Gloria Pires encarna vilãs em ‘Insensato coração’ e nas reprises de ‘Vale tudo’ e ‘O rei do gado’

Carla Bittencourt
Muita gente reclama da overdose de caras repetidas na TV, mas no caso de Gloria Pires ninguém ousa achar ruim. Ainda mais quando a atriz está interpretando o papel que mais agrada ao telespectador: o de malvada. Além de dar vida a Norma, em "Insensato coração", Gloria pode ser vista em "O Rei do Gado", de 1996, e em "Vale tudo", de 1988, ambas no Canal Viva.
— Desde o início sempre tive muita sorte. Fiz muitos personagens bons, não dá nem para destacar um preferido. Mas claro que Maria de Fátima, de "Vale tudo", está entre as que mais me marcaram. E Norma também é uma personagem riquíssima (as duas são de Gilberto Braga). Ela foge dos padrões e chega a me assustar quando pego os capítulos — diz Gloria, que faz ainda Marieta/Rafaela na novela de Benedito Ruy Barbosa.
Apesar de as três serem consideradas vilãs, Gloria Pires não gosta de classificá-las dessa forma.
— Acho esse termo "vilania" muito difícil, limita muito. Ele se encaixa num padrão de teledramaturgia que, no meu ponto de vista, já foi, acabou. De uns tempos para cá, os vilões são personagens mais humanos, que a gente vê à beça por aí — explica.
Gloria é a única atriz que está no ar em três novelas diferentes. Mas a correria com as gravações de "Insensato coração" e a lida com quatro filhos, marido e casa para cuidar impede que ela dê uma espiadinha nos seus trabalhos anteriores.
— Durante as gravações de "Insensato" em Florianópolis, eu cheguei a ver "Vale tudo" algumas vezes e adorei. Não lembrava de um monte de coisas. Mas parar para ver novela é algo que não consigo mesmo. Quando chego em casa tenho tanta coisa para resolver... Outro dia, no entanto, tive uma insônia e assisti a Maria de Fátima — conta.

MARIA DE FÁTIMA


Mas como acha que seu nome é de pobre, sem glamour, prefere ser chamada apenas de Fátima.
Objetivo: Ela quer ser rica sem precisar trabalhar. Faz tudo para casar com um homem rico e dar o golpe do baú e da barriga.
Alvo: Assim que conhece Afonso (Cassio Gabus Mendes), sabe que ele é seu passaporte para o mundo dos ricos.
Maldades: Rouba o namorado da amiga, vende a casa da mãe, fugindo com o dinheiro, e separa a mãe do grande amor da vida dela.

NORMA


Ela esconde o passado de ex-prisioneira, mas não adota outro nome.
Objetivo: Ficar rica e poderosa para se vingar de Léo (Gabriel Braga Nunes), que a colocou na cadeia injustamente. Ela quer destruir o ex-noivo de qualquer jeito.
Alvo: Léo e qualquer um que fique entre ela e o seu objetivo.
Maldades: Mata para roubar dinheiro, dopa a amiga para ir a uma festa onde Léo está, coloca drogas na mochila de um inocente para ocupar seu emprego e se casa com um milionário por interesse.

MARIETA


Ela se apresenta como Marieta, mas, na verdade, chama-se Rafaela.
Objetivo: Golpista profissional, ela quer ocupar o lugar da verdadeira Marieta Berdinazzi, a única herdeira viva — e desaparecida — de um ricaço italiano.
Alvo: Geremias Berdinazzi (Raul Cortez), um solitário milionário.
Maldades: Ela é capaz de tentar matar Geremias para se manter no posto de sobrinha e herdeira da fortuna da família. Rafaela incrimina a verdadeira herdeira no atentado contra o "tio".

Fonte:
Extra

Comentários