Humildade, serenidade e força! Essa é a Gloria Pires

No imaginário infantil de Michael Godoy, também conhecido como Quinho, Gloria Pires tinha sim uma irmã gêmea e juntas faziam a novela "Mulheres de areia" em 1993. Aos 9 anos - o rapaz que hoje é advogado e continua apaixonado pela arte dramatúrgica - acompanhava com afinco a novela e a partir dai tudo que dizia respeito a Glorinha passou a interessar ele como se ela fosse mais um membro na família: "Queria saber, mesmo que pela imprensa, se estava tudo bem com ela, suas filhas, seu marido, sua família, como se eu realmente a conhecesse." Na escola enquanto as meninas suspiravam pelos galãs de novelas e os meninos elegiam jogadores de futebol como ídolos, Michael já respondia sem titubear que Gloria Pires era o seu "ídolo": "Lembro que aos 14 anos, na oitava série, uma professora de português perguntou a todos em aula quais eram seus ídolos, eu, prontamente, respondi Gloria Pires".
Quinho revela em depoimento toda a sua trajetória de fã e até como se sentiu quando conheceu Gloria pessoalmente, com ele não foi muito diferente: Se sentiu imobilizado diante da atriz que ele acompanha a tanto tempo na televisão.

Humildade, serenidade e força! Essa é a Gloria Pires
Por Michael "Quinho" Godoy


Quinho feliz da vida ao conhecer sua ídola e os autores da biografia "40 anos de Gloria"

Bom, tornei-me fã da Glória Pires aos 9 anos, quando acompanhei com afinco a novela "Mulheres de Areia", foi uma novela que marcou a minha vida, no meu imaginário infantil, acreditava que Ruth e Raquel eram interpretadas por atrizes diferentes, como se a Glória realmente tivesse uma irmã gêmea na vida real, tamanha a perfeição em que ela diferenciava as irmãs. A partir deste momento, tudo sobre ela passou a me interessar, acompanhei, no ano seguinte, "Memorial de Maria Moura" e a minha admiração por ela só aumentou, acentuando-se sempre em cada trabalho novo, mesmo aqueles em que ela não foi bem aproveitada.
Seguinte a isto, a Glória passou a ser integrante da minha família, queria saber, mesmo que pela imprensa, se estava tudo bem com ela, suas filhas, seu marido, sua família, como se eu realmente a conhecesse. Lembro que aos 14 anos, na oitava série, uma professora de português perguntou a todos em aula quais eram seus ídolos, eu, prontamente, respondi Glória Pires, num universo onde os meninos tinham os jogadores de futebol e as meninas os galãs das novelas da época como tais. Pra mim a Glória é mais que uma atriz, é a minha escola de interpretação, busco no olhar dela o contexto para os personagens que interpreto, enfim, é uma grande mulher.
Obviamente que depois disso o meu sonho passou a ser conhecê-la. Mas como fazer isso? Eu em São Paulo e ela no Rio? Nos meus devaneios pensei que se tivesse sorte na minha carreira de ator, poderia um dia trabalhar com ela, mas isso é algo distante, não impossível, porém distante. Conheci o Eduardo Nassife, que virou um grande amigo há mais de 6 anos e o meu mundo com o dela ficou mais próximo, mas mesmo assim ainda distante. Veio então a biografia e um possível lançamento com ela. Lembro que no começo o Du havia dito que a certeza da presença dela era só no Rio, já estava me programando para ir à cidade Maravilhosa para conhecê-la quando somos informados que ela estaria em todas as cidades onde houvesse o lançamento. São Paulo era uma delas. O sonho estava próximo.
No grande dia as horas não passavam e eu custava a acreditar que estaria fronte a Glória, não gosto de correr atrás de artistas, aqui em São Paulo, vez ou outra, eu via grandes atores na Região da Paulista, dos Jardins, nas baladas, mas não me causava espanto, pra mim era algo comum, mas saber que eu estaria com a Glória, mesmo que por alguns segundos, era algo que me tirava a paz. Encontrei, então, o Tom e o Helder no Higienópolis e fomos para a fila, eu falava para os meninos que eu não sabia o que dizer, o que falar, que eu ia chorar e me segurei para que isso não acontecesse. Atenciosa, humilde, humana, Glória! A gigantesca atriz estava com as delicadas mãos dela sobre as minhas, perguntando como eu estava, agradecendo e eu, imobilizado, não conseguia falar um "a", uma mulher que me olhava fundo nos olhos, como se ali os papéis estivessem invertidos, ela a fã e eu o ídolo, fiquei perdido, segurando a emoção para não chorar, só consegui abraçar o Eduardo e agradecê-lo. Voltamos novamente, a Glória riu, que ser humano fantástico, tirei uma foto com ela, estava mais calmo e, dessa vez, eu consegui falar duas palavras: "Muito Obrigado". Um anjo. Desculpa, Glorinha, por não saber conversar contigo!

