Entenda o que é um Memorial

O Memorial se constitui em um exercício de interrogação de nossas experiências passadas para fazer aflorar não só recordações/lembranças, mas também informações que confiram novos sentidos ao nosso presente

Por Mário César Silva
Professor e Coordenador (Iretama - PR)

A forma como encaramos certas situações e objetos está impregnada por nossas experiências passadas. Segundo Ecléa Bosi (1979), através da memória, não só o passado emerge, misturando-se com as percepções sobre o presente, como também desloca esse conjunto de impressões construídas pela interação do presente com o passado que passam a ocupar todo o espaço da consciência. O que a autora quer enfatizar é que não existe presente sem passado, ou seja, nossas visões e comportamentos estão marcados pela memória, por eventos e situações vividas. De acordo ainda com essa autora, o passado atua no presente de diversas formas. Uma delas, chamada de memória-hábito, está relacionada com o fato de construirmos e guardarmos esquemas de comportamento dos quais nos valemos muitas vezes na nossa ação cotidiana.

o Memorial é um relato que reconstrói a trajetória pessoal, mas que tem uma dimensão reflexiva, pois implica que quem relata se coloca como sujeito que se auto-interroga e deseja compreender-se como o sujeito de sua própria história. Assim, é um esforço de organização e análise do que vivemos. Esta diferença entre vivência e experiência é importante.

Portanto, nada mais justo o título do Blog – Memorial Glória Pires – em virtude de nele encontrarmos todos esses elementos. É uma forma de homenagear uma das maiores atrizes da televisão brasileira, vivenciando toda sua trajetória gloriosa. Aliás, diga-se, que é um excelente blog, com informações bastante preciosas. É um verdadeiro achado para os fãs dessa artista, que fez/faz da sua vida uma linha memorável no espaço telenovelístico.





Comentários

Unknown disse…
Olha o Blog do Memorial é sensacional, super completo, super atualizado, sempre muito claro e objetivo. Gosto muito de ler as coisas sobre a minha Diva Glorinha aqui, pois é nesse Blog e na Bemglô que sinto a Glorinha bem pertinho de mim!
Amo o Blog de vocês, parabéns pelo excelente trabalho e Parabéns pra Gloria por ser tão próxima dos fâs!
Beijos
Karine Veiga disse…
Monica, a equipe de fãs do Blog Memorial agradece! Que bom que gosta de visitar nosso cantinho que é todo seu também. Cuidamos com todo carinho, tudo em homenagem a nossa Glorinha! Obrigada, beijos!
Unknown disse…
Karine, eu que agradeço pela atenção que tem com nos fãs, por serem tão presentes, por sempre interagir com os fãs! Isso é algo que não tem preço, muito top! Admiro demais o trabalho de vocês!

Assim como estou fazendo de tudo para conhecer a Gloria, espero do fundo do coração poder um dia conhecê-los também, e poder retribuir com um grande abraço todo o carinho que tens com a gente!

Um super beijo para todos!