Gloria Pires conversou com o iBahia

A atriz está em Salvador para lançamento do livro “40 Anos de Gloria”

Para comemorar 40 anos de carreira, a atriz Gloria Pires lança a biografia “40 anos de Gloria”. Com um título bastante sugestivo – já que a carreira da atriz é marcada por muito sucesso, a obra foi escrita por Eduardo Nassife e Fábio Fabretti. Gilberto Braga, autor de “Insensato Coração”, novela que marcará o retorno da atriz à TV, assina a orelha do livro.
Glória, que estava morando em Paris, voltou recentemente ao Brasil para a gravação da trama e aproveitou para percorrer algumas capitais lançando o livro. A última noite de autógrafos acontece nesta terça-feira, 31/08, em Salvador.
O iBahia aproveitou a passagem de Glória pela capital baiana e conversou com ela. Confira a entrevista!

iBahia - A ideia de escrever um livro sobre você partiu de Eduardo Nassife, que é o roteirista da obra. Como você absorveu isso e quando começou a colocar em prática?
Não sou muito boa de memória, mas acho que foi em 2001 que Eduardo me fez a proposta do livro. Foi um processo bem longo, mas ele já tinha muita coisa a respeito da minha carreira. Atrasou um pouco porque ele teve que parar um período por problemas pessoais e eu fui morar em Goiânia. Ao todo foram quase dez anos de um trabalho realizado à distância.

iBahia - Durante a produção do livro você também morou na França. A distância física atrapalhou a construção da obra?
Acho que isso só tornou o processo mais objetivo. Não atrapalhou porque com internet tudo fica mais fácil.

iBahia - Como foi transferir parte da sua vida para as páginas do livro?
Foi falar, falar e falar. O mais difícil é tentar lembrar das coisas, mas tive ajuda de amigos e parentes para contar algumas informações mais relevantes. Ele entrevistou muita gente. A época da revisão do livro também foi muito complicada porque eu estava de férias com as crianças numa estação de esqui e lá o acesso à internet era complicado. Além de querer curtir o local.

iBahia - Foi um trabalho difícil organizar as suas memórias profissionais reunidas ao longo dos seus 40 anos?
Na verdade quem organizou tudo foi o próprio Eduardo. Ele ia pontuando os trabalhos que fiz e eu ia falando. Alguns eu não tenho quase lembrança porque nem tudo que a gente faz fica tão forte na cabeça. E coisas da minha infância eu tive que pedir ajuda da minha irmã, que é mais velha que eu. Mas foi muito gostoso e interessante mexer nessas memórias.

iBahia - Existe algum trecho do livro em que você goste mais?
Achei que o livro tem uma qualidade que ele é homogêneo e gostoso de ler. Eu acho que os meninos, Eduardo e Fábio, conseguiram que o livro fosse informativo sem ser chato. Então não vejo nenhuma parte em especial, pois gostei de todo o resultado. As fotos que fiz para o livro ficaram muito bonitas. Nós ficamos extremamente felizes com o resultado.

iBahia - E a resposta do público, como está?
As pessoas gostam muito. A editora tem um blog onde as pessoas colocam comentários, e estão todos muito positivos.

iBahia - Você estará no elenco de “Insensato Coração”, novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares que substituirá “Passione”. Como será sua personagem?
Não sei se eu posso contar muito sobre a personagem. O que posso dizer é que Norma é uma mulher muito simples e humilde, que terá uma experiência bastante complicada na vida. Ari Fontoura e Fábio Assunção fazem parte desse núcleo da novela.

Fonte de pesquisa:

iBahia (Link original, aqui)

Comentários