'Louco Amor' (1983) - Resumo dos capítulos 6 ao 10

Dando continuidade aos resumos de 'Louco Amor' agora entramos nos capítulos 6 ao 10, nessa trama de Gilberto Braga exibida em 1983 Gloria Pires interpretou Cláudia. Agradecendo ao amigo Antonio pela divulgação dos capítulos na comunidade Memória da TV e também por ter permitido as postagens aqui no Memorial, vale lembrar que os resumos fazem parte da coleção "As Grandes Telenovelas" de 1985. Para acompanhar os 5 primeiros capítulos da novela divulgados no blog clique AQUI.

CAPÍTULO 06
Desnorteado com aquela situação Luiz Carlos decidiu ir atrás de Patrícia e Márcio, tomou um táxi e decidiu ir esperá-los na porta do Teatro Municipal, quando chegou lá a ópera já havia acabado e ele ainda viu Patrícia entrando no carro de Márcio, decidiu seguí-los até que pararam para jantar em um conhecido restaurante, lugar que ele jamais teria condições de convidar Patrícia.
Eles já estavam sentados na mesa, quando Luiz Carlos surge de surpresa, movido pelo ciúme ele interpela Márcio, Patrícia envergonhada com o vexame dizia que não conhecia Luiz Carlos, que ainda mais agressivo ameaçava Márcio. Diante de tantos insultos Márcio acerta uns socos em Luiz Carlos que humilhado é jogado pra fora pelos seguranças da casa.
O incidente quase teve desdobramentos. Como Patrícia não havia mais entrado em contato com ele e, por mais que ligasse para a casa de Edgar, o telefone estivesse sempre ocupado, ele decidiu que tinha de procurá-la pessoalmente.
Renata tanto fez, que conseguiu dar a festa que pretendia na mansão, e Luiz Carlos chegou misturado aos primeiros convidados. Se ela o tivesse visto teria dado um escândalo, que não fosse por outro motivo, pelo menos pelos trajes inadequados, porém Lipe o encontrou primeiro e o levou para o jardim, avisando Patrícia em seguida. Quando Patrícia veio ao seu encontro eles começaram a discutir novamente, até que para dar um basta naquilo ela prometeu que sairia com ele no dia seguinte, conformado ele foi ao quarto de Isolda, enquanto Patrícia ia ao encontro de Márcio.
A festa estava no auge, grupos animadíssimos dividiam-se, entre eles Lipe e Cláudia que desde o dia que se conheceram na fábrica estavam cada vez mais próximos. Os dois conversavam com Edgar, que tinha planos de publicar um livro de memórias e estava em busca de alguém que se dispusesse a escrevê-las, Lipe teve a idéia de apresentar Cláudia a Edgar na esperança de que ele simpatizasse com ela para incumbí-la de escrever o livro.
Na área de serviço da mansão Isolda, mesmo atarefada com os serviços na festa ainda teve tempo de passar um sermão em Luiz Carlos, que nervoso não tinha paciência para aturar aquilo, quando ele ia saindo escutou a voz de Patrícia que conversava a sós com Márcio.
- Posso contar um segredo? Tenho horror à pobreza.
Luiz Carlos imaginou que ela se referia a ele, cada vez mais magoado com ela, ele se afastou tomando cuidado para não notarem sua presença.
- Eu queria nesse momento estar num belo apartamento só meu, na Île Saint Louis em Paris.
- Podia ser comigo?
- perguntou Márcio, sedutor.
Com um jeito carinhoso ela segurou seu rosto. - Claro que sim...
Não resistindo ao brilho nos olhos de Patrícia e a maneira que ela falava, Márcio a beijou, primeiro suavemente como que para sentir sua reação, depois cheio de paixão.
Naquele momento acontecia na festa o primeiro beijo entre Lipe e Cláudia, momentos antes Edgar havia passado por uma situação constrangedora, ele havia confundido o embaixador de Gana com o chefe dos garçons, e Renata o ridicularizou na frente dos dois, inconformada com aquilo Muriel chamou Lipe e Cláudia pra organizarem uma vingança.
Zeca, colega de faculdade estava trabalhando na festa como garçom, foi convencido por Cláudia a se passar por filho de um grande músico de jazz, Renata que gostava de se mostrar bem informada fez diversos elogios ao "pai" do rapaz e ainda terminou por convidá-lo a passar um final de semana na ilha particular de Edgar em Angra.
Deliciado com a brincadeira, Edgar disse que há muito não se divertia tanto.
E Lipe aproveitou para declarar que Cláudia inteligente daquele jeito só podia ser a mulher de sua vida.

