Gloria Pires é a estrela do Festival SESC Melhores Filmes

Por: Juliana Moraes

Pelo 36º ano consecutivo, os melhores filmes nacionais e internacionais foram premiados pelo SESC, no Festival SESC Melhores Filmes 2010.
Com 315 filmes, dentre eles 85 nacionais, o evento conta com votação popular e da crítica. Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do SESC São Paulo, ressaltou a importância do festival:
“Este é o melhor festival de cinema no Brasil, porque apresenta os melhores filmes, além de ser o mais antigo”, brincou ele, que acredita que a escolha do público é importante para compor o festival.
Como os 10 prêmios são votados separadamente pelo público e pela crítica, no final, 20 prêmios são distribuídos. Nas categorias de filmes internacionais, os distribuidores recebem os troféus e os entregam aos vencedores.
Mas o grande vencedor da noite foi o filme É proibido fumar, que levou como melhor filme de 2009, melhor atriz, melhor direção e melhor roteiro. Anna Muylaert, diretora e roteirista do longa, falou sobre a emoção de levar as estatuetas para casa:
“Estou muito feliz e emocionada por ter recebido esses votos da internet. Acho que o roteiro, além da técnica, tem que ter o nosso coração”, falou ela, enquanto recebia o prêmio de melhor roteiro pelo público e crítica. Ao receber o de melhor direção, ela quebrou o protocolo e entregou o prêmio do evento APCA da noite anterior para Glória Pires, já que a atriz não compareceu, mas ela também agradeceu e disse que direção é fruto da relação com o elenco.
Glória Pires levou o prêmio de melhor atriz por escolha do público e da crítica pela atuação em É Proibido Fumar e se emocionou no discurso.
“É engraçado, porque a gente sempre acha que está preparado para discursar e chega na hora e não consegue. Quero agradecer a todos que conviveram comigo durante este período, porque a gente não trabalha sozinho. Além deles, preciso agradecer ao meu marido, que segurou toda a onda da casa sem a mãe por perto. Estou muito emocionada, só tenho a agradecer mil vezes”, falou a atriz.
A estatueta de melhor ator, pela crítica e pelo público, ficou com Daniel de Oliveira, que não compareceu à cerimônia por estar na Itália, gravando cenas da próxima novela da Globo, Passione. Mas o ator mandou seu recado em vídeo e brincou que estava “tomando um vinhozinho na Itália”.
Mais de 12 mil votos do público e mais de 70 críticos brasileiros votaram nos melhores filmes em seis categorias nacionais e quatro internacionais.

Confira a lista dos vencedores:

Melhor Atriz Estrangeira (público): Penélope Cruz, de Abraços Partidos
Melhor Atriz Estrangeira (crítica): Charlotte Gainsbourg, de Anticristo
Melhor Ator Estrangeiro (público e crítica): Christoph Waltz, de Bastardos Inglórios
Melhor Diretor Estrangeiro (público e crítica): Quentin Tarantino, de Bastardos Inglórios
Melhor Filme Estrangeiro (público e crítica): Bastardos Inglórios
Melhor Fotografia Nacional (público): Ricardo Della Rosa, de À Deriva
Melhor Fotografia Nacional (crítica): Lula Carvalho, de A Festa da Menina Morta
Melhor Roteiro Nacional (público e crítica): Anna Muylaert, de É Proibido Fumar
Melhor Atriz Nacional (público e crítica): Glória Pires, de É Proibido Fumar

Melhor Ator Nacional (público e crítica): Daniel de Oliveira, de A Festa da Menina Morta
Melhor Diretor Nacional (público): Anna Muylaert, de É Proibido Fumar
Melhor Diretor Nacional (crítica): José Eduardo Belmonte, de Se Nada Mais Der Certo.
Melhor Filme Nacional de 2009 (público e crítica): É Proibido Fumar

Fonte de pesquisa:

O fuxico (Link original, aqui)

Comentários