Ter trocado algumas poucas palavras com a Gloria segurando minha mão, foi e será para sempre um dos melhores momentos da minha vida

O sofrimento de Sandra em "Água viva" já deixava o pequeno Pedro Menezes emocionado, na época com 5 anos de idade acompanhava o trabalho de Gloria Pires e guarda até hoje boas lembranças da personagem. Os anos passaram e hoje Pedro que é médico pediatra formado pela PUCRS nos conta uma história engraçada da época que se preparava para entrar na universidade: "O auge foi com "Mulheres de Areia"(1993). Neste ano, eu estava fazendo cursinho pré-vestibular de manhã e, como todo aluno CDF que buscava uma vaga na universidade, estudava a tarde inteira, fazendo somente um "pit stop" no mar de estudos no qual eu estava às 18h para assistir à minha diva na TV. Meu Deus, como aquilo me relaxava! (risos)."
Pedro se declara saudosista por excelência, gosta de leitura, internet, cinema clásssico, músicas dos anos 80, coleciona DVD´s de séries nacionais e americanas e adora tudo que remete a infância, "Adoro tudo o que me remete à minha infância querida que os anos não trazem mais" declara ele.
Falar de "A partilha" é como chover no molhado, ele gosta tanto do filme e se identifica com a personagem de Gloria Pires que decorou todas as falas: "A Partilha" não é somente o meu filme nacional preferido como também é um dos meus preferidos no contexto geral... Tenho o DVD e já o assisti dezenas de vezes. Sei TODAS as falas e sequências de cor e salteado."
Confiram toda a emoção que ele sentiu ao estar no lançamento da biografia da atriz em Porto Alegre e como ele se tornou um grande admirador do trabalho de Gloria Pires.

Ter trocado algumas poucas palavras com a Gloria segurando minha mão, foi e será para sempre um dos melhores momentos da minha vida
Por Pedro Menezes

Pedro ao lado de Gloria Pires, desde Água viva ele acompanha o trabalho da atriz

A Gloria me chamou a atenção desde quando eu tinha 5 anos de idade, quando passava a novela "Água Viva" no horário nobre, do Gilberto Braga. Eu era muito pequeno, mas me lembro bem da trama e de sua personagem, a Sandra, e fiquei emocionado com o seu sofrimento de sua personagem, que era uma menina rica e mimada, quando os seus pais morrem - primeiro a sua mãe na explosão de uma lancha, e depois o seu pai, o Miguel Fragonard(o saudoso Raul Cortez, com quem Gloria contracenou várias vezes). Depois disso, me lembro dela na novela "Louco Amor"(1983), um delicioso folhetim do Gilberto Braga - a cena em que a sua personagem Cláudia desmascara a vilã da novela,a embaixatriz Renata Dumontt(Tereza Rachel) em uma festa está bem viva em minha memória. Com o tempo, fui me tornando cada vez mais fã dessa grande atriz, que faz parte da minha infância, pois cresci e amadureci como ser humano assistindo aos diferentes tipos que Gloria interpretou com maestria na TV. Mas, para mim, o auge foi com "Mulheres de Areia"(1993). Neste ano, eu estava fazendo cursinho pré-vestibular de manhã e, como todo aluno CDF que buscava uma vaga na universidade, estudava a tarde inteira, fazendo somente um "pit stop" no mar de estudos no qual eu estava às 18h para assistir à minha diva na TV. Meu Deus, como aquilo me relaxava!!! rs
Gosto muito da Selma de "A Partilha", também, pois me identifico muito com o saudosismo da personagem(a cena final do filme é linda!). Aliás, "A Partilha" não é somente o meu filme nacional preferido como também é um dos meus preferidos no contexto geral... Tenho o DVD e já o assisti dezenas de vezes.... Sei TODAS as falas e sequências de cor e salteado! rs
Elogiar a Gloria como pessoa dispensa comentários... Mas, recentemente, me emocionei E MUITO com a sua última entrevista no Fantástico, antes do lançamento da sua biografia... Quando a entrevistadora lha perguntou como ela e sua família superaram a onda de boatos maldosos e infundados, e ela, com uma inteligência e presença de espírito ímpar, responde com uma singela frase: "com a nossa realidade".... Meu Deus, ela conseguiu dizer tudo e mais um pouco com isso!!! Calou a boca de muita gente sem precisar dizer muito. Ou seja, Gloria nao é apenas uma atriz econômica, mas também um ser humano econômico, o que a torna ainda mais Gloriosa ainda!