CAPÍTULO 07
Luiz Carlos havia ficado muito magoado com o comentário preconceituoso de Patrícia na festa, porém não conseguia esquecê-la de jeito nenhum. Ele havia telefonado e convidado ela pra almoçar com ele, para sua surpresa ela aceitou.
Sem dinheiro e não querendo demonstrar pediu uma soma considerável a Isolda alegando motivos pessoais, e aproveitando que Guilherme lhe solicitara levar o carro para a revisão, se apossou dele para buscar Patrícia. Foram a um dos mais luxuosos restaurantes da cidade.
Durante o almoço ela contou a ele que Edgar havia assinado o testamento e lhe prometido uma doação em vida, talvez o hotel de luxo que possuia, assim que ela se casasse, porém para que o casamento fosse com Luiz Carlos, ele deveria modificar suas atitudes e tentar uma reconciliação com a sua família.
Estavam tão entretidos um com o outro, que não perceberam a presença de Nanda, que tomava um drink com amigos no bar do restaurante. Imaginando que Renata gostaria de saber o que via, telefonou imediantamente pra embaixatriz. Mal desligou o telefone, Renata apanhou o carro e foi ao encontro dos dois, quando chegou ao restaurante entretanto eles já estavam indo embora, então ela querendo evitar uma cena seguida de um escândalo esperou que ele a levasse em casa saindo atrás deles numa perseguição.
Percebendo que ela o seguia, Luiz Carlos pisou fundo no acelerador pra desespero de Patrícia, Renata obcecada, não desistia, chegando em determinado momento, a emparelhar com ele. A corrida só terminou quando Luiz Carlos achando que tinha conseguido se livrar avançou o sinal e atingiu em cheio o carro de Renata.
Com medo que ela o denunciasse a Guilherme, Luiz Carlos concordou em pagar os estragos. Mas na manhã seguinte, uma desagradável surpresa o esperava. Ele tinha dinheiro apenas para o conserto do carro de Guilherme, o Mercedes de Edgar, usado por Renata ficaria bem acima de suas possibilidades.
A primeira coisa que lhe passou pela cabeça foi conseguir um adiantamento com o cineasta que havia lhe encomendado o roteiro do filme que escrevia, mas recebeu a resposta de que o financiamento para o filme poderia não sair. Decidiu novamente apelar para Isolda que admitiu que tinha o dinheiro, e que eram suas únicas economias, e se negou a emprestá-lo, argumentando que o futuro junto a Patrícia só lhe traria infelicidade.
Luiz Carlos começou a ficar desesperado e disposto a tudo pra resolver aquela situação.
Naquela tarde, recebendo de Guilherme vários cheques para depositar, decidiu desviar o de maior valor. Sem se dar conta do quanto era ingênuo, estava cada vez envolvido na teia tecida por Renata, ela desejava que, para obter a quantia necessária, ele fizesse algo imperdoável que afastaria Patrícia dele para sempre.
Na casa de Edgar, Cláudia começara a trabalhar no livro de memórias. Ela precisava de muita paciência. Sentado na cama, em seu quarto a portas fechadas, ele recordava uma grande festa que havia dado durante o festival de Cannes, não conseguia precisar exatamente se era 1942, 52 ou 62. Foi interrompido por Gonçalo que o avisou que ele havia marcado limpeza de pele no salão. Irritado, mandou que desmarcasse, pois não queria interromper o trabalho com Cláudia, que conhecia uma excelente esteticista e que poderia atendê-lo em casa. Estava se referindo a Gisela [Lady Francisco], vizinha de condomínio, e mãe de sua amiga Luciana [Bia Seidl].
Gisela era uma mulher madura, viúva, e conservava a beleza, apesar da vida difícil que levava, tendo criado Luciana sozinha, cativava as pessoas pela espontaneidade nas palavras e atitudes. Edgar se encantou com ela; desacostumado com as informalidades, ficou fascinado com sua naturalidade, ele tinha consciência de que todos se dirigiam a ele como um velho esclerosado, que de interessante tinha apenas o dinheiro, Gisela era bem diferente, por isso ela começou a fazer as sessões com ele num espaço de tempo bem mais curto que o habitual...

