Filme com Gloria Pires concorre ao prêmio máximo do Festival de Cinema de Tóquio

Atriz interpreta uma psiquiatra que propôs atividades lúdicas aos pacientes de um manicômio do Rio. 
 

- Pela primeira vez em 12 anos, um filme brasileiro foi selecionado para a mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema de Tóquio (TIFF). A obra "Nise - O Coração da Loucura" concorrerá ao Tokyo Grand Prix, prêmio principal do Festival, que está na sua 28ª edição. 

A atriz Gloria Pires interpreta Nise da Silveira, uma psiquiatra que, a partir dos anos 40, propôs aos pacientes de um manicômio do Rio atividades lúdicas como a pintura, em substituição aos métodos violentos praticados na época, como o eletrochoque. O filme ganhou o Prêmio do Júri Popular no Festival do Rio. 

A última vez que um filme brasileiro entrou na mostra competitiva de Tóquio foi em 2003, quando "Deus é Brasileiro" de Cacá Diegues acabou não sendo premiado. Entrar na mostra competitiva é atraente para os cineastas porque Tóquio oferece prêmios em dinheiro aos vencedores: 50 mil dólares para o melhor filme e 20 mil dólares para o prêmio especial do júri. Se Gloria Pires for eleita a melhor atriz, receberá 5 mil dólares. E se "Nise" repetir a façanha do Rio e ganhar na votação do público, receberá 10 mil dólares. 

"Nise" concorre com outros 14 filmes, de estilos e países bem variados. "Born to be blue", por exemplo, é estrelado por ninguém menos que o hollywoodiano Ethan Hawke, que interpreta o famoso jazzista americano Chet Baker.

Fonte:

Comentários