A Gloria é o maior exemplo de atriz formada na televisão no Brasil

Ele é estenotipista (trabalha para o closed caption da Band), adora ler e escrever e desde a novela "Direito de amar" não perde nada que Gloria Pires participa. Esse é Tom Dutra um grande fã da atriz que até agora se auto-flagela por não ter conseguido falar tudo o que gostaria a ela: "Eu sonhei tanto, mas tanto com isso, que não consegui falar com ela nem com o Eduardo."
Entre suas novelas preferidas estão Vale tudo, Roque Santeiro, Direito de amar e Tieta. Também gosta muito de Gilberto Braga, Gloria Perez, Aguinaldo Silva e Miguel Falabella. Isso já mostra o quanto o rapaz é entendido no assunto. Se fosse para escolher um remake e personagem para Gloria fazer ele não pensaria duas vezes, seria Porcina (Roque Santeiro) e Tieta: "Deve parecer estranho aos outros, mas gostaria muito!"
Tom é um entendedor de cenas inesquecíveis, tanto é que selecionou as cenas que mais marcaram a carreira da Gloria e temos que concordar: Ele entende tudo.
Confiram a seguir o depoimento e descubram o porque ele considera a Glorinha a "melhor atriz do mundo."

A Gloria é o maior exemplo de atriz formada na televisão no Brasil
Por Tom Dutra

Gloria olhando para Tom com olhar maternal, ele inerte sem acreditar que estava ali

Gosto muito de ler e, por isso, de escrever também. Minhas novelas preferidas são Vale Tudo, Roque Santeiro, Direito de Amar, Guerra dos Sexos e Tieta. Meus autores preferidos são o Gilberto antigo, a Gloria Perez, o Miguel Falabella e seu humor acido, e o Aguinaldo, por sua constante inquietação, sou fã de praticamente todas as suas novelas regionais e fã incondicional de Senhora do Destino.
Sou fã da Gloria desde Direito de Amar, e, por isso mesmo, não perdi nada do que ela fez depois, absolutamente nada, e assisti todas as reprises de O Tempo e o Vento. A Gloria é o maior exemplo de atriz formada na televisão no Brasil, mas isso não significa que ela seja uma atriz meramente técnica. A Glorinha não se vale apenas disso, do olhar certo para a câmera certa no momento adequado, do uso correto da sua voz. Não, ela domina isso mesmo como ninguém, mas isso não basta para a Glorinha nem a limita porque sua interpretação é de dentro para fora, e faz isso com tanta entrega que consegue me emocionar sempre. Como temos que escolher apenas uma cena inesquecível da sua carreira no pingue-pongue abaixo, quero falar de algumas outras igualmente inesquecíveis e que me marcaram demais.

Confiram algumas cenas que Tom considera inesquecíveis na carreira de Gloria Pires

A dor de Ana Terra ao ouvir o comentário de desdém do pai e irmãos quando seu Pedro Missioneiro já estava morto, aquela virada, aquele choro cheio de revolta e a palavra cobardes engasgada tanto tempo. Nossa, isso sempre me emociona! Da mesma forma que me emociona a conversa que Ana tem com a mãe, e que foi cortada da versão em DVD, em que ela diz que não é sede de homem o que tem, é sede de vida. E quando ela diz a tua força, Pedro, no momento em que esconde o resto da sua família na gruta e volta para lutar com o pai e os irmãos em defesa do sitio, com aquela música estupenda que marca o tempo na vida da personagem. De arrepiar.

O discurso de Rosália na cena do casamento, toda a sua emoção ao se ver absolutamente sózinha, sua dor e seu pedido de socorro ao estender a mão para Adriano e dizer simplesmente o nome dele, que mais uma vez a recusa, ao que ela responde perdão, creio que pedi demais...

Fátima em duvida se aborta ou não o filho que julga não ser de Afonso, sentada num banco de praça, observando crianças brincarem. Toda a humanidade da personagem presente naquele olhar.

