Depois de Norma, Gloria Pires será Nise da Silveira no cinema



Para desencarnar de vez a Norma, personagem com a qual ganhou destaque na última novela da nove, "Insensato coração”, a atriz Gloria Pires dedica-se à leitura de “Nise — Arqueóloga dos mares”, livro do jornalista Bernardo Carneiro Horta que a ajudará a compor a protagonista do filme “Nise da Silveira — A senhora das imagens”, do cineasta Roberto Berliner.
"Ainda sei pouco dela", diz a atriz, folheando o livro. "Mas já entendi que, apesar de esguia, era forte e tinha um discurso sem muitos filtros, o que me faz lembrar minha mãe (risos)".
Debruçada sobre uma fotografia em que se vê a psiquiatra alagoana que foi aluna de Carl Jung e revolucionou a forma como se encaravam os esquizofrênicos na metade do século XX, Gloria conta que já sabe que Nise nunca gostou da ideia de ser biografada, que não acreditava ser possível falar tudo sobre uma pessoa.
"Ela achava essa história até meio prepotente, sabe? Mas acabou autorizando o Bernardo (autor do livro que lhe serve de guia) a fazer uma ′biografema` dela, uma reunião de histórias esparsas sem conclusão, sem moral, que acabaria falando sobre ela. É isso que estudo hoje em dia".
No que depender do cineasta Roberto Berliner, Gloria participará também na produção do filme que começa a ser filmado em janeiro.
"Gostaria de ter ajuda da Gloria para montar o elenco. Serão sete `clientes` (forma como Nise se referia aos pacientes esquizofrênicos) e acho importante que ela participe dessa composição".
Sem adiantar nenhum nome, a dupla informa que já enxerga algumas opções no horizonte.

Comentários