Pedro muito feliz com o seu "kit fã" em mãos ao lado de Gloria e dos autores

Ter ido ao lançamento da biografia dela aqui em POA e tê-la visto de perto, ter trocado algumas poucas palavras com ela, com ela pegando na minha mão, foi e será para sempre um dos melhores momentos da minha vida... Na primeira etapa do lançamento, que foi uma entrevista com ela e os autores no Palco do Praia de Belas Shopping, havia no momento final um espaço para perguntas, e lhe perguntei qual tinha sido, na opinião dela, a personagem que lhe exigiu maior pesquisa, difciculdade e estudo na composição da mesma... Eu jurava que ela falaria Maria Moura, ou até mesmo nas gêmeas Ruth e Raquel... Mas não, ela falou que foi a de "Se Eu Fosse Você", pois ela, por ser mulher, teve que penetrar num universo o qual ela desconhece totalmente, que é o universo masculino.... Interesantíssima a resposta e explicação que ela me deu... Valeu, Glorinha!!!

"Ping-pong" com Pedro Menezes
Gloria não é apenas uma atriz econômica


Melhor novela: Mulheres de Areia (1993)
Melhor filme: A Partilha (2001)
Personagem inesquecível: Todas para mim tem a sua importância. Percebi bem isso ao ler sua biografia. É IMPOSSÍVEL citar apenas uma, até porque ela já fez de tudo na TV e cinema
Música/trilha que lembra a Gloria Pires: Cruzando Raios (Anjo Mau - 1997)
Melhor par romântico: Com Lauro Corona em "Direito de Amar" (1987)
Cena inesquecível: A cena que encerra o filme "A Partilha", pois ali eu me identifiquei com a Gloria e sua personagem, a Selma. Houve ali um denominador comum.
Melhor vilã: Maria de Fátima (Vale tudo - 1988)
Melhor mocinha: Rosália Medeiros (Direito de amar - 1987)
Remake e personagem que gostaria de ver a Gloria: Como Charlô em "Guerra dos Sexos". Se o Bimbo fosse o Tony Ramos e o remake escrito pelo Sílvio de Abreu e dirigido pelo Jorge Fernando: Bah, sucesso na certa, indubitavelmente!!!
Ator que ainda não fez par romântico com a atriz: Reynaldo Gianecchini
Achei um desperdício: Marieta Berdinazzi em "O Rei do Gado", a pior de todas! Uma coisa é ter um texto e um personagem tosco nas mãos; outra coisa é não ter um texto e ficar a novela toda dizendo: "Sim, titio.... como vc quiser, titio..."
Gostaria de ter visto na TV: Dancin' Days (1978)
Gosto de ouvir Glorinha cantando: Drops de Hortelã
Defina Gloria Pires em uma frase: A Glória não é apenas uma atriz econômica, mas também um ser humano econômico, o que a torna ainda mais Gloriosa do que já é.

Galeria de fotos:


Pedro fazendo pose com a biografia da Glorinha

Com Eduardo Nassife, dando os parabéns pelo trabalho

O autógrafo

Pedro declara todo o carinho que tem por Gloria ao jornal Zero hora

Na coletiva de imprensa em Porto Alegre, Pedro também fez sua pergunta

Momento esperado por todos, Glorinha e os autores recebem o público
Conclusão:
Quero agradecer a disponibilidade que o amigo Pedro Menezes achou em enviar seu depoimento, emocionante e muito comovente a forma com que ele escreveu cada palavra. Todas as fotos foram cedidas por ele, meu muito obrigado. Desculpe pela demora.
Abraços,
Josué Palácios

Comentários

Val disse…
Valeu Pedro. ADOREI!
PEDRO disse…
NOSSA!!!!!!!!!! FIQUEI EMOCIONADO, AMIGO PALÁCIOS!!!!!!
FICOU PERFEITO ESTE TEU POST!!!

PARABÉNS PELA SÍNTESE.....ADOREI!!!!

ABRAÇÃO A TODSOS E FICA AQUI O MEU MUITO OBRIGADO =D
Anônimo disse…
Excelente!!!
Talvez minha opinião seja um tanto suspeita, pois tenho imensa admiração pelo trabalho da Glória e pela pessoa do Pedro... Bravo!
Josué Palácios disse…
Pedro é um amigo que ganhei em nome do mesmo amor que sentimos pela Glorinha, o texto dele é uma declaração.
Abraços a todos
Anônimo disse…
Muuuuuito bom o depoimento parabens Josue e pra bens ao Pedro!!!!!!!
Jéssica Guimarães
Anônimo disse…
Valeu Peter... Meu amigo letrado... Bjão...
Anônimo disse…
PEDRO, TU É MARAVILHOSO!!!!!!
LINDO, CULTO E SUPER INTELIGENTE! ADORO LER OS TEUS TEXTOS DO TEU BLOG!! ALIÁS, PRECISAS REATIVÁ-LO LOGO. TÔ SENTINDO FALTA DE UMA BOA LEITURA (RISOS).

TE ADORO DEMAIS!!!
BEIJOS, FABI!