Conheçam Joana Hage, a colecionadora que doou materiais raros ao nosso blog

Joana Hage faz parte da geração que se encantou ainda criança pela atriz Gloria Pires ao vê-la dar vida às gêmeas Ruth e Raquel em 'Mulheres de Areia' (1993), atualmente no ar pelo Vale a Pena Ver de Novo. A partir dai iniciou sua coleção e conheceu pessoas de todos os lugares do país para compartilhar materiais sobre a carreira da atriz.
Quem conta para nós como conseguiu guardar tantas raridades é a própria Joana, e como foi a trajetória até ser compartilhado conosco aqui do blog Memorial Gloria Pires.

Por Joana Hage

Raridades de diversas épocas fazem parte da coleção
Oi pessoal! Recebi um convite do nosso querido Josué Palácios para falar um pouco sobre a Glorinha e fiquei muito feliz em poder compartilhar minha relação de fã, ainda que platônica (nunca tive o prazer de conhecê-la pessoalmente) com vocês.
Então... Eu comecei a acompanhar o trabalho dessa nossa querida e grandiosa atriz quando eu tinha por volta dos meus 12 anos de idade. Na época ela estava fazendo “Mulheres de Areia” (que FELIZMENTE está sendo reprisada agora!) e eu fiquei encantada por ela!
Naquela época o acesso a informação e “ao mundo em geral” era bem mais complicado, como todos sabem. Internet não era nem um sonho ainda, mas existia uma coisa muito legal nas revistas da época, como “Contigo” e “Amiga”, que era uma parte destinada aos fãs de artistas, onde as pessoas se ofereciam pra trocar materiais sobre seus ídolos. Assim, me correspondi durante anos com pessoas de todo nosso país. Eu mandava o que achava em jornais e revistas sobre os ídolos deles, e eles me mandavam sobre a Glorinha. Era muito legal aquela espera diária pelo carteiro pra ver se chegaria algo novo!
Nesse mesmo período e nos anos seguintes, comecei a percorrer todos os sebos da minha cidade atrás de revistas que tivessem qualquer reportagem sobre ela. Lembro perfeitamente, como se fosse ontem... Eu saia da escola e ia ao centro da minha cidade (onde há uma grande “concentração de sebos”) e lá passava HORAS, folheando cada revista atrás de alguma foto ou reportagem, e entre poeiras e muitos espirros (afinal, esses sebos são um parque de diversões de ácaros e detritos!), sempre saia feliz da vida, com as mãos pretas de tanta poeira, mas com várias relíquias para a minha coleção... Foram nessas minhas buscas que encontrei materiais antiquíssimos, como reportagens da revista “Sétimo Céu”, que na época já nem existia mais...
Autógrafo de Gloria Pires para Joana na época que fazia
sucesso como Ruth e Raquel em 'Mulheres De Areia'
Como eu disse anteriormente, nunca tive o prazer de conhecê-la pessoalmente... Porém, mais ou menos na época de “Mulheres de Areia”, a Glorinha foi gravar alguma chamada para um comercial ou algo do tipo (não me recordo exatamente o que) num estúdio onde meu pai, que na época era produtor musical, trabalhava. Lembro do momento em que ele me ligou falando que ela estava lá! Imaginem o estado eufórico no qual fiquei (uma pré-adolescente sabendo que sua “ídola” estava ali, tão perto e ao mesmo tempo tão longe, pois eu morava num bairro distante do estúdio e não daria tempo de chegar lá).
Enfim, meu pai contou a ela que tinha uma filha que a adorava e colecionava tudo sobre ela, e a Glorinha, fofa e atenciosa, tirou um bloquinho especial dela da própria bolsa e fez um lindo autógrafo...
Outro autógrafo para Joana, dessa vez em 1998
Muitos anos se passaram e há alguns meses eu estava de mudança e infelizmente não teria como levar tudo aquilo comigo, questão de espaço mesmo. E ao mesmo tempo, por mais que eu ainda seja (e sempre serei!) sua grande fã, eu pensava em doar esse material para um fã-clube, para que ele pudesse ser compartilhado com todos os fãs dela também. Cheguei a pensar em procurar a assessoria de imprensa dela pra ver se a própria não se interessaria em ter aquele material que por tantos anos colecionei e guardei com tanto carinho, mas estava muito atarefada e acabei desistindo.
Mas enfim, pesquisando na internet, encontrei o fã-clube do Josué. Eu queria ter a certeza de que estaria doando para alguém que fosse apreciar e cuidar daquele meu pequeno tesouro assim como eu o fiz durante tanto tempo. Entrei em contato com ele, e depois de poucas conversas já pude perceber que tinha achado a pessoa certa! Sempre muito educado e atencioso, logo demos um jeito, apesar da distância (moramos há milhas de distância um do outro!) de fazer com que o material chegasse a ele.
Fiquei muito feliz em saber que ele também ficou feliz em recebê-lo, e por ter a certeza que minha querida coleção agora está em ótimas mãos!
Espero que todos vocês gostem também!
Com todo meu carinho,
Joana


 Uma pequena amostra dos arquivos cedidos pela amiga Joana Hage





Em nome das amigas que me ajudam a atualizar o blog diretamente e aqueles que indiretamente também sempre estão colaborando conosco, em nome de todos os visitantes que passam aqui diariamente de diversos lugares do mundo agradecemos imensamente o carinho da amiga Joana Hage, a equipe do 'Memorial Gloria Pires' fica imensamente feliz em poder contar com sua ajuda.
Grande Abraço, é muito gratificante compartilhar essa linda história com todos os amigos.

Comentários

Karine Veiga disse…
Joana, é impossível não comentar pra te agradecer por esse belo tesouro, foi legal saber da sua história que também é um pouco minha, nós fãs temos todo esse carinho de colecionar e ficar feliz com um simples recorte de revista, mas que pra gente vale muito. Bela escolha, o Josué me contou desse seu presente vibrando de felicidade e eu vibrei com ele, adoro reportagens antigas e inéditas! Obrigada.
Anônimo disse…
Oi Karine! Que bom que vc gostou! Já disse e repito que fiquei muito feliz também por saber que minha coleção seria agora compartilhada com tantos fãs, e, principalmente, que estaria nas melhores mãos!Foi um prazer ter feito isso! Abraço.