"Ping - pong" com Michael "Quinho" Godoy
Basta ouvir "So beautiful" de Cris de Bourgh para ele lembrar da Glorinha

Melhor novela/minissérie: Memorial de Maria Moura (1994)
Melhor filme: É Proibido Fumar (2009)
Personagem inesquecível: Maria Moura
Música/trilha que lembra a Gloria Pires: "So Beautiful" - Cris de Bourgh - Tema de Nice em Anjo Mau
Melhor par romântico: Du Moscovis
Cena inesquecível: São tantas, mas a cena em que Maria de Fátima humilha Raquel é completa. A Gloria reinou ali.
Melhor vilã: Maria de Fátima (Vale tudo - 1988)
Melhor mocinha: Nice (Anjo mau - 1998)
Remake e personagem que gostaria de ver a Gloria: Yolanda de "Dancin Days"
Ator que ainda não fez par romântico com a atriz: José Mayer
Achei um desperdício: Rafaela/Marieta em O Rei do Gado (1996)
Gostaria de ter visto: Quero ver ainda a Gloria fazer o papel daquela escritora lésbica que ela queria fazer
Gosto de ouvir Glorinha cantando: João e Maria
Defina Gloria Pires em uma frase: Humildade, serenidade e força! Essa é a Gloria Pires, a dama da TV brasileira

Galeria de fotos:

Bem próximos a Glorinha, Quinho não queria perder um lance

Com os amigos da comunidade no orkut (Elizeu, Helder, Tom, Quinho, Kaah e Val)

Na foto com Eduardo Nassife, um abraço de agradecimento

Glorinha encantando a todos ao fazer o famoso coração com as mãos

Os autógrafos que Michael "Quinho" guarda com muito carinho

Gloria Pires toda linda sorrindo ao ver a câmara

Helder, Tom, Quinho e Kaah terminam a noite realizados e felizes
Conclusão:
Meus agradecimentos ao Quinho, mais um amigo que revela em detalhes toda sua admiração por Gloria Pires. Todas as fotos fazem parte do arquivo pessoal dele que gentilmente cedeu junto do seu depoimento, e se querer que mude alguma coisa na postagem fique a vontade que farei com maior prazer para que fique bem a seu gosto. Com certeza todos nós gostamos muito de conhecer um pouco mais esse lado de fã que todos nós temos e muitas vezes guardamos só para nós.
Abraços a todos
Josué Palácios

Comentários

Val disse…
Grande Quinho, muito lindo seu depoimento cara. Realmente a Glorinha é um anjo em nossas vidas. Sou muito feliz por participar desta Comunidade e contatar "in loco" que várias pessoas amam a Gloria Pires. PARABÉNS!
Josué Palácios disse…
Quinho disse com muita propriedade o que pensa sobre a Gloria e acaba refletindo o que nós pensamos também. Obrigado por participar.
Anônimo disse…
lindo o q o michael falou da glorinha. Tambem sou muito fã dela, ele disse tudo

bjs Cida