barros, Raphael Domingues, Lucio Noeman e Fernando Diniz. A descoberta do talento deles é apresentada no filme, que mostra o primeiro contato com a tinta, o pincel e o barro.


Fonte:

Comentários