Gloria Pires e seu encantos

Biografia narra a trajetória de uma das principais atrizes do país hoje em dia. Não faltam detalhes como o início complicado de sua carreira
4 décadas de brilho
Uma carreira de sucesso e reconhecimento. Os principais momentos da carreira da atriz Gloria Pires estão em 40 Anos de Gloria, publicação da Geração Editorial, de Eduardo Nassife e Fábio Fabrício Fabretti, que acaba de ser lançada

Ela tem três nomes próprios, estreou na carreira de atriz aos quatro anos, casou-se com dois músicos, um deles seu atual companheiro. Os relatos da vida pessoal e profissional da atriz Gloria Pires, 46, estão compilados no livro 40 Anos de Gloria, que acaba de ser lançado pela Geração Editorial. A biografia autorizada escrita por Eduardo Nassife e Fábio Fabrício Fabretti, traz relatos narrados também em primeira pessoa através do olhar da atriz.
A gravidez de risco da mãe, o início precoce na carreira, a rejeição inicial de um poderoso diretor da TV Globo, o trabalho com o pai são apenas alguns dos episódios registrados nas 346 páginas da biografia. “Eu não concordava com uma biografia por considerar ainda cedo para isso, poderia ficar uma coisa pretensiosa. Então Eduardo sugeriu que fosse um livro comemorativo, revendo os meus trabalhos”, explica a atriz, no material de divulgação.
Para os autores Eduardo Nassife e Fábio Fabrício Fabretti retratar os episódios que marcaram a carreira da atriz foi um trabalho “mágico e de muita inspiração”. “Sempre admirei o trabalho da Gloria atriz, mas não a conhecia pessoalmente. A partir do convite do Eduardo, há dois anos, para fazer o livro, passei a conviver esporadicamente com ela, quando nos encontrávamos, e a nos falar sempre, comecei a prestar mais atenção ao seu talento. Hoje tenho mais respeito ainda, além de um grande carinho e orgulho”, elogia Fábio. Para Eduardo, a biografia é resultado de uma carreira de sucesso. “Gloria começou criança ainda e acumula uma carreira ímpar no cenário artístico brasileiro. É uma pessoa que tem muita coisa para contar, muita coisa para ser dita, pois foi precoce em tudo: no trabalho, no casamento, na maternidade... Por que não em um livro em que narra sua trajetória artística?”.
Escrito em ordem cronológica, o livro é dividido em 25 capítulos e traz relatos pessoais e curiosidades, como os convites feitos pela revista Playboy, todos recusados, além de uma centena de fotografias históricas e depoimentos de familiares e amigos. Alguns momentos polêmicos da carreira da atriz foram deixados de lado, como o suposto envolvimento de Orlando Morais com a enteada Cléo Pires. “Esse episódio não faz parte de nenhum trabalho meu e não foi gerado por algo verdadeiro, que tivesse acontecido em minha vida. Toda a imprensa já noticiou o que, como, quando e o desfecho. O fato, falso, gerou processos judiciais e ganhamos todos. O livro não é sobre minha vida pessoal, é sobre minha carreira”.

Sobre os Autores

O carioca Eduardo Nassife é roteirista e pesquisador. Autor dos curtas-metragens Duplo Sentido (2008) e O Futuro a Deus Pertence (2009), ele venceu 1.200 roteiristas e integrou a primeira Master Class do Brasil, workshop de roteiro ministrado pelo novelista Aguinaldo Silva. Este ano lança seu terceiro curta-metragem, O Que Você Vai Ser Se Conseguir Crescer?, com os atores Deo Garcez e André Di Mauro.

Fábio Fabrício Fabretti é natural de Maringá (PR), mas vive no Rio de Janeiro. Professor, pesquisador e escritor, seu primeiro trabalho biográfico foi Caio Fernando Abreu – Cartas (Aeroplano, 2002), como assistente de Italo Moriconi. Trabalhou no Centro de Documentação da Rede Globo de Televisão (Cedoc). Produziu e debateu programas de televisão e participou de vários trabalhos literários. Estreia seu primeiro romance, Matadouro, e está preparando a biografia da polêmica cantora e compositora Neuzinha Brizola.

Fonte de pesquisas:
Folha da Bahia (Link original, aqui)
Geração Editorial (Foto)

Comentários