CAPÍTULO 08
Luiz Carlos, com o cheque que desviara de Guilherme, havia conseguido pagar o conserto do carro de Edgar, foi à mansão entregar o recibo a Renata. Ele a surpreendeu no instante em que a embaixatriz examinava uma caixa de jóias que fora retirar no cofre de um banco, jóias valiosíssimas que chamaram a atenção de Luiz Carlos; entre elas uma belíssima pulseira de brilhantes. Renata o recebeu com a frieza habitual, e quis saber o que ele tinha feito pra conseguir quantia tão alta de dinheiro. Como Luiz Carlos respondeu que era problema dele, ela não insistiu, porém desconversou quando ele a questionou o motivo de tamanho ódio. Sem suportar olhar mais olhar pra cara dela, ele partiu ainda a tempo de ver Patrícia entrando no carro de Márcio, os dois haviam marcado um final de semana juntos em Angra, na ilha de Edgar. Não acreditando que aquilo pudesse ser amizade, Luiz Carlos deixou a mansão furioso.
Dias mais tarde o inesperado aconteceu. Na redação da Stampa, Agenor agora trabalhava como responsável pelo buffet dos funcionários. Luiz Carlos sem querer esbarrou no paletó de Agenor, que estava pendurado em uma cadeira; percebeu que havia algo volumoso em um dos bolsos e não resitindo a curiosidade, pegou a caixa e abriu. Luiz Carlos ficou intrigado, pois reconheceu de imediato que era a pulseira de Renata. Luiz Carlos percebera que a relação entre Renata e Agenor era intensa mas, mas não conseguia supor até que ponto.
Disposto a investigar, mal amanheceu o dia ele se plantou na porta da casa de Agenor, viu quando ele saiu e se dirigiu à seçao de penhores da Caixa Econômica, e depois mais tarde indo ao encontro de Renata depois do expediente da revista encerrado, numa conversa a portas fechadas. Mas o que chocou Luiz Carlos foi ver Renata indo apressada ao encontro de Márcio num local perto da revista para lhe entregar um pacote contendo uma grande quantia de dinheiro.
Sem vacilar telefonou para Patrícia, que se mostrou incrédula com a história, mas depois achou que fazia sentido.
Durante o fim de semana na ilha, Márcio havia perdido muito dinheiro numa rodada de pôquer com amigos de André. Patrícia pensou que provavelmente ele não tinha recursos financeiros pra saldar a dívida, ela disse também que estava desconfiada que entre Márcio e Renata havia muito mais do que simples amizade. Então pra espanto de Luiz Carlos, disse que pra eles isso não era ruim, trocariam o silêncio, pelo consentimento dela em relação ao casamento deles.
O que eles não imaginavam era que a história tomaria novos rumos. Luiz Carlos não havia conseguido o dinheiro para cobrir o cheque desviado de Guilherme, e o inevitável aconteceu. Muriel ao descontar um cheque a pedido de Guilherme teve a desagradável supresa de saber que não havia fundos.
- Tenho certeza de que eles erraram, devem ter feito confusão e depositado na conta da empresa. - disse Guilherme.
Muriel conferia os canhotos ao lado de Luiz Carlos cada vez mais tenso.
- Provavelmente você se enganou querido, esse dinheiro não consta em nenhuma de nossas contas. - disse ela.
Luiz Carlos não conseguia pensar em nenhuma desculpa razoável, e pouco a pouco foi perdendo o controle da situação, não mais resistindo a pressão, confessou o roubo.
Chorando, contou a eles o que havia acontecido. Guilherme muito irritado queria denunciá-lo a polícia, porém Muriel mais compreensiva entendeu a situação e pediu que lhe fosse dada uma outra chance.
Diante do impasse, Muriel apresentou uma solução. Com seu aval, Luiz Carlos faria um empréstimo no banco e devolveria o dinheiro a Guilherme.
Luiz Carlos achou a solução de Muriel ótima, era aquilo ou cadeia. O plano sórdido que Renata arquitetara por pouco não destruira a vida dele.