Uma pouco lembrada mas que me marcou muito, Sarita encontrando a mãe morta, tremendo dos pés a cabeça.

Todas as tentativas de flagras de Stella em Felipe, e uma em especial, depois de uma discussão com o marido e ser novamente enganada por ele, Stella resiste ao abraço e beijo de Felipe sem mover os braços, que ficam estendidos ao longo do corpo. Aos poucos, e envolvida pelo clima, ela começa a ceder. Nesse momento não vemos o rosto da Gloria, apenas o seu corpo fala. Bem de leve, com resistência, ela começa a ceder ao clima e abraça o marido, correspondendo ao beijo.

Ruth chorando pela traição de Raquel e Marcos, deitada na cama, um braço quase cobrindo o rosto numa clara demonstração de que não quer ser vista nesse sofrimento, uma concha.

Maria Moura na cena do estupro, seu horror e seu desejo contidos numa única cena, numa única ação. Pena que a direção tenha enfeiado tanto os atores. Se aquele padrasto não fosse tão repugnante a cena teria ficado ainda melhor.

Duas cenas me marcam, entre muitas, da Nice. A primeira, quando Rodrigo a tira pra dançar nos capítulos iniciais, Nice vestida de copeira. Em pequenos gestos, na intensidade do olhar, a Gloria passava o amor que sua personagem sentia por aquele homem, a quase adoração que tinha. E quando ele a pega de surpresa para dançar, o susto que ela leva, sua reação de alegria, surpresa, e realização de um sonho. Era um sonho que estava vivendo, um sonho de Cinderela. Poderia ter sido uma cena boba, mas foi absolutamente linda!

Outra cena, e de forte impacto. Nice presencia o matador de aluguel sendo assassinado na hora de fazer o depoimento que poderia inocenta-la. A cena vai num crescendo, num grande suspense, e quando os tiros são disparados, Nice se assusta, e a Gloria faz isso com tanta perfeição, com tanta verdade, que tira qualquer um do chão. A forma como transmite aquele susto merecia uma infinidade de prêmios. Se fosse no cinema ela sairia ganhando prêmios mundo afora. Absolutamente incrível.

A primeira discussão de Andrea e Julia, grande cena da Gloria, grande interpretação, pena que o texto estava tão mexicano e tão sem elementos para compreendermos tudo como deveria ter sido compreendido. Da forma que estava escrito e sem elementos anteriores, a cena acabou ficando vazia, mas a Gloria estava ali absolutamente inteira, digna de Oscar.

Julia de Belissima sendo criticada por Bia por ter ido ao evento com um terninho. O olhar sofrido de Julia ao ouvir aquilo e logo em seguida se vendo refletida no espelho.

Lucia ao ouvir Bebel dizer que estava grávida.

Pierina confrontando o padre Gentili e todas as cenas de Baby em É proibido fumar.

Sobre a minha participação no lançamento dos 40 Anos de Gloria, até agora continuo me auto-flagelando. Eu sonhei tanto, mas tanto com isso, que não consegui falar com ela nem com o Eduardo, que entendeu minha confusão e tentou me ajudar, abriu os braços e um sorriso enorme pra mim, como quem diz que bom te conhecer! Eu cheguei duas vezes na frente deles e fugia de pavor. Vai entender. Isso já tinha me acontecido numa outra ocasião, essa foi a segunda vez que fui tomado dessa apatia, e nas duas vezes eu perdi o melhor da festa. A Gloria olhava para mim com aquele jeito carinhoso e maternal dela, de quem quer poder ajudar mas não sabe como, que a bola estava comigo, mas eu, que vergonha! Enfim, um dia ainda faço análise.

"Ping - pong" com Tom Dutra
Ele assistiu todas as reprises da minissérie "O tempo e o vento", quer mais?

Melhor novela: Vale Tudo (1988)
Melhor Minissérie: O Tempo e o Vento (1985)
Melhor filme: É Proibido Fumar (2009)
Personagem inesquecível: Maria de Fatima
Música/trilha que lembra a Gloria Pires: "Passarim" de Tom Jobim
Melhor par romântico: Lauro Corona (Direito de Amar - 1987)
Cena inesquecível: Fátima humilha Raquel e diz que tem vergonha de seu nome, entre tantas outras
Melhor vilã: Maria de Fátima (Vale tudo - 1988)
Melhor mocinha: Nice (Anjo mau - 1998)
Remake e personagem que gostaria de ver a Gloria: Adoraria ver a Glorinha vivendo Tieta ou Porcina. Deve parecer estranho aos outros, mas gostaria muito!
Ator que ainda não fez par romântico com a atriz: Humberto Martins, Dalton Vigh e José Mayer. Tem que ser homem forte, másculo.
Achei um desperdício: Juliana de O Primo Basilio (2007), Lavínia de Suave Veneno (1999) e Rafaela de O Rei do Gado (1996)
Gostaria de ter visto na TV: Louco Amor (1983)
Gosto de ouvir Glorinha cantando: Drops de Hortelã. Fiquei indignado também com o corte da cena de Baby cantando em É Proibido Fumar
Defina Gloria Pires em uma frase: A melhor atriz do mundo

Galeria de fotos:

Encontro com os amigos da comunidade Gloria Pires no orkut

Glorinha toda linda se deixa fotografar com sua biografia

Tom exibe sua biografia autografada pela Gloria, momento muito esperado

Ao lado de Eduardo Nassife, um dos autores da biografia

Com a mãe da "Ruth e Raquel", a grande atriz Laura Cardoso


Conclusão:
Tom é um dos amigos que fiz aqui na internet, meus agradecimentos a ele por ter participado dando seu depoimento, cedido as fotos e escrito de maneira brilhante todo seu carinho, respeito e admiração por Gloria Pires. Se algo não saiu como gostaria fique a vontade para alterar o que for necessário. Continuem participando.
Grande abraço
Josué Palácios

Comentários

Carlos Couto disse…
Gostei muito do depoimento do Tom. Deu muita vontade de ver as cenas que ele citou e que eu não vi.
Vinicius Moraes disse…
Nossa,Tom!!!Depoimento perfeito,mto bacana...
André Luís disse…
Eu entendo muito bem o que o Tom disse a respeito do estado que ficou quando se viu frente a frente com a querida Gloria, pois o mesmo aconteceu comigo. Gloria não é uma atriz que faz teatro e morando em São Paulo são quase inexistentes as chances de ter "topado" com ela nesses 35 anos como fã. Da mesma maneira que Tom, quando me vi a frente dessa minha querida, eu tremia tanto sem saber o que falar que as poucas palavras que sairam de minha boca foram quase inaudíveis. Não consegui sequer tocar em sua mão, coisa que vi várias pessoas fazerem sem o menor constrangimento ou receio. Fiquei depois me perguntando o porque dessa minha reação tão boba se aquele era o momento que esperei por tanto tempo e cheguei a conclusão que tudo isso que passei e não consegui fazer foram reflexos do meu RESPEITO pela mulher, pela atriz, pela pessoa. E agora estou bem mais feliz com isso pois meu ídolo continua forte e muito maior do que pudesse imaginar que seria.
Anônimo disse…
Queria mandar o meu tb, mas nem sei como começar. parabéns ao tom pelo texto muito bem escrito. amo a glorinha tb.

Felix
Tom é um dos maiores fãs que a Glorinha tem, e com isso além de também ser fã da atriz virei fã desse cara, ele sabe tudo da Gloria.

Parabéns Tom,

Abraços do JPalácios
Val disse…
Tom, parabéns pelo seu belíssimo depoimento sobre a Glorinha. Realmente, as cenas descritas são memoraveis.
Palácios, muito obrigado pela iniciativa e por nos proporcionar tantas emoções.
Abraços...