Esclarecimento: Por que um Memorial?

Amigos,
Em primeiro lugar quero agradecer o carinho de vocês, as visitas, o pessoal que segue a gente pelo Twitter, enfim... é muito importante poder contar com tanta gente bacana em um espaço feito com simplicidade e muito carinho.
Logo que criamos o 'Memorial' foi na intenção de armazenar materias sobre a carreira da atriz Gloria Pires, com isso teríamos arquivado em um só lugar diversas memórias da carreira dela. Memorial surgiu na verdade em uma alusão a uma das principais minisséries produzidas pela televisão e que Gloria foi a protagonista: Memorial de Maria Moura em 1994.
Com o tempo algumas dúvidas, perguntas e o porque do título do blog ser Memorial?
Lá fui eu pesquisar, afinal recebi perguntas engraçadas tipo: 'Por que memorial se Gloria é viva?' ou 'Por que memorial se a Gloria é tão nova?'
Para a primeira pergunta damos graças a Deus pela vida e saúde da atriz que gostamos tanto, para a segunda pergunta também é simples: Gloria nasceu praticamente dentro da televisão e apesar de nova tem uma longa carreira, afinal aos 5 anos já participava de 'A Pequena Órfã' (1968, Excelsior).
Mas voltando ao tópico, claro que fui pedir para alguém me ajudar a dar uma explicação mais plausível e de fácil compreensão onde postei o texto excrito por um grande amigo, para quem não conhece vale a pena ler o tópico: Entenda o que é um Memorial
No texto explica detalhadamente, a qual destaco:

O Memorial se constitui em um exercício de interrogação de nossas experiências passadas para fazer aflorar não só recordações/lembranças, mas também informações que confiram novos sentidos ao nosso presente.
Memorial é um relato que reconstrói a trajetória pessoal, mas que tem uma dimensão reflexiva, pois implica que quem relata se coloca como sujeito que se auto-interroga e deseja compreender-se como o sujeito de sua própria história. Assim, é um esforço de organização e análise do que vivemos. Esta diferença entre vivência e experiência é importante.

Vou deixar links fixo na barra lateral direita do blog e em uma página também fixa explicando o nosso porque da escolha desse nome, no mais iremos ganhar tempo fazendo postagens de maiores interesses e assim fazer desse espaço algo que nos traga sempre a memória de uma carreira brilhante.

Comentários