Gloria Pires lança "40 Anos de Gloria" em Goiânia

Renato Queiroz - O Popular

Foram mais de dez anos até que os autores finalmente a convencessem de que sua vida daria um livro. Discreta e representante de uma geração de artistas que não se deslumbrou com o sucesso, a atriz Gloria Pires resistia à ideia de uma precoce biografia. Por isso, embora trate da vida da artista, o livro 40 Anos de Gloria – que será lançado nesta terça-feira (13) em Goiânia – não é propriamente uma biografia, mas a história de uma carreira vitoriosa na TV e no cinema.

A atriz – corpo e alma de personagens memoráveis como a inescrupulosa vilã Maria de Fátima, de Vale Tudo (1989), e as gêmeas Ruth e Raquel, de Mulheres de Areia (1993) – será a estrela principal da noite de autógrafos que os autores Eduardo Nassife e Fábio Fabrício Fabretti promovem nesta terça-feira, a partir das 19 horas, na Saraiva Megastore do Flamboyant Shopping Center.

O evento em Goiânia, cidade onde Gloria morou por um tempo e onde tem parentes e amigos, ocorre apenas uma semana após o lançamento nacional do livro no Rio de Janeiro. Fãs, amigos ilustres e jornalistas disputaram um espaço para prestigiar a atriz, que acaba de voltar de uma temporada de dois anos levando uma “vida normal” na França, ao lado do marido, o músico goiano Orlando Morais, e dos filhos, Antônia, de 18 anos, Ana, 10, e Bento, 5. Em 2008, Orlando recebeu um convite para realizar projetos como músico na França. A também atriz Cleo, de 27, ficou na ponte-aérea devido aos trabalhos no Brasil.

Histórico
Escrito em ordem cronológica, o livro lançado pela Geração Editorial possui 319 páginas divididas em 25 capítulos e traz relatos pessoais e curiosidades, como os convites feitos pela revista Playboy, todos recusados, além de um álbum de fotografias históricas e depoimentos de familiares e amigos. A capa foi um presente do designer Giovanni Bianco, que também trabalha para Madonna e é um dos mais prestigiados designers de moda do mundo.

Eduardo e Fábio, fãs confessos da atriz, são iniciantes em biografias, mas fizeram um trabalho de pesquisa de fôlego. A dupla debruçou-se em revistas, jornais, internet e em livros da Biblioteca Nacional. Juntaram horas de material gravado com a atriz e com familiares e amigos de Gloria. O livro, quase um almanaque sobre Gloria Pires, faz uma radiografia precisa dos trabalhos da atriz no cinema e na televisão e também passagens reveladoras, como os dois abortos espontâneos sofridos, a morte do irmão adotivo, a perda do pai, o ator Antônio Carlos Pires, e a faceta pouco conhecida de cantora de Gloria.

O episódio da onda de boatos que a família foi vítima – na época, especularam que Orlando teria um envolvi mento com Cleo – foi deixado fora do livro. O fato, falso, provocou processos judiciais e a família ganhou todos. Na vida pessoal, o que fica claro no livro é o amor e a importância que Gloria dá à família, tanto aos pais, avós e irmãos, quanto ao marido e aos filhos.

Eduardo conta conhecer Glória há 12 anos. Fábio não a conhecia, mas rapidamente tornou-se seu fã. “Eu e Gloria temos uma relação harmoniosa e creio que isso tenha nos deixado muito à vontade para que pudéssemos fazer esse trabalho fluir. Sempre solícita, Gloria nos cedeu horas de entrevistas, em sua casa, cabeleireiro e até em consultório médico, na sala de espera”, explica Eduardo no material de divulgação do livro.

Tímida, Gloria Pires contou aos autores que, se não fosse o pai, não teria sido atriz. Foi ele quem despertou nela o encanto pela profissão. A história na TV começou quando ela tinha apenas 4 anos, pelas mãos do pai, o ator Antônio Carlos Pires, famoso pelo personagem Jovelino Barbacena, de A Escolinha do Professor Raimundo. Aos 7 anos, ela viveu a primeira rejeição, ao não ser aprovada por Daniel Filho para o elenco da novela O Primeiro Amor (1971).

A rejeição quase a fez desistir de atuar. Mas, em 1978, novamente seu pai a levou para outro teste com o diretor, que dessa vez a aprovou para aquele que seria um de seus papéis mais marcantes. Aos 14 anos, ela era a rebelde Marisa, de Dancin’ Days (1978), a filha mimada e agressiva de Júlia Mota, personagem de Sônia Braga. O ótimo desempenho rendeu à atriz o papel de protagonista da novela Cabocla (1979), de Benedito Ruy Barbosa. Sua personagem era Zuca, que tinha o amor disputado por Tobias (Roberto Bomfim) e Luís Jerônimo (Fábio Jr).

Com o passar dos anos, a atriz realizou outros trabalhos importantes em folhetins como Água Viva (1980) e As Três Marias (1981). Aos 19, fez o primeiro filme, Índia, rodado no Rio Araguaia. Na época, estava casada com o cantor Fábio Jr. e grávida de Cleo, sua primeira filha. Gloria Pires também viveu personagens marcantes em minisséries da TV Globo. Ela foi Ana Terra, em O tempo e o Vento (1985), e Maria Moura, em Memorial de Maria Moura (1994), duas personagens fortes e corajosas, importantes em sua trajetória profissional.

O mesmo reconhecimento profissional a atriz obteve no cinema. No ano passado, ela dominou as salas com a sequência Se Eu Fosse Você 2, como a mãe de Lula, dona Lindu, em Lula, o Filho do Brasil, e como protagonista do premiado É Proibido Fumar. “Quarenta anos de carreira, para uma pessoa que possui apenas 46 de idade, é um grande festejo, pois Gloria praticamente viveu dentro dos estúdios”, destaca Fábio Fabrício Fabretti.

Além do livro – que tem planos de virar um documentário –, a atriz comemora as quatro décadas de carreira com sua volta às novelas. Gloria será estrela da nova trama de Gilberto Braga, que a consagrou ainda muito jovem em Dancin’ Days e que também é responsável pelo texto de orelha da obra lançada pela Geração Editorial.

Bem-sucedida profissionalmente, com uma legião de admiradores pelo País e dona de uma família aparentemente feliz, na última página do livro, Gloria Pires dá uma dica do que pode ter sido a receita de seu sucesso: “Aprendi com meu pai a não precisar levantar o queixo para ser respeitada”.

Lançamento: 40 Anos de Glória
Autores: Eduardo Nassife e Fábio Fabrício Fabretti
Data: Terça-feira (13), às 19 horas
Local: Saraiva Megastore do Flamboyant Shopping Center. 3º piso. Av. Jamel Cecílio, nº 3546-2000, Jardim Goiás

Fonte de pesquisas:
Foto: Biografia 40 anos de Gloria
Goiasnet (Link original, aqui)

Comentários