quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Filme com Gloria Pires concorre ao prêmio máximo do Festival de Cinema de Tóquio

Atriz interpreta uma psiquiatra que propôs atividades lúdicas aos pacientes de um manicômio do Rio. 
 

- Pela primeira vez em 12 anos, um filme brasileiro foi selecionado para a mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema de Tóquio (TIFF). A obra "Nise - O Coração da Loucura" concorrerá ao Tokyo Grand Prix, prêmio principal do Festival, que está na sua 28ª edição. 

A atriz Gloria Pires interpreta Nise da Silveira, uma psiquiatra que, a partir dos anos 40, propôs aos pacientes de um manicômio do Rio atividades lúdicas como a pintura, em substituição aos métodos violentos praticados na época, como o eletrochoque. O filme ganhou o Prêmio do Júri Popular no Festival do Rio. 

A última vez que um filme brasileiro entrou na mostra competitiva de Tóquio foi em 2003, quando "Deus é Brasileiro" de Cacá Diegues acabou não sendo premiado. Entrar na mostra competitiva é atraente para os cineastas porque Tóquio oferece prêmios em dinheiro aos vencedores: 50 mil dólares para o melhor filme e 20 mil dólares para o prêmio especial do júri. Se Gloria Pires for eleita a melhor atriz, receberá 5 mil dólares. E se "Nise" repetir a façanha do Rio e ganhar na votação do público, receberá 10 mil dólares. 

"Nise" concorre com outros 14 filmes, de estilos e países bem variados. "Born to be blue", por exemplo, é estrelado por ninguém menos que o hollywoodiano Ethan Hawke, que interpreta o famoso jazzista americano Chet Baker.

Fonte:

Nenhum comentário: