O requisitado blog televisivo "Eu prefiro melão" fala de Gloria Pires

Acredito que todos que passam por aqui conhecem o blog "eu prefiro melão". É um completo almanaque digamos assim, com postagens sobre o mundo televisivo e com particularidades do autor o que deixa a página bem aconchegante, desde as curiosidades até os bastidores podemos encontrar por lá sentindo como se estivéssemos em casa. Vitor Santos, o dono do blog, carinhosamente incluiu o "memorial Gloria Pires" em seus links e estou retribuindo o carinho fazendo o mesmo e com um pouco de ousadia colocando aqui também o maravilhoso texto que fala sobre o lançamento da biografia "40 anos de Gloria" que aconteceu no último dia 05 no Rio de Janeiro. Para ser redirecionado ao blog clique na logomarca (acima) e passe horas viajando no tempo.

O dia em que Gloria Pires parou o Rio
Por Vitor Santos (Na foto abaixo entregando o cartão do melão para Glorinha)

“Aprendi com meu pai a não precisar levantar o queixo para ser respeitada”. Essa frase, presente já na última página de “40 anos de Gloria”, livro lançado com pompa e circunstância essa semana no Rio de Janeiro, com presença maciça da classe artística e também do público, talvez sintetize e una o que Gloria Pires representa na vida e na arte: um exemplo (mesmo!) de talento, humildade e respeito. Devorei o excelente livro de Eduardo Nassife e Fábio Fabricio Fabretti em menos de 24 horas e ainda estou em total estado de graça e verdadeiramente emocionado ao poder ver mais de perto e conhecer em detalhes uma trajetória de vida e de carreira tão vitoriosa e brilhante quanto a dela. Gloria realmente obteve respeito sem precisar se impor: de forma doce e espontânea. Ao mesmo tempo em que é diva absoluta de nossas novelas, seu comportamento é totalmente paradoxal a esse título. Ela é quase uma anti-diva. Uma verdadeira estrela sem jamais precisar de estrelismos para ser quem é.
O lançamento do livro, como já disse, foi um sucesso. Fila quilométrica desde o início, horas de espera e Gloria permanecia lá, sorridente e simpática com todos, mesmo que por alguns segundos, já que o grande número de pessoas que desejavam estar com ela era enorme. Prova maior que essa do quanto essa atriz é querida, respeitada e admirada não há. E sua biografia até então é realmente apaixonante. Mais do que um exemplo de uma carreira vitoriosa que todos nós conhecemos, também temos a oportunidade de ver o quão penosa, massacrante e trabalhosa é a rotina de um ator. O glamour passa longe muitas vezes. O relato dos bastidores de todas as produções das quais ela participou é imperdível. Nassife e Fabretti nos transportam para os cenários, as situações e os casos vividos por Gloria como se estivéssemos ali também. E o livro não poupa os detalhes negativos, os problemas, contratempos e até desentendimentos de Gloria. Mas mesmo nos desentendimentos, percebe-se o quão ela é elegante e profissional.
Maria de Fátima, Maria Moura, Ruth, Raquel, Nice, Ana Terra, Rosália, Zuca... essas e muitas outras mulheres tão diferentes e tão desafiadoras estão ali. Difícil mesmo (pra não dizer impossível) imaginarmos outra atriz capaz de fazer tantas pessoas com tantas diferenças entre si e de forma tão brilhante. O livro nos dá essa real dimensão. Na vida pessoal, o que fica claro é o amor e a importância que Gloria dá à família, tanto aos pais, avós e irmãos, quanto ao marido e filhos. A admiração e o carinho que a classe artística tem com ela ficam claros na parte final do livro através dos depoimentos. Poucas pessoas conseguiriam reunir um time tão talentoso que falasse tão bem, admirasse, reverenciasse e as tomasse como exemplo. Por essas e outras, Gloria Pires é única. Por mais banal que soe, não há palavra mais adequada para descrevê-la: um exemplo.
O melão deseja ainda mais sucesso (se é que isso é possível) e que venham muitos outros 40 anos de Gloria. Parabéns aos autores pelo livro, que além de leitura envolvente, é ricamente ilustrado com fotos raras. Para os fãs, imperdível. Fica a sensação de que nossa dramaturgia não seria tão rica se não existisse nela o nome Gloria Pires. Orgulho!

Fonte de pesquisa:
Eu prefiro melão (Texto e fotos no link original do melão, aqui)

Comentários

O Vitor viu... disse…
Querido, obrigado pela gentileza. Fico feliz com suas palavras iniciais sobre mim e sobre o melão.
Imagina, o mínimo que poderia fazer em homenagem a essa grande estrela da nossa Tv era falar um pouco sobre o livro, sobre o evento. Parabéns, mais uma vez, pelo fantástico blog. Gloria realmente merece todas as homenagens. Abração e vou virar freguês do Memorial Gloria Pires...rs!