CAPÍTULO 09
Dias depois Luiz Carlos falou de suas suspeitas com Cláudia, que decidiu investigar por conta própria. Usando o pretexto de uma entrevista com Márcio para um perfil na Stampa, ela o procurou na casa dele. O telefone tocou interrompendo a conversa, e Cláudia notou que ele parecia nervoso, queria desconversar.
- Encontro você amanhã aqui, às cinco da tarde - disse, antes de desligar.
Cláudia teve certeza de que Márcio falava com Renata. Alegando um compromisso urgente correu para a Stampa atrás de Luiz Carlos. Estava disposta a avisar André, mas Luiz Carlos foi contra a idéia. Cláudia não desistiu; como o embaixador poderia reconhecer sua voz, recrutou os serviços de Luciana.
Luciana era bem difetente de Gisela, bonita como a mãe, porém extremamente ambiciosa, queria subir na vida a qualquer preço. Luciana se envergonhava de sua condição social, do lugar onde morava com a mãe, isso a tornava invejosa, e para extravasar esse sentimento, nada como manejar bem a arte do fuxico e da intriga, com todos esses atributos ela se encarregou da tarefa com perfeição.
Dissimulando bastante Luciana disse a André que era melhor ele abrir os olhos, Renata o traia, mas ele achou que estava sendo vítima de um trote. Porém, tendo recebido respostas evasivas ao convidar Renata para um passeio no mesmo horário, começou a desconfiar.
No dia seguinte e na hora marcada foi ao endereço fornecido por Luciana. Tocou a campainha e Agenor lívido o recebeu a porta. André entrou na sala a tempo de ver Renata deitada no sofá, sendo massageada por Márcio.
- Não pode ser, é sórdido demais! - gritou.
- Não tire conclusões precipitadas, André - respndeu Renata desconcertada.
Os dois começaram uma violenta discussão, Márcio tentava interromper a briga, dizendo que ele deveria saber a verdade, porém Agenor o expulsou da sala. Depois disse que havia aceito a pulseira de Renata e que a penhorara, tudo por conta da dívida de jogo de Márcio, dizendo estar com nojo de tudo aquilo, André não quis ouvir mais nada e foi embora.
Luiz Carlos nesse momento estava bem longe. Bem cedo e de malas prontas, Patrícia foi ao encontro dele e o convencera a passarem o fim de semana juntos em Angra.
Sozinhos naquele paraíso, os dois viveram novamente os momentos felizes, como na época da adolescência. Voltaram a fazer planos para o futuro, de uma vida em comum.
Em determinado momento Luiz Carlos retomou o assunto do menino, insistindo mais uma vez que João era seu filho, Patrícia gritando negou e eles brigaram. Luiz Carlos encerrou a discussão indo embora e deixando Patrícia para trás.
Se ela se demorasse um pouco mais, encontraria André, que decidira passar uns dias na ilha para reorganizar as idéias, ele ainda não sabia o que fazer com Renata. Longe da agitação do Rio, e dos compromissos sociais, teria condições de refletir, de fazer um balanço de sua vida ao longo dos anos junto a Renata. De uma coisa ele estava convencido, ela não prestava, além de ser uma grande mentirosa.
Estava perdido em seus pensamentos, quando percebeu uma lancha atracando no píer. Não quis acreditar no que via. Márcio caminhava em sua direção.
- É muita audácia de sua parte me procurar! gritou cheio de raiva.
- Não é nada do que o senhor está pensando. Eu vim para lhe contar toda a verdade.
A irritação impedia André de ouvir o que Márcio tinha a dizer, e ele tornou a insultá-lo.
- Você deveria criar vergonha nessa sua cara safada! Podia até mesmo ser filho dela!
- Podia não, eu sou!

André achou que tinha entendido errado e se calou. Márcio aproveitou para contar toda a história.
Nascera antes de Renata conhecer André; ela o entregara aos cuidados de uma amiga. Quando Agenor ficou viúvo, Márcio foi morar com ele, que o registrou como filho. Só soube que era filho de Renata aos doze anos, mas forçado a se calar sobre sua condição, consentiu.
André não imaginava que Renata pudesse ser filha de Agenor, ela lhe dissera que seus pais haviam morrido tragicamente num desastre aéreo. O embaixador se chocava cada vez mais com a mulher que tivera casado por tantos anos.

