A Glória de Orlando

"Estou 'republicando' uma matéria que saiu na revista veja na época da novela Anjo mau em 1997, na ocasião falavam sobre as músicas de Orlando nas novelas e a possível influência de sua esposa. No final da matéria inclui o video clipe da música Cruzando raios que foi tema da abertura de Anjo mau e tem a participação da nossa querida Gloria Pires."
.
Com a ajuda da mulher-atriz, o cantor Orlando Morais decola nas paradas
Ricardo Valladares

O cantor e compositor Orlando Morais, 35 anos, está na melhor fase de sua carreira. Ele já lançou cinco CDs e nunca vendeu, em média, mais do que 12000 cópias. Já o novo CD, que contém a música Cruzando Raios, tema de abertura da novela Anjo Mau, até o momento vendeu 60000. Quando tinha sorte, Orlando Morais realizava quatro shows por mês. No último mês conseguiu fazer doze. Em 1997 ele cantou pela primeira vez no Canecão, no Rio de Janeiro, a mais prestigiada casa de shows do país antes disso, não passara de apresentações modestas, freqüentemente em barzinhos. Seu cachê, de 3000 reais, pulou para 10000. Orlando não é nenhum novato no mundo artístico e toca piano de ouvido desde os 4 anos. Formado em direito em Goiânia, sua cidade natal, já chegou a se apresentar em bares em Portugal e na França. Como compositor, tem parcerias com Caetano e Djavan e duas músicas gravadas por Maria Bethânia. Só agora, no entanto, está saindo do anonimato. "Nunca tive um momento assim na minha carreira", comemora.

Morais é casado há dez anos com a atriz Glória Pires, com quem tem uma filha, e sua escalada tem uma explicação promocional: seja na novela Anjo Mau, no programa Fantástico ou no Domingão do Faustão, ele conseguiu que mãos amigas colaborassem com seu sucesso. Sua venda de discos quintuplicou, seus cachês se multiplicaram três vezes na crista de um processo chamado "brodagem", palavra que vem do inglês brother, irmão. Consiste em conquistar espaço por meio da camaradagem. No caso do cantor, ele conta com a brodagem de Glória Pires. No passado ela participou de dois videoclipes do marido, uma vez como diretora, na outra como atriz, mas afirma que desta vez apenas comentou na emissora que gostaria de ver Cruzando Raios na novela e só. A atriz faz ironias quando comentam que está por trás das chances oferecidas ao marido, dizendo que "é demais achar que a Glória Pires manda na Globo, no Roberto Marinho e no Boni".

Prazer em ajudar: Ela admite que, no caso da música Figura, se empenhou de verdade para que a canção de Orlando Morais fosse o tema de sua personagem em Mulheres de Areia. "Mostrei a música ao diretor da novela e ao Mariozinho Rocha, produtor musical da Globo. O resto é com eles." A atriz, que já foi casada com Fábio Junior, arremata: "Quando o marido também é ator há certa competitividade. Com o Orlando é diferente, eu tenho prazer em ajudá-lo".

Integrantes da cúpula da Globo também tiveram o mesmo prazer em ajudar. Na sinopse de Anjo Mau estava prevista uma cena em que um casal iria assistir a um show. A autora, Maria Adelaide Amaral, ainda não havia decidido qual seria o artista apresentado quando recebeu um pedido de cima. "Carlos Manga, diretor do núcleo, sugeriu que fosse o do Orlando", conta Maria Adelaide. Foi assim que ela escreveu uma cena exibida no início do mês em que o mecânico Júlio (Luciano Szafir, o namorado de Xuxa) resolve iniciar uma paquera com a patricinha Heleninha (Bel Kutner) e tem a idéia de convidá-la para ir a um espetáculo de Orlando Morais. A moça se entusiasma imediatamente com o convite, num comportamento mais animado do que o exibido pela platéia da vida real, que deixava o Canecão vazio pela metade. Orlando Morais ficou dois minutos e cinco segundos no ar, para uma audiência que está estourando o Ibope e chega aos 40 pontos de pico graças, em grande parte, ao colossal talento de Glória Pires.

"Me atrapalha": Um esquema desse tipo é digno de uma estrela de primeira grandeza. Quando um produto é anunciado no meio de uma novela, nos diálogos dos personagens que parecem conversar espontaneamente, o que se está vendo é um tipo de publicidade conhecido como "merchandising testemunhal", um dos mais cobiçados pelas agências, pois o público não sabe que está diante de um anúncio o preço de tabela por essa aparição e pelos diálogos é algo em torno de 180.000 reais. Orlando Morais também teve acesso aos dois espaços musicais mais disputados pelas gravadoras dentro da programação da Globo. Um é o Domingão do Faustão. Por causa da briga de foice pela audiência no horário, nenhum artista que não esteja estourando nas paradas tem acesso ao programa. Nos últimos domingos apresentaram-se por lá Gabriel o Pensador (1 milhão de cópias) e É o Tchan (3 milhões de cópias). Nem sempre a Globo tem artistas com esse cacife para exibir. Mas Orlando Morais participou do programa na véspera da estréia da novela, quando era um fracasso de vendagem.

"Havia um motivo para colocá-lo lá, pois se tratava de um programa sobre a novela Anjo Mau", defende Carlos Manga, diretor do núcleo da novela e também do programa de Fausto Silva. Com a mesma justificativa o cantor de Cruzando Raios também fez jus a um videoclipe no Fantástico proeza reservada, nas últimas três vezes em que clipes foram apresentados no programa, aos Rolling Stones, É o Tchan e Skank. Orlando é muito grato à esposa pela ajuda, mas faz uma ressalva. "Às vezes ser marido de Glória até me atrapalha", exagera. Com o sucesso vitaminado pela esposa, o cantor pode enfrentar um arranhão na imagem em função da visão patriarcal que muitas pessoas têm das relações entre marido e mulher. Ninguém acha errado quando um profissional de sucesso banca o negócio da esposa uma butique, por exemplo. Mas, quando é uma mulher bem-sucedida que resolve auxiliar o marido, uma visão convencional pode apontá-lo como aproveitador.

Extra: Confiram o clipe da música cruzando raios que foi tema de abertura da novela Anjo Mau



Fonte de pesquisas:
Revista veja - 15/10/1997 (Link original, aqui)
Youtube (Vídeo)

Comentários