De volta ao Rio, Gloria Pires comemora 40 anos de carreira

A atriz, que o Brasil viu crescer, chegou da França já disputada para fazer a próxima novela de Gilberto Braga e lança um livro que conta a sua trajetória. Glória se emociona ao falar de Cleo Pires.

De volta, sob o céu do Rio de Janeiro. Na temporada de pouco mais de dois anos na França, conheceu um estilo de vida novo - “De estar pessoalmente envolvida. Comprar o presente da professora e levar o presente da professora junto com o filho”, descreve Glória.
Glória Pires chegou já disputada para fazer as novelas de dois grandes autores.
Sônia Bridi pergunta se é a novela de Gilberto Braga, a de Agnaldo Silva, ou se são as duas. E ela responde: “O que eu tenho de concreto é que o Gilberto me chamou pra fazer a novela dele, um personagem que amei, que é a Norma. É um grande desafio e começamos em setembro”, revela.
Chega também para comemorar 40 anos de carreira, com um livro que conta a trajetória de uma atriz que o Brasil viu crescer. O primeiro papel foi aos 4 anos de idade, levada pelo pai, o ator Antonio Carlos Pires, o saudoso Joselino Barbacena.
Ainda aos 7 anos, viveu a primeira rejeição. O diretor Daniel Filho não gostou do teste que ela fez. Aos 14, ainda não estava recuperada quando o pai trouxe a notícia de um novo teste, também com Daniel.
“Eu falei pai, nem continua, nem fala, não quero nem ouvir. Não, mas o que que custa, você vai lá, faz o teste, você não vai perder nada, você não tem nada a perder. Isso foi o que me deu a ficha, que caiu. Eu realmente eu não tinha nada a perder”, lembra Glória.
O resultado entrou pra história da TV - a rebelde Marisa, de “Dancin Days”.
“Foi uma experiência muito importante pra mim que estava na adolescência, uma fase difícil, de transição, me deu uma injeção assim de auto-estima”, conta Glória Pires.
A jovem atriz, meio tímida, que todos queriam conhecer, dava sua primeira entrevista pro Fantástico.
As novelas se seguiram. Quando fez o primeiro filme, “Índia”, rodado no Araguaia, Glória estava grávida de Fábio Junior, outra sensação da TV.
A repórter destaca que a atriz decidiu engravidar, aos 19 anos, porque queria ser mãe. E Glória confirma que teve insegurança e medo. “Deu tudo o que dá em uma mãe de primeira viagem. Sendo que, além do mais, eu era muito nova. Ter tido a Cléo tão novinha foi uma experiência incrível para mim como mulher. Me transformou numa mulher realmente. Eu amadureci”, reflete.
O casamento durou pouco. Cléo tinha 5 anos, quando Glória se casou de novo com o músico Orlando Moraes.
Nas novelas, Glória sempre construindo mulheres fortes. Mas talvez nenhuma tão marcante quanto a inescrupulosa Maria de Fátima, de “Vale Tudo”.
“Tem a cena vestido do casamento. Uma das cenas em que a Maria de Fátima humilha a mãe. Ela vai experimentar o vestido de casamento, elas têm uma briga terrível, e ela acaba rasgando o vestido. Elas se xingam”, lembra.
A família tinha acabado de aumentar, com a chegada de Antônia e Glória aceitou outro desafio: as gêmeas Ruth e Raquel, de “Mulheres de Areia”.
“A personagem entrava em 80% da novela. Era uma ou outra, ou as duas juntas”, conta a atriz.
Glória ainda guardava surpresas – um talento para comédias, trocando papéis com Tony Ramos, mostrou um humor que sempre foi parte dela.
Agora, a filha Cléo segue seus passos. Ela conta como fica quando vê a filha atuando: “Eu fico tão orgulhosa, eu choro. Eu choro, porque sempre me vem aquela imagem daquele bebezinho e, de repente, ela está lá, mulher, independente, fazendo as coisas dela. No início era um horror. Eu via as capas de revista e começava a chorar, era um horror. Mãe é tudo igual”, revela, muito emocionada.
No endereço de Glória, risos e lágrimas se multiplicam por quatro – quatro filhos.
“Teria seis. Perdi dois, entre Ana e Bento. Sou muito feliz trabalhando como atriz, mas eu sou uma mulher e tenho a minha família. Eu amo o meu marido que é o meu parceirão, que é o homem da minha vida, a pessoa que está ali para o que der e vier. E eu também estou para ele. E a gente tem essa família que a gente construiu e é isso que é a minha realidade”, afirma Glória.
E ele revela o que lhe deu força, quando a família dela foi alvo de uma série de boatos, de coisas horríveis, e como é que eles conseguiram superar isso: “Com a nossa realidade, a gente superou essa loucura, esse momento Kafka que a gente teve, com base na nossa realidade, que a gente sempre viveu, de verdade, de amor, de união, de amizade entre a gente”, finaliza.

fonte de pesquisas:
Site Fantástico (Link original, aqui)
Site oficial Gloria Pires (Foto)
Para ver uma matéria similar a esta no site do G1 clique aqui

Comentários