CAPÍTULO 10
O que deixava André ainda mais atônito na história toda, era o fato de Renata ter escondido o pai e o filho por esses anos todos, privando-os da convivência junto a Lipe e Patrícia. Mas a insistência em casar Patrícia e Márcio se tornava clara, dessa forma protegeria o filho que rejeitara por tanto tempo, ele mal sabia que o passado de Renata ainda reservaria muitas surpresas.
No final de semana, Luiz Carlos retornou a ilha de Angra e encontrou um clima de festa.
Havia gente de todas as partes do mundo, para um torneio internacional de tênis, que iria se realizar ali, a Stampa fazia parte do time de apoiadores do evento.
A essa altura Luiz Carlos já havia sido contratado pela revista como jornalista, depois de conquistar o apoio de Muriel, por uma excelente reportagem que ele apresentara.
Nesse meio tempo, descobrira através de Cláudia que João era realmente seu filho.
Cláudia havia vasculhado a mansão atrás dos passaportes de Patrícia e Renata, e descobrira a trama armada pelas duas. Patrícia havia inventado que em determinado período, teria se internado em uma clínica psiquiátrica em São Paulo, arrasada com o fim do relacionamento deles. Luiz Carlos contou a história para Muriel, que pediu ao amigo Edgar, autorização para ele acompanhá-la até o evento.
Eles chegaram junto com Guilherme, apontado como um dos favoritos no torneio.
Edgar estava feliz, parecia outro homem desde que começara a tratar a pele com Gisela, propusera pagar em dobro, para que ela viesse todas as semanas, tamanho o prazer que sentia no contato com ela.
Lipe que acabara de chegar junto com Cláudia, Carlinha e Luciana, estranhara a ausência do pai.
Renata detestou encontrar com Luiz Carlos, logo que o viu chegando com Muriel, mostrou todo o seu desagrado, mas nada fez, porque Edgar o recepcionou muito bem.
Luiz Carlos estava preocupado em falar com Patrícia, mas ela havia saído para dar um passeio de lancha com Jorge Augusto [Antônio Fagundes] o filho único de Muriel.
Jorge Augusto era free-lancer, e havia sido contratado pela Stampa, para uma reportagem especial sobre o lugar.
Enquanto Luiz Carlos esperava o retorno deles, avistou João e tentou brincar com o menino, mas foi duramente impedido por Renata, apesar da interferência de Muriel.
Quando Patrícia voltou, ele manifestou seu ciúme, agora misturado com profunda raiva. Esse sentimento fora despertado pela atitude covarde de Patrícia escondendo dele o filho tão desejado. Jorge Augusto, que nada sabia, tentou defender Patrícia da ira de Luiz Carlos e acabou levando um soco, o clima ia esquentar ainda mais se Lipe não tivesse contido Luiz Carlos.
Patrícia, envergonhada com a cena, saiu chorando atrás de Renata, que terminava de se preparar pois ia conceder uma entrevista a um programa de televisão. Elas discutiam a conveniência de mandar Luiz Carlos embora, quando sem que ninguém percebesse Muriel se aproximou.
Aproveitando uma distração delas, e sem Patrícia perceber, Muriel esbarrou em Renata jogando a embaixatriz na piscina. A entrevista de Renata teve que ser suspensa, ferida em sua vaidade ela se recolheu para o quarto.
Ao abrir a porta, a embaixatriz teve um choque.
Sem avisar ninguém, André chegara a ilha e mexia em uma pasta de documentos.
No Rio ele contratara um detetive e o encarregara de levantar todo o passado de Renata, ele já sabia de muita coisa, mas ainda não era o momento certo da revelação.
André se assustou com os gritos de Patrícia do lado de fora, correu para ver o que estava acontecendo, Luiz Carlos a segurava pelo braço insistindo em ter uma conversa definitiva com ela.


Fonte de pesquisa:
Arquivo de JPalácios (Foto)
Coleção "As Grandes Telenovelas" (1985)
Resumos divulgados por Antonio

Comentários