Norma: A Dona do tal Insensato Coração

Por Jorge Brasil

Acho que ninguém tem mais dúvidas de que o tal insensato coração, que dá título à novela das 9 da Globo, pertence a Norma (Gloria Pires), não é mesmo? Acredito que foi por causa disso que Ana Paula Arósio tenha “sartado” fora do projeto com as gravações já iniciadas, afinal Marina foi anunciada como a protagonista da novela, o que definitivamente nunca foi, não é, e jamais será. A dona da bola, melhor dizendo do coração, é mesmo Norma.
Sei que muita gente reclama que Norma enveredou por um caminho perigoso. Era uma mulher cuja vida fora destruída por um homem sem escrúpulos e que só queria se vingar dele. Mas acabou virando um serial killer acidental. Sim, porque mesmo que ela tenha matado Araci (Cristiana Oliveira) para salvar a própria pele, foi um crime covarde. Teodoro (Tarcísio Meira) morreu do coração, mas foi porque ela o deixou frágil com aquela história das toalhas molhadas. E Milton (José de Abreu) foi atropelado porque ela mandou Ismael (Juliano Cazarré) dar um “susto” no coroa. Por mais que a gente torça por ela e saiba que a moça já sofreu demais, uma santinha Norma não é de jeito nenhum.
Pelo menos agora, Norma está lavando a alma de todo mundo que queria ver Léo (Gabriel Braga Nunes) sendo castigado por todas as maldades que cometeu. E o pilantra vai comer o pão que o diabo amassou. Imagino como os autores, Gilberto Braga e Ricardo Linhares, se divertiram criando as maldades que Norma apronta para Léo. Todas ma-ra-vi-lho-sas, diga-se de passagem! Brilhante como sempre, Gloria Pires tem arrebentando em absolutamente todas as cenas em que aparece. O talento dessa mulher é tão grande que chega a me deixar sem fôlego. E para coroar esse momento inspirado, temos Gabriel Braga Nunes literalmente com o diabo no corpo. É a união da fome com a vontade de comer (risos). E o banquete é todo deliciado pelo público.
Mas como quem avisa amigo é… O já citado insensato coração da Norma vai se manifestar mais uma vez em capítulos futuros. Mesmo com o requinte de crueldade que pratica contra Léo, na verdade Norma esconde uma paixão arrebatadora pelo vilão. Ela acha que o castigando física e psicologicamente conseguirá matar amor que sente por ele, mas é tudo ilusão. Na reta final da trama, Norma cairá mais uma vez na rede de sedução de Léo, que lhe aplicará um novo e terrível golpe. Isso vai dar uma raiva danada na gente? É claro! Mas essa “burrada” da ex-auxiliar de enfermagem é totalmente coerente com a trama central da novela: da mulher cuja vida foi totalmente destruída por não conseguir controlar seu insensato coração.

Fonte:

Comentários