Site Extra aponta as semelhanças entre 'Vale Tudo' (1988) e 'Insensato Coração' (2011). Personagens de Gloria Pires também entram na lista

Escritas por Gilberto Braga, ‘Vale tudo‘ e ‘Insensato coração’ colecionam semelhanças
Marcelle Carvalho

Há mais coincidências entre “Vale tudo” e “Insensato coração” do que se pode imaginar. Além da banana histórica de Marco Aurélio (Reginaldo Faria) e Cortez (Herson Capri), outros personagens vêm traçando trajetórias semelhantes.
Algumas das inspirações são assumidas, como o nome da empresa aérea CTA, de Vitória (Nathália Timberg). Em “Vale tudo”, a companhia dos Almeida Roitman se chamava TCA.
— A empresa de aviação é uma alusão, sim — reconhece o autor Ricardo Linhares.
Quem acompanha as duas tramas ainda percebe outros pontos em comum. Muitas das falsidades que Norma (Gloria Pires) vem fazendo para conquistar Teodoro (Tarcísio Meira) lembram as atitudes de lobo em pele de cordeiro de Maria de Fátima para encantar outro milionário: Afonso (Cássio Gabus Mendes). O interessante é que ambas personagens são interpretada pela mesma atriz, que no entanto, prefere destacar as diferenças entre as vilãs:
— As duas têm atitudes erradas, mas os objetivos são diferentes. Enquanto Maria de Fátima queria enriquecer, dar o golpe do baú, Norma é movida pelo desejo de vingança.
O fato é que as referências a um dos maiores clássicos da teledramaturgia dão um charme a mais ao horário nobre e acabam deixando os noveleiros de plantão homenageados.


Quem matou Odete x Quem matou Léo
Quem matou Odete Roitman Essa pergunta ecoou pelos quatro cantos do país e movimentou os últimos capítulos de “Vale tudo”. Em “Insensato”, vai acontecer o mesmo. De acordo com a sinopse, Léo (Gabriel Braga Nunes) será assassinado e o “quem matou” vai dar o tom misterioso à reta final da trama.


Ivan x Cortez
Em “Vale tudo”, induzido por Odete a subornar um funcionário público, Ivan (Antonio Fagundes) acabou preso pelo ato ilícito, já que a ex-sogra gravou toda a negociação e entregou as provas à polícia. Cortez também vai parar atrás das grades por ter subornado um político em “Insensato coração”.


Fátima x Norma
Em “Vale tudo”, a diabinha Fátima encarnou a moça romântica, simples, que sonhava se casar e ter uma família. Assim, conquistou o ricaço Afonso. Em “Insensato”, Norma lança mão do estilo comportado e sensível, o que encanta o milionário Teodoro e o leva a se casar com ela.


Maus filhos
Fátima deu golpe na mãe, Raquel (Regina Duarte), ao vender a casa em Foz do Iguaçu, deixando-a sem eira nem beira. Já em “Insensato”, Léo passou a perna no pai, Raul (Antonio Fagundes), ao alterar orçamento de um projeto que o tiraria da falência. Isso fez com que o trabalho desse errado e Raul continuasse quebrado.


Eugênio x Isidoro
Eugênio (Sérgio Mamberti) era o simpático mordomo de Celina em “Vale tudo”. Leal e confiável, era querido e participava, com discrição, dos problemas familiares. Tais características são também de Isidoro (Antonio Fragoso), mordomo de Vitória em “Insensato”. Nathália Timberg faz as duas patroas.


Fonte de pesquisa:

Comentários