De corpo, alma e Coração
Para comemorar o aniversário da Gloria Pires nesse 23 de Agosto nada melhor do que nós os fãs ganharmos o presente. Com a ajuda do meu amigo Val Mataverni que preparou os vídeos com as duas canções do lp compacto "Coração" gravado em 1981 estou incluindo aqui a capa e contra capa do lp e a reportagem que saiu na época da gravação. Parabéns Gloria Pires, hoje e sempre estaremos aqui admirando o seu trabalho e relembrando toda a sua trajetória.
.
Gloria Pires canta Fábio JúniorReportagem de Denise Asais
Era uma Quinta-feira e Gloria Pires acordou cedo como de costume. Só que ao invés de se dirigir a globo, como faz todos os dias, seu compromisso naquela manhã era com a gravadora RCA. O disco, tão rotulado e badalado há quase um ano ia sair. Não com produção de Fábio Júnior, como estava combinado no início, mas de Márcio Antonucci.
Consciente de que isso vai gerar muitas fofocas, Gloria reage bem, como sempre. Afinal esta não vai ser a primeira vez que ela demonstra ser uma garota adulta e segura das atitudes que toma. Acha que as fofocas irão esquentar mais, quando o compacto sair com uma música assinada por Fábio.
- Ele é uma pessoa que eu admiro, gosto de seu trabalho e acho que uma coisa não tem nada a ver com outra. O fato de não estarmos juntos não invalida a qualidade e minha admiração por sua música.
Quanto à produção ele está muito ocupado com seu disco e seu trabalho. Se tivesse nascido naquela época, na certa não ia ter grilo, ele o faria, tenho certeza. Mas por um problema de gravadora, o disco atrasou e ele está superabafado.
Como se não bastasse, a composição de Fábio Júnior, coração, um dos lados do compacto é um recado apaixonado. Os versos, segundo Gloria, foram feitos na fase em que estavam juntos e muito bem, mas podem ser interpretados como feitos agora. O que para ela pouco vai mudar, pois está ciente das “fantasias da cabeça das pessoas”.
- Eu não estou nem um pouco preocupada com o que as pessoas podem pensar a respeito. Sei que as interpretações vão surgir. Acontece que não vou sair por ai explicando, porque uma coisa eu descobri, na base da experiência: quanto mais você explica, mais alimenta esse tipo de assunto. Deixa falar.
Outra coisa que ela não ignora são as rixas entre os cantores e atores que gravam discos.
- Isto é uma besteira tão grande... O campo artístico é tão restrito, pra que ficar brigando? Acho mais é que deveríamos nos unir e ampliar nossas atividades. Para mim não existe o ator ou o cantor. O que há é o artista, uma pessoa sensível que desenvolve esta habilidade mais nessa ou naquela atividade. O que conta é a resposta do público e o negócio é tentar. No exterior, não há isso. Acho que é uma necessidade do artista ser completo e tudo é válido. Quanto a ser consumido, não acredito no artista que diz que não comercializa sua arte, pois a resposta do nosso trabalho é o consumo pelo povo.
Sempre preocupada com a qualidade de seu trabalho, Gloria confessa, mas ao mesmo tempo, acha que, a princípio, o público vai comprar o “disco da atriz”.
- Afinal, é assim que sou conhecida e, no início, sei que vai acontecer isto. Mas à medida que curtirem meu trabalho em discos vai comprar a cantora. Pelo menos eu estou apostando nisso. Estou levando tudo a sério porque pretendo levar isso a diante e, portanto, tem que haver seriedade. Agora confesso que estou ansiosa porque na tevê se joga com tudo, desde a sua imagem até o figurino. No disco o único instrumento de trabalho é a voz, tomara que eu consiga passar tudo só com ela.
O compacto além da faixa coração, de Fábio Júnior e Heraldo, conta ainda com O véu desse céu, uma parceria de Dom Beto, Reina Brenda e Toni Osanah.
Capa do LP
Contra capa do LP
Confiram as duas canções na voz de Gloria Pires
Lado A (Coração - Fábio Jr - Heraldo)
Lado B (O véu desse céu - Tony Osanah - Brenda)
Fontes de pesquisa:
Arquivo Pessoal
Revista Romântica (1981)
Youtube (Vídeos postados por Val Mataverni)
Comentários
Grande abraço.