segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Entenda o que é um Memorial


O Memorial se constitui em um exercício de interrogação de nossas experiências passadas para fazer aflorar não só recordações/lembranças, mas também informações que confiram novos sentidos ao nosso presente

Por Mário César Silva
Professor e Coordenador (Iretama - PR)

A forma como encaramos certas situações e objetos está impregnada por nossas experiências passadas. Segundo Ecléa Bosi (1979), através da memória, não só o passado emerge, misturando-se com as percepções sobre o presente, como também desloca esse conjunto de impressões construídas pela interação do presente com o passado que passam a ocupar todo o espaço da consciência. O que a autora quer enfatizar é que não existe presente sem passado, ou seja, nossas visões e comportamentos estão marcados pela memória, por eventos e situações vividas. De acordo ainda com essa autora, o passado atua no presente de diversas formas. Uma delas, chamada de memória-hábito, está relacionada com o fato de construirmos e guardarmos esquemas de comportamento dos quais nos valemos muitas vezes na nossa ação cotidiana.

o Memorial é um relato que reconstrói a trajetória pessoal, mas que tem uma dimensão reflexiva, pois implica que quem relata se coloca como sujeito que se auto-interroga e deseja compreender-se como o sujeito de sua própria história. Assim, é um esforço de organização e análise do que vivemos. Esta diferença entre vivência e experiência é importante.

Portanto, nada mais justo o título do Blog – Memorial Glória Pires – em virtude de nele encontrarmos todos esses elementos. É uma forma de homenagear uma das maiores atrizes da televisão brasileira, vivenciando toda sua trajetória gloriosa. Aliás, diga-se, que é um excelente blog, com informações bastante preciosas. É um verdadeiro achado para os fãs dessa artista, que fez/faz da sua vida uma linha memorável no espaço telenovelístico.





Nenhum comentário: