O quatrilho (1995) leva Gloria Pires e elenco ao Oscar 96

Cena: Pierina (Gloria Pires) desmascara padre Gentile (Cecil Thiré)



Romance que vira filme indicado para o Oscar

Deixando sua pátria em busca de melhores dias, grandes levas de imigrantes italianos dirigiram-se à distante América na segunda metade do século XIX. Sem perspectivas na península ou embalados nas promessas de um futuro dourado, enfrentavam os perigos de uma longa e demorada travessia marítima, que muitos nem chegariam a completar, desaparecendo para sempre nas profundezas do oceano.
Uma considerável parcela destes pobres aventureiros aportou ao extremo sul do Brasil, onde eles, seus filhos e netos, submetidos à injunções do tempo e do meio, construiriam, com os defeitos e as qualidades de todos os deslocados sociais, uma sociedade próspera e relativamente igualitária, baseada sobre a pequena propriedade rural e, posteriormente, sobre o comércio e a indústria. Esta saga, pela primeira vez resgatada por um ficcionista brasileiro, encontra em José Clemente Pozenato seu grande cronista, revelando-se, indiscutivelmente, como um dos mestre da narrativa brasileira atual.
Com talento Fábio Barreto, um jovem diretor do novo momento do cinema brasileiro, tranformou em filme o romance de Pozenato. Com atrizes conhecidas como Glória Pires e Patrícia Pillar e atores convincentes como Bruno Campos e Alexandre Paternost o filme O Quatrilho foi um dos cinco filmes mundiais indicados para o Oscar/96 de Melhor Filme em Lingua Estrangueira.
Acompanhando a equipe do filme O Quatrilho, o escritor José Clemente Pozenato e o fotógrafo Germano Schüür estiveram no mês de março de 1996 em Los Angeles para acompanhar de perto as cerimônias da grande festa do cinema como mostra a fotografia feita em Beverly Hills. Na foto da esquerda para a direita: o fotógrafo Germano Schüür, as atrizes Glória Pires e Patrícia Pillar e o escritor José Clemente Pozenato. Abaixo a capa do filme.



Fonte de pesquisa:

Wikipédia

Youtube (Vídeos)

Comentários